Olá companheiro de fórum!

- queira, por favor, ler os regulamentos e postar de acôrdo com eles.

- observe que existem diversas seções e coloque sua questão no local correto.

- abra um tópico para cada questão - uma questão por tópico

Seja bem vindo!

A história nos ensina que ela não nos ensina

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A história nos ensina que ela não nos ensina

Mensagem por EstudandoProITA em Qua Nov 23 2016, 20:39

"A história nos ensina que ela não nos ensina nada."
O que vocês entendem desta frase?
Eu entendi que os homens são seres descartáveis no processo histórico, tendo a ilusão que fazem a história, fazendo na história os objetivos do espírito racional.
Essa frase de Hegel, e como muitas dele, são difíceis de analisar.
Fora que quando lançou um de seus livros em alemão, os intelectuais alemães tiverem que recorrer a versão traduzida do francês para tentarem entender o livro. Shocked

EstudandoProITA
Padawan
Padawan

Re: A história nos ensina que ela não nos ensina

Mensagem por Forken em Dom Nov 27 2016, 00:50

Pra analisarmos isto precisamos primeiramente entender o que é história.
Segundo o dicionário HOUAISS 3ª edição 2009. 1 conjunto de conhecimentos relativos ao passado da humanidade, segundo o lugar, a época, e o ponto de vista escolhido. 2 tratado ou resumo desses conhecimentos. 3 ciência que estuda eventos passados com referência a um povo, país, período ou indivíduo específico.

Observe que a história a qual ele se refere não deve ser fictícia e sim com relação a humanidade, os seres humanos são muitos imprevisíveis e em todo e quaisquer sistemas sejam eles político(não me refiro ao partidário), econômico, social, trabalhista, sempre teve seus altos e baixos e boa parte deles houveram mudanças. Um exemplo disto é o seguinte, antigamente o que a maioria pensava ser errado, hoje as pessoas julgam serem corretas e vice-versa, não carece de exemplos por quê não precisamos ir longe, é só você escutar as opiniões de pessoas mais velhas. Você acha mesmo que futuramente não vão refutar o que a maioria julgam ser o "correto" hoje? Quem faz a história somos nós, e a história muda muito pq somos inconstantes. Veja... Alguns países se matar é tido como um ato heroico, mulheres mostrarem a ponta do pé é correto estuprar e ela ainda é a culpada disto...

A pergunta que não quer calar, você consegue tirar alguma conclusão disto?

Eu não sei você, posso tentar, mas não sei se consigo ir muito longe.

Forken
Padawan
Padawan

Mensagem por José Ricardo dos Santos em Qua Dez 07 2016, 20:37

Forken escreveu:Pra analisarmos isto precisamos primeiramente entender o que é história.
Segundo o dicionário HOUAISS 3ª edição 2009. 1 conjunto de conhecimentos relativos ao passado da humanidade, segundo o lugar, a época, e o ponto de vista escolhido. 2 tratado ou resumo desses conhecimentos. 3 ciência que estuda eventos passados com referência a um povo, país, período ou indivíduo específico.

Observe que a história a qual ele se refere não deve ser fictícia e sim com relação a humanidade, os seres humanos são muitos imprevisíveis e em todo e quaisquer sistemas sejam eles político(não me refiro ao partidário), econômico, social, trabalhista, sempre teve seus altos e baixos e boa parte deles houveram mudanças. Um exemplo disto é o seguinte, antigamente o que a maioria pensava ser errado, hoje as pessoas julgam serem corretas e vice-versa, não carece de exemplos por quê não precisamos ir longe, é só você escutar as opiniões de pessoas mais velhas. Você acha mesmo que futuramente não vão refutar o que a maioria julgam ser o "correto" hoje? Quem faz a história somos nós, e a história muda muito pq somos inconstantes. Veja... Alguns países se matar é tido como um ato heroico, mulheres mostrarem a ponta do pé é correto estuprar e ela ainda é a culpada disto...

A pergunta que não quer calar, você consegue tirar alguma conclusão disto?

Eu não sei você, posso tentar, mas não sei se consigo ir muito longe.
cheers cheers cheers
Gostei muito da sua interpretação e reflexão.

José Ricardo dos Santos
Estrela Dourada
Estrela Dourada

https://plus.google.com/u/0/110157202619661128403/about/p/pub

Mensagem por Forken Ontem à(s) 03:29

Obrigado! José Ricardo!

Forken
Padawan
Padawan

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares