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Tema info-enem: Zica, dengue e chikungunya.

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Mensagem por mari Sáb 03 Set 2016, 12:59

O aedes aegypti é conhecido no Brasil desde os tempos de colônia, quando chegou nos depósitos de água das embarcações dos navios negreiros. Hoje causa temor por fazer milhares de vítimas , não unicamente da Dengue, mas como também do Zica e Chikungunya. Nesse sentido, dois aspectos fazem-se relevantes: a falta de comprometimento da população e a falta de rigor do governo.

É sabido, por meio de inúmeras campanhas governamentais, seja pela mídia, jornais e ações públicas, o modo de combate ao vetor, que vem fazendo milhares de vítimas no Brasil. Com muitos sintomas semelhantes,  estes três vírus, causam patologias que dificultam o diagnóstico médico e a prescrição do tratamento, que vão desde dor local muscular a febre intensa.

De acordo com a Constituição brasileira, todo cidadão tem direitos básicos, como saneamento, saúde, moradia e educação, mas que não são realizados com austeridade pelo governo brasileiro. A falha no SUS (Sistema Único de Saúde) que não é capaz de tratar as numerosas vítimas, a falta de infraestrutura, de recursos necessários como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, outrossim cuidados emocionais e psicológicos, particularmente as mães que têm seus filhos com microcefalia, que até então tem como causa o zica vírus. Não obstante, é inexcusável a culpa em parcela da população, que não autorizam a entrada de fiscais nas residências e não cooperam com as medidas profiláticas que são demasiadamente disseminadas.

Diante dos argumentos referidos, faz-se necessário o endurecimento das penas, como a criação de multas severas pelo Poder Legislativo, o aprimoramento de políticas públicas de saúde, educação e saneamento básico. Ademais, aumentar o fomento as pesquisas científicas, somando-se ao fundamental comprometimento dos cidadãos em extinguir os criadouros.

mapll.




Peço ajuda na correção do meu texto:

→ domínio da norma culta;
→ distanciamento do senso comum;
→ desenvolvimento de ideias;
→ organizar, interpretar, opinar, argumentar em defesa do ponto de vista;
→ coesão textual;
→ proposta de intervenção.

ou outros pontos que se julgarem necessários.

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Mensagem por mari Seg 05 Set 2016, 11:05

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Mensagem por mari Ter 06 Set 2016, 14:49

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Mensagem por Hayzel Sh Ter 06 Set 2016, 22:08

O aedes aegypti é conhecido no Brasil desde os tempos de colônia, quando chegou nos depósitos de água das embarcações dos navios negreiros. Hoje causa temor por fazer milhares de vítimas, não unicamente da Dengue, mas como também do Zica e Chikungunya. Nesse sentido, dois aspectos fazem-se relevantes[1]: a falta de comprometimento da população¹ e a falta de rigor do governo². [tese - ¹ e ²]

É sabido, por meio de inúmeras campanhas governamentais, seja pela mídia, jornais e ações públicas, o modo de combate ao vetor, que vem fazendo milhares de vítimas no Brasil. Com muitos sintomas semelhantes, estes esses[1] três vírus,[2] causam patologias que dificultam o diagnóstico médico e a prescrição do tratamento, que as quais[3] vão desde dor local muscular a febre intensa. [crie um período aqui com teor argumentativo]. [crie outro período aqui de fechamento do parágrafo argumentativo]. [2]

[coloque aqui um conectivo para estabelecer relação lógica entre este parágrafo e o anterior][2]De acordo com a Constituição brasileira, todo cidadão tem direitos básicos, como saneamento, saúde, moradia e educação, mas que não são realizados resguardados[4] com austeridade pelo governo brasileiro. A falha no SUS (Sistema Único de Saúde),[5] que não é capaz de tratar as numerosas vítimas,a falta de infraestrutura, de recursos necessários, como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, outrossim cuidados emocionais e psicológicos, particularmente as para com[6] mães que têm seus filhos com microcefalia, que até então tem como causa o zica vírus. Não obstante, é inexcusável a culpa em de[7] parcela da população, que não autorizam autoriza[8] a entrada de fiscais nas residências e não cooperam com as medidas profiláticas, embora elas sejam demasiadamente disseminadas. que são demasiadamente disseminadas.[9] [crie mais um período de fechamento de parágrafo argumentativo]. [3]

Diante dos argumentos referidos, faz-se necessário o endurecimento das penas, como a criação de multas severas pelo Poder Legislativo, o aprimoramento de políticas públicas de saúde, educação e saneamento básico [como deve se dar esse aprimoramento, e quem o realizará?]. Ademais, aumentar o fomento as às[10] pesquisas científicas [quem vai aumentar o fomento, e por que meios?], somando-se ao fundamental comprometimento dos cidadãos em extinguir os criadouros [como e de que maneira os cidadãos fariam isso?].


NOTA: 640/1000
Competência I (norma): 120/200
Competência II (tema): 160/200 [1] *
Competência III (argumentos): 120/200 *
Competência IV (coesão): 120/200 [1]
Competência V (solução): 120/200 [1]

[1]Nesse caso, o correto é utilizar pronome anafórico, e não catafórico.
[2]Erro grave. Não separe sujeito de predicado com vírgula.
[3]Substituí que por as quais para evitar ambiguidade. Você queria retomar patologias, apenas, e a utilização de que, nesse caso, pode dar a entender que você esteja querendo retomar, por exemplo, diagnóstico médico e a prescrição do tratamento.
[4]Realizar direitos? Resguardar (ou garantir) direitos soa melhor.

[5]Esqueceu de colocar uma vírgula, pois tu quis criar uma oração subordinada adjetiva explicativa: "que não é capaz de tratar as numerosas vítimas".
[6]Erro grave. A frase estava fragmentada.

[7]Culpa da população, e não culpa na população.
[8]Tu fez uma silepse de número, cometendo, assim, um erro de concordância verbal. O verbo autorizar deve estar no singular para concordar devidamente com parcela da população.
[9]Melhorei a frase pra deixar mais clara a relação de sentido que tu quis dar.
[10]Ausência de crase.

[1]Dentre outras coisas, avalia-se nesta competência o distanciamento do senso comum. Você conseguiu fazer isso, mas os argumentos não ficaram bem desenvolvidos, sobretudo o do segundo parágrafo da sua redação. Além disso, você não fez um modelo de dissertação clássico; não definiu bem os tópicos frasais e fechamentos dos parágrafos argumentativos, como eu discuto a seguir:
[2]Criando esses períodos, seus parágrafos ficam com estrutura de mini-redação, o que dificulta o corretor de tirar nota tua na competência II (tema).
[3]Mesma coisa que [2].
*Ademais, você não tira a nota máxima nessa competência (III) porque não trouxe bagagem cultural suficiente. Abra a redação com uma referência cultural que tenha a ver com o tema em questão. Vou dar uma sugestão quando logo abaixo quando eu for comentar a competência III.

[1]Pouca precisão vocabular; perde nota em temaFalta de comprometimento e falta de rigor não são coisas relevantes, mas sim problemas que precisam ser solucionados, atacados. Dessa forma, eu consertaria seu período de tese para algo como: Nesse sentido, dois aspectos fazem-se relevantes precisam ser combatidos: a falta de comprometimento da população e a falta de rigor do governo.
[2]Falta de progressão temática; difícil visualização do projeto de texto. Isso se dá, em partes, pela ausência de conectivo. Para consertar isso, discuta muito bem ¹ no primeiro parágrafo argumentativo (segundo parágrafo da redação) e ² no segundo parágrafo argumentativo (terceiro parágrafo da redação), acrescentando, é claro, conectivo. Sugiro isso porque deu a entender que tu faria exatamente este projeto de texto, pela análise da tua tese (¹ e ²), mas não o fez.
*Para ganhar mais pontos nesta e na última competência, eu usaria, por exemplo, a ideia de Uso Público da Razão, do filósofo Immanuel Kant, a qual baseia-se no uso da razão para tomar decisões que sejam boas universalmente, socialmente, e não apenas individualmente. Se as pessoas fizessem uso público da razão, não seriam negligentes quando à questão da dengue e etc. Dá pra usar essa ideia tanto para abrir a redação, quanto no meio dos parágrafos argumentativos (não nos dois simultaneamente).

[1]Conserte possíveis frases fragmentadas, pois elas prejudicam a coesão. Além disso, melhore a coesão externa, seguindo as dicas em [2].

[1]Responda às perguntas em verde, entre colchetes. Lembre-se também de sempre resolver absolutamente todos os problemas propostos por você durante o desenvolvimento do texto, respondendo a tríade o quê?, como?, quem?, sempre. Não crie soluções para problemas que não foram discutidos.
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Mensagem por mari Qua 07 Set 2016, 11:21

Muito obrigada Hayzels!! Vou refazer!

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Mensagem por mari Qua 07 Set 2016, 19:38

mapll- reescrita escreveu:O aedes aegypti é conhecido no Brasil desde os tempos de colônia, quando chegou junto aos depósitos de água das embarcações dos Navios Negreiros. Hoje causa temor por fazer milhares de vítimas, não unicamente da Dengue, como também do Zica e Chicungunya. Nesse sentido, dois aspectos precisam ser combatidos: a falta de comprometimento da população e a falta de rigor do governo.

Os indivíduos devem agir conjuntamente com os demais orgãos governamentais para que suas ações sejam convenientes a todos. Podemos atribuir esse pensamento ao filósofo e iluminista alemão Immanuel Kant, que defendia a ideia do "Uso público da razão", ou seja, tomar decisões que sejam consideradas plausíveis por toda a população, de modo que não prevaleça o pensamento individual. Com isso poderíamos evitar a negligencia dos cidadãos quanto a questão do aedes aegypti.

Por conseguinte, de acordo com a Constituição Brasileira, todo cidadão tem direitos básicos, como saneamento, saúde, moradia e educação, mas que não são resguardados com austeridade pelo governo. A falha do SUS (Sistema Único de Saúde), que não é capaz de tratar as numerosas vítimas, a falta de infraestrutura, de recursos necessários, como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, outrossim cuidados emocionais e psicológicos, particularmente para com as mães que tem seus filhos com microcefalia, que até então tem como causa o Zica vírus. Não obstante é inexcusável a culpa de parcela da população, que não autoriza a entrada de fiscais nas residências e não coperam  com a profilaxia, que tem como enfoque combater o acúmulo de água parada, por exemplo, em pratinhos de plantas, onde é necessário colocar areia.

Diante dos argumentos referidos, faz-se necessário o endurecimento das penas, como a criação de multas severas pelo Poder Legislativo, o aprimoramento de políticas públicas de saúde, educação e saneamento básico, que devem ser executados pelo poder público de cada município, por meio de investimentos em  fiscais de saúde, médicos, professores capacitados e planejamento para o tratamento de água e esgoto. Ademais aumentar o fomento às pesquisas científicas, por exemplo, pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP), somando-se ao fundamental comprometimento da população em extinguir os criadouros seguindo rigorosamente as informações da cartilha da Secretária do Estado de Saúde, que são amplamente distribuídas.





Fiz alguns ajustes e mudei radicalmente o 2º parágrafo, com razão, estava muito pobre.
Agradeço tua correção anterior, me ajudou a ver com olhos críticos. 
Agradeço também quem puder ajudar nesta reescrita.

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Mensagem por mari Sex 09 Set 2016, 14:55

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Mensagem por Diego A Sex 09 Set 2016, 17:36

mapll escreveu:O aedes aegypti é conhecido no Brasil desde os tempos de colônia, quando chegou junto aos depósitos de água das embarcações dos Navios Negreiros. Hoje causa temor por fazer milhares de vítimas, não unicamente da Dengue, como também do Zica e Chicungunya. Nesse sentido, dois aspectos precisam ser combatidos: a falta de comprometimento da população e a falta de rigor do governo.

Os indivíduos devem agir conjuntamente com os demais orgãos governamentais para que suas ações sejam convenientes a todos. Podemos atribuir esse pensamento ao filósofo e iluminista alemão Immanuel Kant, que defendia a ideia do "Uso público da razão", ou seja, tomar decisões que sejam consideradas plausíveis por toda a população, de modo que não prevaleça o pensamento individual. Com isso poderíamos evitar a negligencia dos cidadãos quanto a questão do aedes aegypti. [1]

Por conseguinte, de acordo com a Constituição Brasileira, todo cidadão tem direitos básicos, como saneamento, saúde, moradia e educação, mas que não são resguardados com austeridade pelo governo. A falha [2] do SUS (Sistema Único de Saúde), que não é capaz de tratar as numerosas vítimas, a falta de infraestrutura, de recursos necessários, como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, outrossim cuidados emocionais e psicológicos, particularmente[,] para com as mães que tem seus filhos com microcefalia, que até então tem como causa o Zica vírus. Não obstante[,] é inexcusável a culpa de parcela da população, que não autoriza a entrada de fiscais nas residências e não coperam com a profilaxia, que tem como enfoque combater o acúmulo de água parada, por exemplo, em pratinhos de plantas, onde é necessário colocar areia. [3]

Diante dos argumentos referidos, faz-se necessário o endurecimento das penas, como a criação de multas severas pelo Poder Legislativo, o aprimoramento de políticas públicas de saúde, educação e saneamento básico, que devem ser executados pelo poder público de cada município, por meio de investimentos em fiscais de saúde, médicos, professores capacitados e planejamento para o tratamento de água e esgoto. Ademais aumentar o fomento às pesquisas científicas, por exemplo, pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP), somando-se [Soma-se a isso] ao fundamental comprometimento da população em extinguir os criadouros seguindo rigorosamente as informações da cartilha da Secretária do Estado de Saúde, que são amplamente distribuídas.

__________________________
[1] Por mais que este parágrafo não atrapalhe no entendimento do texto, um bom corretor poderia descontar nota. Veja só, sua introdução fala da falta de comprometimento da população daí você segue para este parágrafo, mas aqui não tem um contexto, não temos uma confirmação que os cidadãos são negligentes, o problema seria com água parada, ou seja, quais foram as causas dos surtos de dengue e zica dos últimos anos? Pouco desses problemas aparecem no 2º parágrafo do desenvolvimento, tente resgatá-los.
[2] "falta de recursos", assim você dá nome a essa falha e liga diretamente ao governo.
[3] O último período quebra a gradação argumentativa do seu texto, tente reestrutura-lo em parágrafo único ou junto com o 1º parágrafo de desenvolvimento como dito no item [1], ou como 3º do desenvolvimento

Seu texto tem muito pra oferecer, eu sugeriria até que você tratasse de algumas soluções enquanto desenvolve os parágrafos também. Veja esse exemplo do Guia do Enem. 
link: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2013/guia_de_redacao_enem_2013.pdf
Autor: CAROLINE LOPES DOS SANTOS

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

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Mensagem por Diego A Sex 09 Set 2016, 17:43

Tema: 160 pts
Sobre o critério: Desenvolve bem o tema a partir de argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.

Argumentação: 120 pts
Sobre o critério: Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém pouco organizados e relacionados de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista.

Coesão: 120 pts
Sobre o critério: Articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos.

Conclusão/Solução: 160 pts
Sobre o critério: Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida no texto.

Norma: 120 pts
Sobre o critério: Demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Pontuação de 1000 pontos possíveis680

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

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Mensagem por mari Sex 09 Set 2016, 21:25

Certo Smile Obrigada pelos apontamentos, Diego!

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