PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

História do Pir2

+10
Thálisson C
ReplayBr
PedroX
velloso
Adam Zunoeta
Matheus Basílio
Viniciuscoelho
luiseduardo
Euclides
JoaoGabriel
14 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

História do Pir2 Empty História do Pir2

Mensagem por JoaoGabriel Sáb 05 Mar 2011, 15:15

Mestre Euclides,
quando e por que teve a inspiração de criar o fórum? E quem foram os primeiros a contribuir com o Pir2?
JoaoGabriel
JoaoGabriel
Monitor
Monitor

Mensagens : 2344
Data de inscrição : 30/09/2010
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

História do Pir2 Empty Re: História do Pir2

Mensagem por Euclides Sáb 05 Mar 2011, 17:00

Sabe, João Gabriel,

o PiR2 ainda é hoje um dos menores fóruns do gênero na internet com menos de 700 membros registrados. Ainda assim, na minha opinião é o melhor de todos e tem um bonito movimento de membros que formam uma comunidade com laços de amizade e cavalheirismo, muito interativos que tornam muito agradável o ambiente de nossa pequena, mas de alto nível, comunidade virtual.

De vez em quando fico relembrando a maneira como ele surgiu:

Frequento fóruns de matemática há mais de 10 anos. Durante muito tempo fui monitor no fórum Brasil Escola e frequentava também o SóMatemática. Em fins de junho de 2009 esses dois fóruns sofreram danos na sua base de dados e saíram do ar.

Meio decepcionado com isso, na noite de 7 de julho de 2009 eu procurava no Google algum fórum novo de que pudesse participar. Acidentalmente topei com o site do Forumeiros que anunciava a possibilidade de criar um fórum gratuitamente.

Até então isso nem tinha me passado pela cabeça e eu nem fazia idéia de como funcionava, mas, movido pela curiosidade e pela monotonia de uma noite sem fóruns, resolvi experimentar as ferramentas do provedor para ver como era afinal de contas. Montei um fórum ainda com uma aparência muito tôsca, mesmo porque eu não fazia idéia alguma sobre a linguagem HTML, muito importante para configurações em geral. Uma vez pronto esse protótipo coloquei-o no ar apenas para ver como ficava. Não imaginava que pudesse atrair pessoas interessadas, até porque todos os outros fóruns são empresas profissionais montados e mantidos por equipes de pessoas muito habilitadas e com finalidades comerciais.

O PiR2 nasceu de uma única pessoa, a partir de um notebook na sala de minha casa, sem despesas de criação e sem finalidades comerciais.

Para minha absoluta surpresa, alguma horas depois havia um primeiro membro registrado (além do Adm e de mim que somos a mesma pessoa). Era o Jeffson Souza, membro número 1, primeiro moderador e que se tornou naquelas primeiras horas um grande amigo e incentivador. Devo mesmo muito ao incentivo do Jeff nas nossas conversas pelo chat naqueles primeiros dias. Logo em seguida chegou o querido José Carlos e dele vieram igualmente muitos incentivos. Ficamos muitas horas, os tres, no chat nos esforçando por promover o fórum ainda vazio.

Na verdade, O Jeffson, o José Carlos e o luiseduardo registraram-se no mesmo dia, 8 de julho de 2009. O luiseduardo, rapaz de grande valor, foi também uma soma importante no nosso pequeno grupo.

Em seguida vieram o Ivomilton, o Aldrin, o Paulo Testoni e o Elcioschin, cujas colaborações brilhantes foram decisivas.

Esforcei-me por aprender alguma coisa de HTML para dar uma aparência mais profissional, criar páginas com outros recursos e acessórios, o LAteX, etc.

O que mais me estimulou e estimula diariamente é a maravilhosa companhia de gente de primeira linha que vem se juntando a nós, gente estudiosa, dedicada, valorosa, de comportamento cavalheiresco, interativa e cooperativa. Pessoas que criaram um ambiente efervescente de amizade, ajuda e bom companheirismo. Gente que está nos quatro cantos do país e se reúne na nossa praça pública virtual.

Os muitos depoimentos pessoais que tenho recebido por MP e no próprio fórum, depoimentos que relatam o sucesso de muitos dos nossos membros os quais reputam uma parcela desse sucesso ao nosso fórum mostram-me que talvez a mão de um Anjo tenha me guiado naquela noite de há quase dois anos atrás.

Foi assim.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

felipeomestre123, kimpetras20, mirovesaram e 01367856 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

História do Pir2 Empty Re: História do Pir2

Mensagem por luiseduardo Sáb 05 Mar 2011, 17:32

Muito bom, Euclides. Sei que trata-se da história do Pir2, mas também gostaria de expôr algumas palavras:

Eu já frequentava fóruns desde o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] na época tinha em torno dos 11 e 12 anos. Foi por coincidência que conheci o SóMatemática, estava postando uma dúvida e pouco tempo depois tinha resposta. Eu achei massa, postava questões que tinha dificuldade e resolviam, era incrível. Com o passar no tempo, acabei sendo um usuário que entrava diariamente. Assim, depois de um tempo, percebi que o sómatemática tinha certos problemas, pois tinha alguns dias que ele ficava off e outros que voltava. Num dia de semana nas minhas férias, estava navegando no sómatemática quando vi um usuário chamado "Euclides" convidando os membros a participar desse novo fórum. Quando me inscrevi acredito que fui o usuário número 12.

Para dizer a verdade, não acreditava que o Pir2 fosse aguentar muito tempo. Eu já tinha procurado muitos fóruns de Física, mas nenhum prestava, então, por que o pir2 iria prestar ? Foi o que pensei num primeiro momento. Nisso, passei bastante tempo sem entrar no fórum, foi então que na oitava ou nona série se não me engano que tive dificuldade em algumas questões de vetores, para ser mais detalhado na decomposição de vetores. Eu simplesmente não entendia, não sabia resolver. Assim, recorri a esse fórum e a um outro que postei a mesma questão. Sem dúvida nenhuma a resposta no pir2 foi mais rápida e completa.

A partir daí, comecei a postar muitas questões e tive a mesma sensação como nos primeiros dias do SóMatemática. Depois, o sómatemática teve uns problemas e passou dias fora do ar. Então, surgiu o SóEnsino, mesma coisa sendo que tinha mais matérias e o layout era diferente. Para dizer a verdade, achei um retrocesso, e atualmente não sou um grande fã.

A partir daí passei a frequentar mais o Pir2, até que a pouco tempo virei moderador. Gosto muito desse fórum e me ajudou bastante no colégio. Hoje, entro diariamente no Pir2, pois além de poder ajudar ao próximo, também estou me ajudando.

Parabéns pelo esforço Euclides e a todos os outros membros e moderadores que ajudam nesse fórum.
luiseduardo
luiseduardo
Membro de Honra
 Membro de Honra

Mensagens : 2530
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 29
Localização : Fortaleza-CE

https://www.lcm.com.br/site/#/livros/detalhesLivro/simetria-de-c

mirovesaram gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

História do Pir2 Empty Re: História do Pir2

Mensagem por Viniciuscoelho Sáb 05 Mar 2011, 17:42

Esse tópico está muito bonito, quando os demais membros, se quiserem, opinarem sobre a historia e sua partipação do Pir2, e como isso influenciou/ia em suas vidas; seria interessante colocá-lo como obra-prima. O objeto construído e que se constrói, continuamente.

Abraços


Viniciuscoelho
Fera
Fera

Mensagens : 644
Data de inscrição : 25/12/2009
Idade : 35
Localização : Salvador

Ir para o topo Ir para baixo

História do Pir2 Empty Re: História do Pir2

Mensagem por JoaoGabriel Dom 06 Mar 2011, 08:40

Então, eu não tenho muita coisa para contar, afinal me inscrevi em setembro de 2010. Mas é incrível como as coisas acontecem.
Até mais ou menos agosto de 2010, eu era aquele aluno comum sabe, eu estudava um ou dois dias antes da prova, tirava boas notas e na hora que entregava a prova nem lembrava mais do que se tratava rsrsrs. Também não sabia o que eu iria querer da vida, como muitos.
Até que um dia, minha ex professora de física I (mecânica) passou para nós uma lista de exercícios sobre leis de newton, forças de atrito, polias e roldanas e etc. Eu fui tentar resolver, mas não saí nem da 1. E detalhe: ela entregou a folha na sexta e a prova era segunda feira; se eu me desse mal na folha eu iria me dar pior ainda na prova. Eu então comecei a procurar no google chats de matemática, algo que eu pudesse interagir e ser ajudado (eu nunca havia participado de nenhum fórum além daqueles de clãs de jogos online). Eu estava quase desistindo quando eu fiz minha última tentativa : digitei chat ajuda matemática. Para minha surpresa, este chat existia! Eu entrei nele e lá havia 3 pessoas online, discutindo. Fui quando eu conheci o amigo DouglasM (ele participa do Pir2 também), que resolveu para mim a tal questão da folha. E esse chat era de um fórum de mesmo nome, que eu passei a participar. Foi o DouglasM que me apresentou ao mundo ITA (nunca havia ouvido falar antes), e me deu a inspiração de me dedicar. Certa vez fui postar uma questão no fórum ajuda matemática, quando eu vi na assinatura de um cidadão de nome Marcampucio (era algo assim) o seguinte: fórum de física e matemática : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Eu abri, me inscrevi, e não saí mais hehe
Eu tenho só a agradecer a este fórum, pois a cada questão resolvida por vocês cresce minha motivação para estudar e ser como vocês em um futuro (espero eu) próximo.

Abração a todos

JoãoGabriel
JoaoGabriel
JoaoGabriel
Monitor
Monitor

Mensagens : 2344
Data de inscrição : 30/09/2010
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

História do Pir2 Empty Re: História do Pir2

Mensagem por Matheus Basílio Sex 08 Jul 2011, 00:56

Eu também não tenho muito a contar...

Bom, eu entrei no fórum quando estava tentando aprender "equações diofantinas lineares". Procurando no Google, encontrei no fórum uns 2 exercícios resolvidos e me interessei, me cadastrei e mandei logo uma pergunta. Tive muitas respostas à minha pergunta, e assim, achei o fórum muito atrativo. No entanto, foi só aquela pergunta e me desliguei do fórum. Aproximadamente um mês depois, meu professor de física solicitou que resolvêssemos uma lista sobre força centrípeta e plano inclinado. No meio da lista, tinha uma questão, que eu achava impossível, na verdade eu até havia conseguido responder, mas não batia de forma alguma com o gabarito. Então, lembrei desde "velho fórum", e coloquei aqui a pergunta. O link é este:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Eu me lembro que na época, eu havia acabado de mudar de casa, e ainda não tinha conexão à internet, assim fui à "lan house" para postar minha dúvida. Postei minha questão e tinha só mais 17 minutos de acesso, e acabei postando isso: "Por favor pessoal, estou na lanhouse e tenho apenas 17 minutos". Aí, de cara vem a resposta do Euclides:
Euclides em Seg Nov 29 2010, 14:59

1) não está sendo possível acessar o seu link

2) 17 minutos é muito pouco

3) volte mais tarde

E uma pior ainda do JoaoGabriel:

JoaoGabriel em Seg Nov 29 2010, 15:56

Folgado esse cidadão hein kkk

Ai eu pensei: "Caramba, o que eu tô fazendo aqui? Lugar de gente mal-educada!"

kkkkkkkkkk

E o que eu até hoje não entendo, é que na época eu não tinha nem ideia da parte de Energia, a gente nunca tinha estudado isso, eu nem sabia que isso existia, pensava que era pra resolver só usando força centrípeta. Eu queria resolver assim:
P - fat = m.a
Lembro até hoje, e lembro até que dessa forma o resultado era 26N kkkkkkkkkk (fico indignado de ter saído do 1° ano sem aprender Energia, impulso, quantidade de movimento, gravitação universal, estática e hidrostática, ainda bem que "tirei o atraso" depois).

Daí eu pensei: "Caramba, eu não sou folgado e nem não "burro" assim. Vou mostrar pra esse JoaoGabriel quem é o folgado" :evil:.

Aí decidi começar a tentar ajudar os outros.

Na primeira pergunta que eu tento responder, o luiseduardo me diz isso:

luiseduardo em Ter Jan 04 2011, 14:34

Atenção: Antes de falar que alguém errou certifique se também não cometeu nenhum erro !

Sua resolução não está coerente, pois a resposta 1,25 seria se a altura fosse 20 m e no caso é 16 m.

Essa questão é muito parecida com outra que já caiu no ITA, mas não são iguais !

É que eu tinha confundido essa questão com uma que estava no meu livro, e no meu livro dava 20m, mas na verdade eram 16m.

Aí, novamente eu pensei: "Que lugar de gente arrogante, que que eu tô fazendo aqui até hoje?"

Mas resolvi continuar no fórum. No começo eu tinha medo do JoaoGabriel, do luiseduardo e do Euclides, mas com o tempo fui percebendo que são pessoas muito legais, e admiro bastante o Euclides, é um "cara" realmente muito culto e inteligente.

E é isso, até hoje estou aqui! É um fórum sensacional e tenho certeza que daqui sairão alguns iteanos, outros imeanos, outros afaanos, outros navaanos, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Mas brincadeiras à parte, estou certo que muitos aqui têm um futuro magnífico pela frente.
Matheus Basílio
Matheus Basílio
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 344
Data de inscrição : 22/10/2010
Idade : 28
Localização : Palmas, Tocantins

Ir para o topo Ir para baixo

História do Pir2 Empty Re: História do Pir2

Mensagem por Adam Zunoeta Sex 08 Jul 2011, 01:13

LOL, eu lembro desse post rsrsr

"navaanos" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

lol!

Adam Zunoeta
Adam Zunoeta
Monitor
Monitor

Mensagens : 4223
Data de inscrição : 25/08/2010
Idade : 34
Localização : Cuiabá

Ir para o topo Ir para baixo

História do Pir2 Empty Re: História do Pir2

Mensagem por velloso Sex 08 Jul 2011, 10:57

Matheus Basílio escreveu:

E uma pior ainda do JoaoGabriel:

JoaoGabriel em Seg Nov 29 2010, 15:56

Folgado esse cidadão hein kkk

Ai eu pensei: "Caramba, o que eu tô fazendo aqui? Lugar de gente mal-educada!"

kkkkkkkkkk


AIUOHAIUOIHAIUHAOIUAHOAIU

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

velloso
velloso
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1142
Data de inscrição : 07/04/2010
Idade : 33
Localização : Belém - Pará

Ir para o topo Ir para baixo

História do Pir2 Empty Re: História do Pir2

Mensagem por JoaoGabriel Dom 10 Jul 2011, 10:36

Ri alto algora _\|/_
JoaoGabriel
JoaoGabriel
Monitor
Monitor

Mensagens : 2344
Data de inscrição : 30/09/2010
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

História do Pir2 Empty Re: História do Pir2

Mensagem por JoaoGabriel Sex 22 Jul 2011, 17:58

lol! Quer se vingar de mim Matheus ? HAHAHAHAHA
JoaoGabriel
JoaoGabriel
Monitor
Monitor

Mensagens : 2344
Data de inscrição : 30/09/2010
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

História do Pir2 Empty Re: História do Pir2

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos