PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reservatório cilíndrico de uma caneta

Ir para baixo

Reservatório cilíndrico de uma caneta  Empty Reservatório cilíndrico de uma caneta

Mensagem por Convidado Ter 21 Jun 2016, 13:47

O reservatório cilíndrico de uma caneta esferográfica tem 4 mm de diâmetro e 10 cm de comprimento. Se você gasta 5Reservatório cilíndrico de uma caneta  9be4ba0bb8df3af72e90a0535fabcc17431e540amm³ de tinta por dia, a tinta de sua esferográfica durará:
a) 20 dias
b) 40 dias
c) 80 dias
d) 100 dias

Gabarito:

Gostaria que me mostrassem pelos dois caminhos, tanto pelo meio aritmético como pelo meio geométrico.
Um forte abraço.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Reservatório cilíndrico de uma caneta  Empty Re: Reservatório cilíndrico de uma caneta

Mensagem por Elcioschin Ter 21 Jun 2016, 22:17

Não existe método aritmético: é um problema de geometria

d = 4 mm ---> r = 2 mm
h = 10 cm ---> h = 100 mm

V = pi.r².h ---> Calcule v

n = V/5.pi ---> Calcule n
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71679
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Reservatório cilíndrico de uma caneta  Empty Re: Reservatório cilíndrico de uma caneta

Mensagem por Convidado Ter 28 Jun 2016, 11:34

Boa tarde mestre,
Acabei de fazer a questão e verifiquei que o gabarito está errado.
Dá 80 dias.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Reservatório cilíndrico de uma caneta  Empty Re: Reservatório cilíndrico de uma caneta

Mensagem por Convidado Ter 28 Jun 2016, 11:39

E olha que eu estava pensando que eu tinha digitado o gabarito errado.

P.S: Eu pensava que essa questão tinha outro meio aritmético, pois essa questão está justamente na minha apostila, na parte de aritmética, do curso Movame.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Reservatório cilíndrico de uma caneta  Empty Re: Reservatório cilíndrico de uma caneta

Mensagem por Elcioschin Ter 28 Jun 2016, 22:14

Esqueça a parte de aritmética. É uma questão de Geometria Espacial muito simples: basta saber a fórmula do volume de um cilindro: existe em qualquer livro/apostila/internet.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71679
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Reservatório cilíndrico de uma caneta  Empty Re: Reservatório cilíndrico de uma caneta

Mensagem por Convidado Qua 29 Jun 2016, 13:00

Sim mestre, o senhor tem razão, mas só que na apostila, ele não me deu a fórmula do volume do cilindro. É isso que eu quero dizer.


Última edição por José Ricardo dos Santos em Qui 30 Jun 2016, 13:05, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Reservatório cilíndrico de uma caneta  Empty Re: Reservatório cilíndrico de uma caneta

Mensagem por Elcioschin Qua 29 Jun 2016, 13:38

O enunciado de uma questão NÃO tem que te fornecer as fórmulas necessárias. Isto você aprendeu na teoria e tem obrigação de saber!
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71679
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Reservatório cilíndrico de uma caneta  Empty Re: Reservatório cilíndrico de uma caneta

Mensagem por Convidado Qui 30 Jun 2016, 13:06

Bem, eu me expressei mal, o que eu quis dizer na verdade, é que justamente isso não está na teoria.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Reservatório cilíndrico de uma caneta  Empty Re: Reservatório cilíndrico de uma caneta

Mensagem por Elcioschin Sex 01 Jul 2016, 11:41

É impossível não constar, na teoria sobre Geometria Espacial - Cilindros, as fórmulas sobre:

1) Volume do cilindro ---> V = pi.R².H
2) Área lateral do cilindro ---> Sl = 2.pi.R.H
3) Definição de cilindro equilátero ---> H = 2.R

Qualquer livro/apostila a respeito, por mais simples que seja tem isto. E na internet também tem.

E todo estudante que tenta resolver questões sobre cilindros, tem a obrigação de saber isto.

Não sei qual teoria você consultou, mas certamente não deve ter sido a teoria certa.

Veja o que eu copiei da Wikipédia:

Cilindro
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em Geometria, um cilindro é o objeto tridimensional gerado pela superfície de revolução de um retângulo em torno de um de seus lados. De maneira mais prática, o cilindro é um corpo alongado e de aspecto redondo, com o mesmo diâmetro ao longo de todo o comprimento.

Há também a possibilidade do cilindro circular ser chamado de cilindro equilátero. Tal denominação ocorre quando a sua altura, também chamada de geratriz, equivale ao diâmetro da base.

Área e volume

Se o cilindro tem um raio r e uma altura h concluímos que

O seu volume é : V = pi.r².h

A área da sua base é : AB = pi r²

Sua área lateral é : AL = 2.pi.r.h

E sua área total é : AT = 2AB + AL ---> AT = 2.pi.r² + 2.pi.r.h ---> AT = 2.pi.r.(r + h)

Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71679
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Reservatório cilíndrico de uma caneta  Empty Re: Reservatório cilíndrico de uma caneta

Mensagem por Convidado Sex 01 Jul 2016, 15:22

Então mestre... É uma questão de Geometria Espacial que estava na parte de aritmética, da apostila de Artimética, Álgebra e Geometria Plana do curso Movame, mas ele não dava a fórmul. Mas de qualquer forma, deixa pra lá, isso já passou.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Reservatório cilíndrico de uma caneta  Empty Re: Reservatório cilíndrico de uma caneta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos