PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Literatura-gêneros literários

3 participantes

Ir para baixo

Literatura-gêneros literários Empty Literatura-gêneros literários

Mensagem por EmilyLebrock Qui 9 Jun - 22:16

Com base no que foi estudado a respeito de gêneros literários, assinale a opção incorreta.
a) O gênero lírico apresenta os mesmos elementos textuais do narrativo, contudo, o que os diferencia é somente a forma de texto.
b) O gênero narrativo pode ser estruturado em forma de versos. Nesse caso, o texto passa a ser chamado épico.
c) O gênero narrativo é construído em prosa e apresenta um narrador. No dramático, por sua vez, não há presença de narrador, pois são as próprias falas das personagens que construirão as noções de espaço, de tempo e de desenvolvimento do fato apresentado.
d) O gênero narrativo apresenta elementos que são comuns ao gênero dramático, como espaço, tempo e personagens. Contudo, a fala, a reação das personagens e as indicações de espaço são estruturadas de forma diferente nos textos dramáticos.
e) Os gêneros lírico e épico apresentam estrutura em versos.

Acho que a resposta é a letra d, porém não tenho certeza.
Se estiver errada, por favor, poderia me explicar o por quê?
Agradeço desde já Very Happy

EmilyLebrock
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 127
Data de inscrição : 02/02/2016
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura-gêneros literários Empty Re: Literatura-gêneros literários

Mensagem por hugo araujo Qui 9 Jun - 22:42

a) O gênero lírico apresenta os mesmos elementos textuais do narrativo, contudo, o que os diferencia é somente a forma de texto.


Não, está errada essa afirmativa. 


O gênero lírico é mais poético, atemporal, subjetivo, conotativo, há uma predominância do eu poético, das intimidades do autor etc etc. Exemplos: soneto, elegia, ode e haikai.  


No gênero épico, predomina a narração, sequenciamento em início, meio e fim. Objetividade, a uma referência externa nos textos etc etc. Exemplos: epopeias, fábulas, crônicas, literatura de cordel, novela, romance e conto. 


Pode-se dizer que a única diferença entre gênero épico e dramático é a ausência de narradores no gênero dramático. Isso é perceptível nos Autos - encenações bíblicas, como O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura-gêneros literários Empty Re: Literatura-gêneros literários

Mensagem por Christian M. Martins Sex 10 Jun - 3:53

Concordo com sua resposta, Hugo; entretanto, noto um errinho no seu post.

Posso estar errado, mas você - assim como eu antigamente - parece apresentar um problema quando do distinguir gênero épico de narrativo, já que citou como exemplos de subgêneros do gênero épico o romance, os contos, as epopeias, etc.

Se for o caso, sugiro a leitura: http://www.normaculta.com.br/genero-epico-ou-narrativo/

Além de ser bem raro encontrar isso pela internet, é extremamente esclarecedora a diferenciação que o autor faz entre a divisão clássica dos gêneros e a divisão contemporânea. Tal confusão minha e sua soa, a mim, como resultado de um erro que diversos livros didáticos apresentam no lecionar dos gêneros textuais, já que põem o épico e o narrativo como sinônimos (o que, obviamente, não faz sentido, já que a correspondência entre a semântica do adjetivo "épico" e histórias fictícias envolvendo herois, vilões, etc. integra, até mesmo, o senso comum).
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura-gêneros literários Empty Re: Literatura-gêneros literários

Mensagem por hugo araujo Sex 10 Jun - 9:32

Verdade Christian, no material que eu estudei, fazia a divisão entre lírico, épico e dramático. Agora conheço a atualização dessa classificação. Obrigado.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura-gêneros literários Empty Re: Literatura-gêneros literários

Mensagem por EmilyLebrock Sex 10 Jun - 20:58

Obrigada a ambos!

EmilyLebrock
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 127
Data de inscrição : 02/02/2016
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura-gêneros literários Empty Re: Literatura-gêneros literários

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos