PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Efeito fotoelétrico

2 participantes

Ir para baixo

Efeito fotoelétrico Empty Efeito fotoelétrico

Mensagem por killerkill Seg 30 maio 2016, 08:19

Ok, não estou conseguindo entender o assunto já desde o princípio quando a ideia de que um elétron é ejetado da placa de metal ao ter luz de determinada frequencia sendo incidida sobre ela. Como assim um elétron vai sair pulando de uma placa de metal? Se eu colocar uma chapa de metal aqui em casa e colocar 1000W de uma luz de alta frequencia eu vou ver exatamente o que? Em eletrecidade a gente vê que é muito dificil(tem que se ter um potencial gigantesco) pra que eletrons começem a caminhar pelo ar(que não é um bom condutor). Alguém me explique por favor? obg galera

killerkill
Iniciante

Mensagens : 35
Data de inscrição : 03/09/2010
Idade : 32
Localização : Espírito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Efeito fotoelétrico Empty Re: Efeito fotoelétrico

Mensagem por DiegoAOliveira Ter 31 maio 2016, 15:30

A luz é composta de fótons, cada fóton tem energia E=hf e momentum linear, ou seja quanto se aplica uma luz num metal, os elétrons existentes na superfície do metal irão absorver esta energia, assim como uma bola de bilhar que possui energia cinética colide e transfere energia para outra inicialmente em repouso. Cada átomo tem uma energia mínima para ceder elétrons, a energia de ionização.
Efeito fotoelétrico Primeira-energia-de-ionizacao
Se vc fizer esta experiencia que propôs não se veria nada pois os elétrons iriam se repelir e colidir/interagir com as moléculas do ar. Para obter um fluxo ordenado de elétrons precisaria de um campo elétrico, dois eletrodos, um catodo onde se incide a luz e um ânodo ligado ao pólo positivo da bateria num tubo à vácuo, justamente para eliminar as colisões. Neste exemplo temos a experiência.
Efeito fotoelétrico Photoelectric_virginia
Esta simulação é excelente.
http://lpscience.fatcow.com/mgagnon/Photoelectric_Effect/photoelectriceffect1.htm
DiegoAOliveira
DiegoAOliveira
Iniciante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 29/04/2016
Idade : 36
Localização : São Paulo

http://efcompton.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos