PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cinquentenário do Tratado de Tordesilhas

2 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Cinquentenário do Tratado de Tordesilhas  Empty Cinquentenário do Tratado de Tordesilhas

Mensagem por Convidado Qui 03 Mar 2016, 04:46

Em 1994, comemorou-se o cinquentenário do Tratado de Tordesilhas. Sobre ele, podemos afirmar que:
a) preservou o Brasil das divisões que fragmentaram as possessões espanholas da América.
b) impediu, devido à sua  precisão,a tritos territoriais entre Espanha e Portugal em relação às terras descobertas.
c) mostrou os interesses e o desenvolvimento da expansão luso-espanhola e a transformação do Novo Mundo em um bloco ibérico.
d) no momento de sua assinatura, Portugal estava mais interessado na carreira das Índias, o que explica a pequena porção de terras que lhe na América.
e) representou uma precisa divisão das terras americanas, que os bandeirantes de São paulo sempre procuraram respeitar.

Minha resposta:

Não tenho gabarito dessas questões e das próximas que eu postarei, pois esta é de uma apostila de cursinho (da apostila do Tamandaré em parceria com o Curso Movame) aonde o(s) criador(es) da apostila não botou os gabaritos.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cinquentenário do Tratado de Tordesilhas  Empty Re: Cinquentenário do Tratado de Tordesilhas

Mensagem por gdo7701 Dom 06 Mar 2016, 15:50

Acredito que a resposta seja a letra C, pois na letra B diz que não se teve atritos territoriais entre Espanha e Portugal, o que houve sim.

gdo7701
Iniciante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 23/04/2014
Idade : 27
Localização : Chapecó, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cinquentenário do Tratado de Tordesilhas  Empty Re: Cinquentenário do Tratado de Tordesilhas

Mensagem por Convidado Dom 06 Mar 2016, 16:35

Concordo em gênero e número contigo, pois a Espanha também queria a parte dela, confesso que eu errei disso porque justamente eu tinha esquecido disso.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cinquentenário do Tratado de Tordesilhas  Empty Re: Cinquentenário do Tratado de Tordesilhas

Mensagem por gdo7701 Dom 06 Mar 2016, 16:37

José Ricardo dos Santos escreveu:Concordo em gênero e número contigo, pois a Espanha também queria a parte dela, confesso que eu errei disso porque justamente eu tinha esquecido disso.

Acontece! Precisando, estamos aí.

gdo7701
Iniciante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 23/04/2014
Idade : 27
Localização : Chapecó, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cinquentenário do Tratado de Tordesilhas  Empty Re: Cinquentenário do Tratado de Tordesilhas

Mensagem por Convidado Dom 06 Mar 2016, 16:39

Numa das questões que eu eu fiz, a resposta dela responde à essa pergunta, pois a Espanha, que era esperta, queria que Portugal tivesse terras há 370 léguas a oeste de Santo Antão no arquipélago de Cabo Verde. Dessa eu tinha me esquecido, muito obrigado por ter dado essa luz.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cinquentenário do Tratado de Tordesilhas  Empty Re: Cinquentenário do Tratado de Tordesilhas

Mensagem por Convidado Dom 06 Mar 2016, 16:42

Mas eu me pergunto, como Portugal sabia que aquela terra que a Espanha tinha demarcado não estava ali, e sim a terra que Portugal marcou. Então a dúvida perdura, como Portugal sabia que a Espanha tinha marcado um oceano e não uma terra para Portugal?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cinquentenário do Tratado de Tordesilhas  Empty Re: Cinquentenário do Tratado de Tordesilhas

Mensagem por gdo7701 Dom 06 Mar 2016, 16:51

José Ricardo dos Santos escreveu:Mas eu me pergunto, como Portugal sabia que aquela terra que a Espanha tinha demarcado não estava ali, e sim a terra que Portugal marcou. Então a dúvida perdura, como Portugal sabia que a Espanha tinha marcado um oceano e não uma terra para Portugal?

Antes do Cabral chegar ao Brasil, outros navegadores já tinham alcançado o atlântico sul (nosso litoral) e inclusive fizeram rascunhos de um primeiro mapa do litoral, esses navegadores eram Vencente Pinzón e Duarte Pacheco. Também existia uma lenda desde a idade média que falava sobre uma terra que continha árvores vermelhas, mas não me recordo o nome do livro que fala sobre, era algo como a lenda da terra de são brandão. Se um dia por ventura eu lembrar, lhe mando o nome do livro por mensagem.


Última edição por gdo7701 em Dom 06 Mar 2016, 17:16, editado 1 vez(es)

gdo7701
Iniciante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 23/04/2014
Idade : 27
Localização : Chapecó, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cinquentenário do Tratado de Tordesilhas  Empty Re: Cinquentenário do Tratado de Tordesilhas

Mensagem por Convidado Dom 06 Mar 2016, 17:09

Caramba GDO! Depois eu vou dar uma olhada nessa história. Se quiser me mandar o nome da lenda e o nome do livro, pode me mandar pelo privado e por esse tópico também, vai ser muito bom para as pessoas que gostam de história assim como eu e você. Mas eles chegaram pelo menos a pisar na nossa terra, esses navegadores espanhóis? Ou só ficaram no navio deles?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cinquentenário do Tratado de Tordesilhas  Empty Re: Cinquentenário do Tratado de Tordesilhas

Mensagem por gdo7701 Dom 06 Mar 2016, 17:15

José Ricardo dos Santos escreveu:Caramba GDO! Depois eu vou dar uma olhada nessa história. Se quiser me mandar o nome da lenda e o nome do livro, pode me mandar pelo privado e por esse tópico também, vai ser muito bom para as pessoas que gostam de história assim como eu e você. Mas eles chegaram pelo menos a pisar na nossa terra, esses navegadores espanhóis? Ou só ficaram no navio deles?

Não sei dizer com certeza, mas pelo que sei só passaram perto, didaticamente a gente vai sempre considerar Portugal e o Cabral como descobridores do Brasil, mas parece que até os Fenícios lá na antiguidade chegaram aqui perto. 

Encontrei algumas passagens na internet que corroboram o que eu disse:

Ilha de São Brandão:

Ps edit: encontrei mais um pouco sobre essas lendas: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lenda_das_Sete_Cidades

gdo7701
Iniciante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 23/04/2014
Idade : 27
Localização : Chapecó, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cinquentenário do Tratado de Tordesilhas  Empty Re: Cinquentenário do Tratado de Tordesilhas

Mensagem por Convidado Dom 06 Mar 2016, 17:26

Apesar de essa história ser legal, ela é um pouco complicada, do oeste foi para o sudoeste a suposta Ilha do Brasil. Nossa! Shocked

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cinquentenário do Tratado de Tordesilhas  Empty Re: Cinquentenário do Tratado de Tordesilhas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos