PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Transmissão de calor

2 participantes

Ir para baixo

 Transmissão de calor Empty Transmissão de calor

Mensagem por Albert Einstein. Qui 03 Dez 2015, 22:32

(Cefet-MG) Durante uma aula de Física, três alunas citam exemplos relacionados ao tema “transmissão de calor”, conforme transcrito abaixo:

“Garrafas térmicas são úteis para conservar bebidas quentes e frias. Essas garrafas são constituídas de uma ampola de vidro de paredes duplas, espelhadas interna e externamente. Entre as paredes de vidro, quase todo o ar é retirado. O espelhamento impede trocas de calor por radiação e o ar retirado entre as paredes impede trocas de calor por radiação e convecção.” (Júlia)

“Dificilmente conseguimos segurar o bulbo de uma lâmpada de filamento que está acesa. O aquecimento do bulbo se dá através da radiação que o filamento emite quando aquecido.” (Maíra)
“As estufas são utilizadas para cultivar certos tipos de plantas que necessitam de um ambiente mais aquecido para se desenvolverem. Geralmente, elas são construídas com uma cobertura de vidro e paredes de alvenaria. Esses materiais são escolhidos porque são maus condutores de calor. O vidro é transparente à luz visível e opaco à radiação infravermelha e, junto com a alvenaria, consegue manter a temperatura interna da estufa mais elevada do que a do ambiente externo.” (Alice)

Sobre a declaração das alunas, pode-se afirmar que apenas a de:
a) Júlia é correta.
b) Maíra é correta. 
c) Alice é correta.
d) Júlia e a de Maíra são corretas
e) Maíra e a de Alice são corretas.

R= e

Albert Einstein.
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/11/2015
Idade : 25
Localização : Belém(PA), Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 Transmissão de calor Empty Re: Transmissão de calor

Mensagem por Euclides Qui 03 Dez 2015, 22:46

O vidro e o ar rarefeito devem impedir as trocas por condução.
A troca por convecção é impedida pela tampa bem fechada.
O espelhamento impede trocas por radiação.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos