PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Engenharia no ITA ou na USP?

+4
Diaz
Elom Binn
ReplayBr
JDCabral
8 participantes

Ir para baixo

Engenharia no ITA ou na USP? Empty Engenharia no ITA ou na USP?

Mensagem por JDCabral Qui 26 Nov 2015, 17:49

Olá, pessoal! Meu sonho é cursar Engenharia de Computação, sonho grande e estou estudando agora, a partir do primeiro ano, para o ITA. Porém, dei uma olhada na grade da USP e achei uma ótima oportunidade, além de ser considerada a melhor universidade do Brasil. Gostaria da opinião de vocês, USP ou ITA?
JDCabral
JDCabral
Iniciante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 17/06/2015
Idade : 24
Localização : Juazeiro, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Engenharia no ITA ou na USP? Empty Re: Engenharia no ITA ou na USP?

Mensagem por ReplayBr Qui 26 Nov 2015, 20:45

Que eu saiba, os melhores cursos de computação são os de Campinas e São Carlos, no caso.
Federal de São Carlos; Usp São Carlos; Unicamp em Campinas.

Não conheço o curso do ITA de Eng da Comp, mas provavelmente deve ser bom, já que os alunos qualificados para tal exigem muito estudo.

ReplayBr
Jedi
Jedi

Mensagens : 282
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 30
Localização : São Bernardo do Campo

Ir para o topo Ir para baixo

Engenharia no ITA ou na USP? Empty Re: Engenharia no ITA ou na USP?

Mensagem por Elom Binn Qui 26 Nov 2015, 22:29

Olha, vejo muita gente falar de ita mas acho a usp tao boa qto. O ita e bom, mas entrar la é complicado por causa daquela regra de limite de idade.
    Engenharia aeronautica ha uns 20 anos atras só tinha no ITA, mas hj em dia tem em outras universidades. Poucas ainda, mas tem, deu uma clareada.
    A usp te da a oportunidade de cursar uma optativa em outra faculdade da usp (tipo economia, direito, etc). Ita nao sei se tem essa possibilidade de pegar materia optativa numa outra boa faculdade aqui no Brasil, ja que ita so tem engenharia, area exatas.
   E no seu caso computaçao é um curso que tem em muitas boas faculdades federais e estaduais.
   Usp é uma boa faculdade, ruim nao é, vc nao vai sair de la um engenheiro de 2ª.
   Sei que o ITA e o IME sao as melhores sem duvida, mas nós nao podemos nos iludir com grife. Daqui 10 anos vc vai está pagando as suas contas.
  
   Bom, essa é a minha opiniao. Li recentemente que o campus da usp (G1) tá meio desestruturado. Procura saber isso, pq nao tem coisa pior que a gente querer estudar, ter o dinheiro contado e ter veterano dos PCO, PSTU fazendo greve, agitando pra sair candidato a deputado e vereador e ainda ganham salarios de partidos.
    Sempre é bom colher informaçoes (na imprensa) sobre a estrutura oferecida aos alunos pela universidade. Entrar sabendo dos problemas.

    Um abraço !

Elom Binn
Padawan
Padawan

Mensagens : 91
Data de inscrição : 30/05/2015
Idade : 37
Localização : Birigui - SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Engenharia no ITA ou na USP? Empty Re: Engenharia no ITA ou na USP?

Mensagem por Diaz Qui 26 Nov 2015, 23:28

Sinceramente as duas são ótimas escolas, as melhores. Porém este ponto das optativas é um bom argumento, além do mais creio eu que as oportunidades para ambos os formados nas duas instituições são parecidas. 

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Outra coisa pelo que eu entendi vendo entrevistas/documentários/vídeos/lendo é que como o ITA é praticamente só Engenharia existe uma influência geral para que todos os alunos façam atividades extras como empresas Jr. , Aulas, desenvolvam projetos e acaba criando um belo ambiente pois você olha a sua volta e enxerga todos se empenhando ao máximo, porém na USP creio que não chegue a esse nível, pois toda faculdade sempre irá ter aqueles que não querem nada, colam e atrapalham, caso queira driblar isso é simples, basta ao adentrar no ensino superior procurar se envolver em atividades extras Baja, empresas júnior, monitorias, projetos e competições (Caso opte pela USP)
Diaz
Diaz
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 749
Data de inscrição : 22/02/2015
Idade : 26
Localização : Manaus, Amazonas, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Engenharia no ITA ou na USP? Empty Re: Engenharia no ITA ou na USP?

Mensagem por Ashitaka Sex 27 Nov 2015, 00:01

Até onde sei, o curso eng. computação é melhor na Unicamp que no ITA. Contudo, é um tanto inegável que fazer no ITA acaba por ser um maior diferencial devido ao nome e já terem ideia do seu perfil por ter passado lá e também pelo nível mais elevado que deve ter no curso, dado que tem que saber um pouco mais de matemática e física pra entrar lá do que na unicamp hehehe
A USP é a melhor do Brasil em alguns cursos, não dá pra generalizar. Em questões de aeronáutica e espacial, é inegável que nenhuma chega perto do ITA, já que ele é faz parte do CTA.
Sei lá hein, siga teu coração. Ir pro ITA exige um esforço gigantesco, vai do que você quer. De repente, nem é o que vai te fazer feliz em comparação ao esforço que leva. É bom refletir bem para que não perca tempo, mas deve fazer se é o que realmente quer (melhor do que passar a vida se arrependendo).
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Engenharia no ITA ou na USP? Empty Re: Engenharia no ITA ou na USP?

Mensagem por JDCabral Sex 27 Nov 2015, 06:24

Obrigado pelas respostas! Ajudou a clarear a mente  Very Happy
JDCabral
JDCabral
Iniciante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 17/06/2015
Idade : 24
Localização : Juazeiro, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Engenharia no ITA ou na USP? Empty Re: Engenharia no ITA ou na USP?

Mensagem por Harim Sex 27 Nov 2015, 11:08

JDCabral, vc ainda tem 16 anos!! Eu decidi que queria ITA só aos 18, depois de terminar um ensino médio horrível!! *(ainda não passei, mas tô estudando)

O que ouço é que o diferencial do ITA não são os laboratórios nem os professores, mas sim os próprios alunos. Gente unida.
Se vc gosta bastante de estudar e espera se dedicar na graduação, ITA é uma boa escolha.

ps: quando se mergulha nessa vida de estudos pro ITA/IME, é difícil querer voltar atrás!
Harim
Harim
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 124
Data de inscrição : 06/08/2013
Idade : 29
Localização : Ponta Grossa, PR, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Engenharia no ITA ou na USP? Empty Re: Engenharia no ITA ou na USP?

Mensagem por Fito42 Sex 27 Nov 2015, 16:33

Ouço falar que o curso de Eng Comp do ITA está mais para Eletrônica. Aqui em São Carlos, o ICMC investe pesado na parte de programação. Tem um prédio aberto 24 horas com 3 andares, cheio de salas e laboratórios com computadores e uma Internet de 100 MB dedicada. O pessoal chega até a dormir durante os trabalhos de BCC e tal. Vire e mexe aparece um grupo com uma start up, lançando jogos e programas. Além disso todo o ano alguns "olheiros" do Google visita a USP.
Para conhecer melhor cada universidade, tenta ir nas semanas de cada curso (Semcomp no caso da Eng Comp da USP - Sanca). Você vai ter uma boa noção.
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Engenharia no ITA ou na USP? Empty Re: Engenharia no ITA ou na USP?

Mensagem por Matheus Bertolino Sáb 28 Nov 2015, 05:23

Estou no 1º ano do ITA e pretendo cursar engenharia de computação. 

Se você já tem/teve contato com a área de computação e tem certeza de que o que você quer é isso, e se sua condição financeira permite você se bancar numa cidade grande com tranquilidade, eu aconselharia você fazer Unicamp.

Sem me estender muito; porque?
Por que um bom curso de computação é um curso que requer investimentos/atualizações constantes, e o ITA é um instituto pequeno em comparação a universidades como USP e Unicamp. Somos mais limitados em questão de recursos, professores, grade curricular, etc. O ITA forma bons engenheiros da computação? sim. Mas muito mais por iniciativa própria da galera que é em grande parte diferenciada pra aprender e que mora junta aqui no alojamento, do que pela estrutura acadêmica que o ITA oferece.
Se quiser aproveitar as melhores oportunidades que surgem pra computação, você vai ter que se destacar individualmente, independente de onde estiver (tanto ITA quanto USP e Unicamp mandam engenheiros pra Microsoft, Google, Facebook, etc). Se você acha que precisa apenas de um lugar que te dê o melhor apoio acadêmico possível pra você evoluir, na Unicamp você vai encontrar uma grade curricular mais agradável, que você vai poder personalizar melhor a seu gosto, e vai poder contar com uma quantidade maior de professores dispostos a te ajudar (acredito eu). Uma outra boa opção é o curso quadrimestral de computação da Poli-USP, te garante um período muito bom pra estágio.

Só que o ITA é uma instituição que oferece algumas outras vantagens para o seu aluno além de somente o curso em si. Aconselho você a pesquisar sobre o que o ITA te oferece, pesar as vantagens e desvantagens de estudar aqui, e ver se realmente vale a pena focar no vestibular do ITA que, como disseram, vai exigir bem mais de ti do que o das demais instituições. Só não estude pro ITA porque acha que o nome da instituição vai te carregar pra onde você quiser, porque não é bem assim.

No mais, se quiser pode chamar inbox. Wink
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Engenharia no ITA ou na USP? Empty Re: Engenharia no ITA ou na USP?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos