PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Segundo Reinado

2 participantes

Ir para baixo

Segundo Reinado Empty Segundo Reinado

Mensagem por Matemathiago Sáb 07 Nov 2015, 16:38

Considerando a organização política do Brasil  no Segundo Reinado, pode - se afirmar corretamente que:

a) O parlamento era formado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, e os senadores tinham poder vitalício;

b) No Brasil se implantou um regime parlamentar liberal idêntico àquele implantado na Inglaterra;

c) O Poder Executivo era exercido pelo Primeiro Ministro, o qual era eleito pelo voto popular em eleições diretas;

d) O Poder Moderador reservava ao imperador o direito de indicar os componentes da Câmara dos Deputados;

e) os juízes eram os responsáveis por indicar aqueles que deveriam ocupar a presidência das províncias.

Poderiam me ajudar com essa questão? Não tenho o gabarito, mas em uma prova que fiz, marquei "d". Acertei? 


Agradeço qualquer intervenção!
Matemathiago
Matemathiago
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1447
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 23
Localização : Vitória, ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Segundo Reinado Empty Re: Segundo Reinado

Mensagem por Shino Sáb 07 Nov 2015, 17:25

A) Não havia uma câmara dos Deputados que formava o parlamento, então é obvio que está incorreta.

B) Nunca houve uma regime parlamentar liberal no Brasil, apenas tentativa de implementação, incorreta.

C) Incorreta, pelo fato de que não havia um primeiro ministro.

D) Correto, pelo fato de que o poder se destinava ao nosso imperador, D.Pedro II.
Shino
Shino
Jedi
Jedi

Mensagens : 245
Data de inscrição : 18/04/2015
Idade : 26
Localização : Londrina, Paraná.

Ir para o topo Ir para baixo

Segundo Reinado Empty Re: Segundo Reinado

Mensagem por Matemathiago Sáb 07 Nov 2015, 17:41

Shino escreveu:A) Não havia uma câmara dos Deputados que formava o parlamento, então é obvio que está incorreta.

B) Nunca houve uma regime parlamentar liberal no Brasil, apenas tentativa de implementação, incorreta.

C) Incorreta, pelo fato de que não havia um primeiro ministro.

D) Correto, pelo fato de que o poder se destinava ao nosso imperador, D.Pedro II.


Fiz uma prova hoje e marquei "D" como correta também!! 

Obrigado pela resposta!

Andei pesquisando sobre a questão e vou dar apenas um "incremento":

Em 1847 Dom Pedro II criou um órgão que o aconselharia a dirigir o Brasil, o Conselho de Ministros, em alguma medida espelhada ao parlamentarismo britânico. Todavia, não era idêntico, mas sim algo bem "avesso" se comparado ao britânico.

Havia sim uma câmara dos deputados que formava o parlamento juntamente com o senado. Mas, até onde eu sei, o cargo de senador não tinha poder vitalício, o que eu acho que invalidaria a alternativa.

Além disso, havia o cargo de Presidente do Conselho de Ministros, equivalente ao cargo de Primeiro - Ministro, responsável pelo poder executivo. Porém, não era eleito pelo voto popular e eleições diretas, mas  sim escolhido pelo Imperador.

Agradeço novamente a sua colaboração Shino!!

Att.
Matemathiago
Matemathiago
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1447
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 23
Localização : Vitória, ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Segundo Reinado Empty Re: Segundo Reinado

Mensagem por Shino Sáb 07 Nov 2015, 18:22

Pensando bem, foi no 2 reinado onda houve a criação de leis na qual denominamos "para inglês ver" pelo fato de que o Brasil era totalmente dependente da Inglaterra. E sim, naquela época o voto era censitário, e poucos realmente tinha esse direito. Agradeço pela resposta! Very Happy
Shino
Shino
Jedi
Jedi

Mensagens : 245
Data de inscrição : 18/04/2015
Idade : 26
Localização : Londrina, Paraná.

Ir para o topo Ir para baixo

Segundo Reinado Empty Re: Segundo Reinado

Mensagem por Matemathiago Qua 11 Nov 2015, 13:28

Na verdade, o gabarito consta a letra "a" como correta.

Errei Sad

Não esperava que o cargo de senadores fosse vitalicio!!!
Matemathiago
Matemathiago
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1447
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 23
Localização : Vitória, ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Segundo Reinado Empty Re: Segundo Reinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos