Trajetória curvilínea
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Trajetória curvilínea
Inicialmente, gostaria de entender por que a aceleração centrípeta, que tem um determinado módulo, não influencia o módulo da velocidade.
Entretanto, a dúvida principal não é essa... eu analisei alguns casos de derrapagem através de fórmulas (ex.: mV²/R = uN) e percebi que, ao se aumentar muito a velocidade, tende a haver uma derrapagem para dentro. Enquanto isso, num dia chuvoso (menor coeficiente de atrito), tende haver a derrapagem para fora, correto?
Por favor, se vocês conhecem algum site ou algum material didático que aborde de forma interessante a trajetória curvilínea dos carros, recomendem-me.
Entretanto, a dúvida principal não é essa... eu analisei alguns casos de derrapagem através de fórmulas (ex.: mV²/R = uN) e percebi que, ao se aumentar muito a velocidade, tende a haver uma derrapagem para dentro. Enquanto isso, num dia chuvoso (menor coeficiente de atrito), tende haver a derrapagem para fora, correto?
Por favor, se vocês conhecem algum site ou algum material didático que aborde de forma interessante a trajetória curvilínea dos carros, recomendem-me.
DaviBahia- Estrela Dourada
- Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil
Re: Trajetória curvilínea
Porque a aceleração centrípeta age somente sobre a direção do movimento da partícula, ajudando a manter essa na trajetória circular.
Considerando apenas a força de atrito agindo no cálculo da força resultante centrípeta:
mv²/R = u.N
Considerando,se também u, N e m constantes, quanto maior a velocidade, maior o raio da trajetória, ou seja, aumentando-se a velocidade, o raio da trajetória para efetuar uma determinada curva aumenta.
Em dias chovosos quando o coeficiente de atrito do solo é menor, há uma menor atuação da força resultante centrípeta. O corpo não é jogado para fora. Na verdade, quando a força resultante centrípeta é insuficiente ou é nula, logicamente, a partícula tende a partir em linha reta, por isso a dificuldade de efetuar uma curva nessas condições.
Considerando apenas a força de atrito agindo no cálculo da força resultante centrípeta:
mv²/R = u.N
Considerando,se também u, N e m constantes, quanto maior a velocidade, maior o raio da trajetória, ou seja, aumentando-se a velocidade, o raio da trajetória para efetuar uma determinada curva aumenta.
Em dias chovosos quando o coeficiente de atrito do solo é menor, há uma menor atuação da força resultante centrípeta. O corpo não é jogado para fora. Na verdade, quando a força resultante centrípeta é insuficiente ou é nula, logicamente, a partícula tende a partir em linha reta, por isso a dificuldade de efetuar uma curva nessas condições.
Última edição por schow em Dom 17 Fev 2013, 00:47, editado 1 vez(es)
schow- Jedi
- Mensagens : 446
Data de inscrição : 03/01/2013
Idade : 28
Localização : Fortaleza-CE
Re: Trajetória curvilínea
A força centrípeta está na direção radial, portanto ela é perpendicular à trajetória. Se ela é perpendicular à trajetória, ela não aumenta nem diminui o módulo da velocidade, apenas varia a direção.
ramonss- Fera
- Mensagens : 1028
Data de inscrição : 26/07/2012
Idade : 27
Localização : BH - MG
Re: Trajetória curvilínea
Ok, muito obrigado.
Vocês poderiam recomendar alguns links ou materiais didáticos que apresentassem com clareza esse assunto de trajetórias curvilíneas?
Vocês poderiam recomendar alguns links ou materiais didáticos que apresentassem com clareza esse assunto de trajetórias curvilíneas?
DaviBahia- Estrela Dourada
- Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil
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