PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tópicos da Física para Enem?

+3
romulos1
marcosprb
hanstera
7 participantes

Ir para baixo

Tópicos da Física para Enem? Empty Tópicos da Física para Enem?

Mensagem por hanstera Dom 31 Jan 2021, 16:06

Irei dar início à minha preparação para o Enem 2021 e vi muitos falando bem da Coleção 'Tópicos da Física'.
Contudo, fico receoso de acabar sendo um material muito além do necessário, complexo e desgastante, uma vez que o Enem não costuma ser uma prova muito conteudista.

Vale ressaltar, ainda, que física é uma disciplina com a qual tenho MUITA dificuldade, então fico com medo de acabar ficando perdido estudando por conta própria com o livro.

O que acham? Que vale apena o esforço ou que de repente há maneiras mais proveitosas de se estudar física para o Enem?

hanstera
Iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 25/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos da Física para Enem? Empty Re: Tópicos da Física para Enem?

Mensagem por marcosprb Dom 31 Jan 2021, 16:27

Sinceramente, eu não vejo vantagem em fazer o tópicos focando apenas na prova do enem. Caso você vá fazer algum curso de exatas na faculdade até possa compensar, pq a base de física vai ser útil pro curso.

Acho que vale a pena vc fazer algum curso online, como do Renato Brito ou Boaro. Particularmente eu prefiro o Renato, pq ele muito didático e tem um curso bem completo.


Última edição por marcosprb em Dom 31 Jan 2021, 17:19, editado 1 vez(es)
marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 825
Data de inscrição : 08/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos da Física para Enem? Empty Re: Tópicos da Física para Enem?

Mensagem por romulos1 Dom 31 Jan 2021, 17:12

Eu usei o tópicos, gostei bastante, minha física ficou num nível bem melhor, mas pro ENEM talvez seja exagero. Só que é aquela: dependendo da sua dificuldade, terá que pegar pesado.
Agora, uma dica, útil pra redação, evite locuções verbais, pega bem mal.
Irei dar=darei. Fica bem melhor quando conjugando.
Sei que é chato ser corrigido mas esses detalhes tiram ponto.
romulos1
romulos1
Jedi
Jedi

Mensagens : 209
Data de inscrição : 28/08/2019
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de janeiro, Nova Friburgo

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos da Física para Enem? Empty Re: Tópicos da Física para Enem?

Mensagem por _Arthur_ Dom 31 Jan 2021, 18:58

marcosprb escreveu:Sinceramente, eu não vejo vantagem em fazer o tópicos focando apenas na prova do enem. Caso você vá fazer algum curso de exatas na faculdade até possa compensar, pq a base de física vai ser útil pro curso.

Acho que vale a pena vc fazer algum curso online, como do Renato Brito ou Boaro. Particularmente eu prefiro o Renato, pq ele muito didático e tem um curso bem completo.
Eu fiz o curso inteiro de física do Renato Brito e, mesmo assim, não consigo fazer as questões do ENEM. Qual a explicação?
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos da Física para Enem? Empty Re: Tópicos da Física para Enem?

Mensagem por febaemanuel12 Dom 31 Jan 2021, 21:23

Cara, comecei a estudar para o ENEM em nov de 2019 depois de ter saído de um ensino médio horrível(não sabia nem oque era um MRU). E, assim como você, no começo da jornada, resolvi garimpar nos fóruns dicas de livros de naturezas, pesquisa vai, pesquisa vem, e resolvi estudar mecânica pelo física clássica e óptica(vol.2) pelo tópicos de física.

Sinceramente, não me arrependo de forma nenhuma! Apesar de ser "obsceno" para o ENEM, o que esses livros oferecem(principalmente a coleção tópicos), pelo menos para mim, é algo de outro mundo, você realmente "aprende". Agora, é claro que no começo é muito difícil, eu tinha costume 0 de estudar, seja por livro ou vídeo-aula, e, dessa maneira, passei um pouco de "raiva", mas acredito cegamente que valeu a pena.

Sem falar que as questões dos tópicos permite que, ao longo da coleção, você desenvolva um raciocínio extremamente analítico, posto que as questões são as mais variadas possíveis.

Agora fica o questionamento: Você realmente tem tempo para se dedicar essa coleção? Assim como qualquer livro, chega uma hora que ele fica muito "denso". Passei 1 ano e só conseguir fechar por completo os dois volumes(Resolvendo até  as questões "Para raciocinar um pouco mais"), uma vez que eu tinha outras matérias pra estudar(Química, biologia e matemática). Além disso, tem muitos "aprofundamentos" desnecessários para o ENEM. Mas é aquilo, você sai com uma boa base para qualquer vestibular. 

Quanto ao Renato Brito, eu o utilizei, por falta de tempo, para eletrostática e eletrodinâmica,  o cara é EXCEPCIONAL, porém eu achei os exercícios da apostila dele não aguçam o aluno, muito "mecânico", estilo aqueles vestibulares tradicionais, é preterível usar um caderno de questões paralelos.


Última edição por febaemanuel12 em Seg 01 Fev 2021, 11:19, editado 1 vez(es)

febaemanuel12
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 165
Data de inscrição : 05/10/2019
Idade : 22
Localização : FORTALEZA, CE- BR

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos da Física para Enem? Empty Re: Tópicos da Física para Enem?

Mensagem por hanstera Seg 01 Fev 2021, 00:05

febaemanuel12 escreveu:Cara, comecei a estudar para o ENEM em nov de 2019 depois de ter saído de um ensino médio horrível(não sabia nem oque era um MRU). E, assim como você, no começo da jornada, resolvi garimpar nos fóruns dicas de livros de naturezas, pesquisa vai, pesquisa vem, e resolvi estudar mecânica pelo física clássica e óptica(vol.2) pelo tópicos de física.

Sinceramente, não me arrependo de forma nenhuma! Apesar de ser "obsceno" para o ENEM, o que esses livros oferecem(principalmente a coleção tópicos), pelo menos para mim, é algo de outro mundo, você realmente "aprende". Agora, é claro que no começo é muito difícil, eu tinha costume 0 de estudar, seja por livro ou vídeo-aula, e, dessa maneira, passei um pouco de "raiva", mas acredito cegamente que valeu a pena.

Sem falar que as questões dos tópicos permite que, ao longo da coleção, você desenvolva um raciocínio extremamente analítico, posto que as questões são as mais variadas possíveis.

Agora fica o questionamento: Você realmente tem tempo para se dedicar essa coleção? Assim como qualquer livro, chega uma hora que ele fica muito "denso". Passei 1 ano e só conseguir fechar por completo os dois volumes(Resolvendo até  as questões "Para raciocinar um pouco mais"), uma vez que eu tinha outras matérias pra estudar(Química, biologia e matemática). Além disso, tem muitos "aprofundamentos" desnecessários para o ENEM. Mas é aquilo, você sai com uma boa base para qualquer vestibular. 

Quanto ao Renato Brito, eu o utilizei, por falta de tempo, para eletrostática e eletrodinâmica,  o cara é EXPECIONAL, porém eu achei os exercícios da apostila dele não aguçam o aluno, muito "mecânico", estilo aqueles vestibulares tradicionais, é preterível usar um caderno de questões paralelos.
Realmente, imagino que eu terei que dedicar muito tempo à coleção. Mas, neste ano em especial, pretendo dar ênfase às matérias que mais tenho dificuldade, para além de me garantirem uma nota maior no Enem: matemática e física (Ciências da Natureza). Mas ainda estou olhando tudo com mais calma, pois também assino a plataforma do Ferretto, porém não sei se o professor de Física deles é muito bom.

hanstera
Iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 25/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos da Física para Enem? Empty Re: Tópicos da Física para Enem?

Mensagem por Kayo Emanuel Salvino Seg 01 Fev 2021, 08:15

De fato, vai dedicar um tempo bem considerável nessa coleção, algumas questões tem ideias de cálculo diferencial e integral, é bom que você tenha tipo um monitor pra te ajudar ( acho que Ferretto tem  ), tem questão que você pode acertar pensando que fez tudo correto quando na verdade pensou errado mas fez certo ou fez errado pensando ser certo. ( sim, pode acontecer ).

Já que é onde tem mais dificuldade, sugiro  investir pesado pra não precisar de sorte na hora da prova.

Faça um planejamento, comece pelas partes mais "tranquilas" da física, termologia ,por exemplo. Começar por mecânica no Tópicos acho pesado, até quem já é mais avançado admira algumas questões.

Veja aqui: https://www.resumov.com.br/livros-para-estudar-para-o-vestibular/

Conclusão: Pode começar pelo Tópicos mas veja como está caminhando, quantas questões estão realmente bem feitas e totalmente compreendidas, tempo, etc.

Espero ter ajudado ,até mais  Very Happy cheers
Kayo Emanuel Salvino
Kayo Emanuel Salvino
Fera
Fera

Mensagens : 588
Data de inscrição : 21/05/2017
Idade : 21
Localização : João Pessoa, Paraíba e Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos da Física para Enem? Empty Re: Tópicos da Física para Enem?

Mensagem por inguz Sex 16 Fev 2024, 19:03

Olá, boa noite. Então, eu indico que você pegue a teoria e os modelos de questões de applicação do livro Física classica do Caio sergio. É uma teoria muito completa e te fornece o necessário pra fazer uma excelente base, caso queira se aprofundar mais, pegue os exercícios de reforço e de aprofundamento do mesmo livro.
inguz
inguz
Padawan
Padawan

Mensagens : 52
Data de inscrição : 27/05/2021
Idade : 22
Localização : Fortaleza. Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos da Física para Enem? Empty Re: Tópicos da Física para Enem?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos