CORREÇÃO DE REDAÇÃO (1°)
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CORREÇÃO DE REDAÇÃO (1°)
BOA NOITE PESSOAS, pesso-lhes que corrigem minha redação por obséquio, e que por ventura me dê dicas para melhorar na mesma, estou tentando melhorar muito na redação, vou começar a usar este site e mandar diversas redações para o mesmo assim como tentar "corrigir" redações dos colegas. Abraços
TEMA: A sustentabilidade e a imagem das empresas junto aos consumidores.
[url=https://servimg.com/view/20269205/2]
TEMA: A sustentabilidade e a imagem das empresas junto aos consumidores.
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Thiago Ber gosta desta mensagem
Re: CORREÇÃO DE REDAÇÃO (1°)
Boa noite, Paulo Victor MS! Tudo bem?
Antes de começar a corrigir a sua redação, gostaria de sugerir-lhe a postar a sua próxima produção textual (quando você for postar outra) aqui no fórum por escrito dentro do campo de perguntas! Isso facilita muito no processo de correção de seu texto pois, além de deixar a linguagem mais objetiva e legível, proporciona uma análise mais aprofundada de suas ideias de maneira rápida e objetiva, diferente do processo da foto.
Sem mais delongas, vamos lá:
Antes de começar a corrigir a sua redação, é de suma importância relembrar que todo e qualquer texto escrito em prosa e em formato dissertativo-argumentativo, independente da banca correta que irá avaliá-lo posteriormente, deve possuir a união mútua entre boas ideias e uma boa estrutura estética, a fim de demonstrar ao examinador que você não possui somente repertório de conhecimento acerca das mais diversas problemáticas que um tema pode vir a cobrar, como também sabe montar um texto que seja consistente e siga um padrão de formalidade para transmitir o seu pensamento. Este é um dos grandes desafios proporcionados pela redação: encaixar boas ideias que sejam inerentes ao tema abordado, juntamente com um texto que seja bem construído e agradável de ler em um curto período de tempo e espaço(visto que uma redação possui, usualmente, apenas 30 linhas). Quanto a isso, a sua redação possui inúmeros problemas, e eu gostaria de comentar um pouco sobre cada um.
Perceba que, antes de qualquer coisa, você está escrevendo sobre o tema ''A sustentabilidade e a imagem das empresas junto aos consumidores'', proposto pela banca da EsPCEx na prova de 2019. Esta banca mais tradicional, por se tratar de um grupo de examinadores relativos às provas do exército, possui um caráter de cobrança estrutural e gramatical da redação muito maior do que outra bancas de determinados concursos (como a do ENEM, por exemplo). Nesse parâmetro, o seu esqueleto textual (mais especificamente, a estética de sua redação), contará tanto para a sua nota quanto as suas ideias. Em uma primeira análise, perceba que o seu texto (esteticamente falando, sem analisar as ideias por enquanto) é muito inconstante em diversos fatores, a sinalizar, por exemplo, o número de linhas que você utiliza para escrever cada parágrafo de seu texto: 7,8,10,5 foram os n°s de linhas que você utilizou por parágrafo. Perceba que a sua introdução está sem a presença de períodos para dividir as suas ideias, como se tudo estivesse jogado dentro dela. Além disso, note que o seu segundo parágrafo de desenvolvimento está saturado de ideais amplas e ali postas sem comprovações (fator que poderia levar um examinador a concluir que você escreveu tudo em seu texto com base no ''achismo''), enquanto a sua conclusão está muito pequena... Uma estratégia importante para melhorar seu texto, seria tentar investir em uma das seguintes estruturas (número de linhas por parágrafos):
1° Modelo: 6,8,8,8: Este primeiro corpo textual possui uma introdução menor e os outros três parágrafos maiores, é bom principalmente para temas em que você teve facilidade para pensar a respeito, porém teve certa dificuldade para iniciar a sua introdução falando de tal temática. Serve muito para contextos de cultura (na introdução) que são pequenos e rápidos, sem muita explicação histórica e/ou retórica.
2°Modelo: 8,8,8,6: Ao contrário do primeiro, este formato serve para quando você inseriu um contexto de cultura maior na sua introdução, e precisou de mais espaço para comentar sobre ele. Logo, você economizará um pouco mais em sua conclusão, fechando o seu texto sem muito mistério.
3° Modelo: 6,9,9,6: Este aqui é mais específico e menos usual, serve geralmente para quem já possui uma maior segurança para escrever seu texto e, subsequentemente, gosta de desenvolver mais as suas ideias (seja problematizando-as, comentando sobre, comparando-as com a realidade brasileira, etc). Além disso, note que este modelo te fornece uma ampla possibilidade de mostrar ao corretor que você possui habilidade em explicar seus pensamentos, devido aos longos desenvolvimentos e pela rápida introdução/conclusão (fatores que mostram que você, se souber aplicar, já possui conhecimento sobre a construção textual). Porém, muitas vezes este tipo de modelo acaba mais complicando do que ajudando... Eu sugeriria a você a começar a escrever utilizando o modelo 6,8,8,8 ou o 8,8,8,6!
(Lembre-se, por fim, que você pode construir o seu próprio modelo de texto! Mas sempre, em toda hipótese, construa um que seja COERENTE com o número de linhas e mantenha uma certa consistência ao longo da prosa).
Partindo agora para uma análise mais aprofundada de seu texto (lado das ideias unido à estética), vamos lá:
Introdução-> No meu ponto de vista, existem três grandes problemas dentro de sua introdução (que infelizmente afetam todos os demais parágrafos). Portanto, irei pontuá-los numericamente a fim de agilizar seu entendimento:
1°) Perceba, antes de mais nada, que o seu texto não possui repertório cultural. Este fator, dentro de uma banca mais tradicional, não é necessariamente um problema. Porém note que você trouxe ''o aumento exponencial de desastres ambientais ocorridos nas ÚLTIMAS DÉCADAS'' para dentro de seu texto sem nenhum exemplo. Apesar de todos sabermos que isso está acontecendo cada vez mais, qual seria um exemplo concreto? É importante estar atento à concretude de suas ideias.
2°) Tome muito cuidado com os seus períodos textuais (pausas durante a leitura através de pontuações gráficas). A sua introdução possui apenas um único período, um pouco antes da metade da quinta linha. Isso não apenas torna a leitura do texto mais cansativa e enjoada, como demonstra que você jogou as ideias dentro de sua introdução sem antes construir um esqueleto textual para explicá-las claramente, e isso dá a impressão de que você não entendeu o tema, ou tentou enrolar quem estava lendo.
3°) Repare que você não apresentou o tema da sustentabilidade e imagem empresarial na sua introdução (fator que acontece no segundo período para situar o leitor). Em contrapartida, houve uma abreviação do parágrafo inteiro em sua introdução através da conjunção conclusiva ''Contudo'' na terceira linha. Lembre-se: Conjunção conclusiva possui a função de concluir uma ideia! Quando for utilizá-la, use-a ao final do parágrafo ou no fechamento de um período/ideia.
Por fim, as suas ideias-força/problemáticas não estão claras ao final da introdução. Observe que fica uma dúvida ao final de ler o início de seu texto pois, foram tantas ideias postas de uma única vez (sem comprovações ou exemplos), que dificulta a leitura. Além disso, não use conjunções alternativas durante a exposição de suas problemáticas, como por exemplo no momento em que você escreveu: ''Seja uma divergência das ações tomadas pelas empresas que OU priorizam interesses financeiros OU a sustentabilidade...).Não esqueça, jamais, que são DUAS ideias-força, cada uma com o seu princípio e contexto/causa, e não apenas uma que fica variando entre dois ou mais problemas.
D1-> Em seu desenvolvimento número um, antes de mais nada, não esqueça de situar ao leitor a posição do parágrafo no texto, através das palavras: ''primeiramente'', ''Em primeira instância'', ''Em primeiro lugar'', ''inicialmente'', etc. Essas palavras enriquecem a sua coesão textual!
Repare também que o seu contexto de cultura (Rev.Industrial) é coerente ao tema, e este foi um ponto forte do seu primeiro desenvolvimento. O problema maior deve-se pelo fato de que você não explicou, após isto, sobre como isto interferiu na realidade BRASILEIRA contemporânea (parece, muitas vezes, que você está generalizando as suas ideias para o mundo inteiro), enquanto é importante sempre reforçar essas problemáticas e os seus respectivos impactos dentro da nossa nação! Junto a isso, procure explicar através de fatos, acontecimentos e/ou consequências a sua ideia posta logo após seu primeiro período: ''a maneira que as empresas utilizam da propaganda para induzir a sociedade'', pois neste caso você apenas afirmou e não explicou/especificou como isto acontece, dando a ideia de que você não entendeu os textos de apoio ou a temática problematizada pela prova.
D2-> Novamente, reitero você a situar ao leitor o início de seu segundo parágrafo, começando-o com alguma palavra/frase como: ''Em segundo lugar; junto a isso; em união a isso; em paralelo a isso'', pois repare que o seu segundo desenvolvimento está COSTURADO diretamente com o primeiro (fatores de coesão textual).
Outro detalhe importante a ressaltar, deve-se pelo seu contexto de cultura (Rio 92). Repare que você trouxe-o ao meio do parágrafo, e isto pode ser um empecilho na hora da correção, pois sugere ao examinador que você iniciou o seu segundo desenvolvimento apenas para fechar as ideias do primeiro (seja porque não sobraram linhas suficientes no primeiro ou porque você não montou um esqueleto textual), e repare que isso realmente acontece na sua redação: devido a falta de períodos, as ideias advindas no seu segundo desenvolvimento são a continuação descarada e direta das ideias do primeiro. Sempre feche as suas ideias no parágrafo em que você as iniciou!
Conclusão-> Durante o fechamento de seu texto, acredito que existem apenas dois fatores que você pode melhorar: o primeiro (e mais importante) é citar uma instituição governamental ESPECÍFICA para solucionar o problema (Ministério do Meio Ambiente, da Cidadania, da Cultura, etc...). E o segundo é as formas/ações CONCRETAS que estes âmbitos governamentais irão tomar para solucionar a problemática.
Outro fator muito importante, é que a sua conclusão possui apenas um único período. Torna-se extremamente massivo lê-la pois, conforme dito anteriormente, suas ideias foram jogadas dentro dela. No seu caso, por exemplo, você poderia ter finalizado o primeiro período (com um ponto final) antes da conjunção aditiva ''Além disso''.
Por fim, gostaria de dizer-lhe que as suas ideias não são ruins (e estão longes de serem ruins!) e você possui sim pontos positivos em seu texto! Porém atente muito para o seu esqueleto textual e para as pausas que você dá no desenrolar de sua escrita. Comece a praticar o hábito de construir um esqueleto textual e organizar as suas ideias de maneira mais pontual e pausadamente, além de procurar ler mais para inserir, em suas escritas, maiores contextos e repertórios de cultura! Continue praticando hoje e sempre que sem sombra de dúvidas textos muito melhores virão com o tempo e, consequentemente, você irá aperfeiçoar cada vez mais a sua escrita!
Espero ter ajudado! Bons estudos.
Antes de começar a corrigir a sua redação, gostaria de sugerir-lhe a postar a sua próxima produção textual (quando você for postar outra) aqui no fórum por escrito dentro do campo de perguntas! Isso facilita muito no processo de correção de seu texto pois, além de deixar a linguagem mais objetiva e legível, proporciona uma análise mais aprofundada de suas ideias de maneira rápida e objetiva, diferente do processo da foto.
Sem mais delongas, vamos lá:
Antes de começar a corrigir a sua redação, é de suma importância relembrar que todo e qualquer texto escrito em prosa e em formato dissertativo-argumentativo, independente da banca correta que irá avaliá-lo posteriormente, deve possuir a união mútua entre boas ideias e uma boa estrutura estética, a fim de demonstrar ao examinador que você não possui somente repertório de conhecimento acerca das mais diversas problemáticas que um tema pode vir a cobrar, como também sabe montar um texto que seja consistente e siga um padrão de formalidade para transmitir o seu pensamento. Este é um dos grandes desafios proporcionados pela redação: encaixar boas ideias que sejam inerentes ao tema abordado, juntamente com um texto que seja bem construído e agradável de ler em um curto período de tempo e espaço(visto que uma redação possui, usualmente, apenas 30 linhas). Quanto a isso, a sua redação possui inúmeros problemas, e eu gostaria de comentar um pouco sobre cada um.
Perceba que, antes de qualquer coisa, você está escrevendo sobre o tema ''A sustentabilidade e a imagem das empresas junto aos consumidores'', proposto pela banca da EsPCEx na prova de 2019. Esta banca mais tradicional, por se tratar de um grupo de examinadores relativos às provas do exército, possui um caráter de cobrança estrutural e gramatical da redação muito maior do que outra bancas de determinados concursos (como a do ENEM, por exemplo). Nesse parâmetro, o seu esqueleto textual (mais especificamente, a estética de sua redação), contará tanto para a sua nota quanto as suas ideias. Em uma primeira análise, perceba que o seu texto (esteticamente falando, sem analisar as ideias por enquanto) é muito inconstante em diversos fatores, a sinalizar, por exemplo, o número de linhas que você utiliza para escrever cada parágrafo de seu texto: 7,8,10,5 foram os n°s de linhas que você utilizou por parágrafo. Perceba que a sua introdução está sem a presença de períodos para dividir as suas ideias, como se tudo estivesse jogado dentro dela. Além disso, note que o seu segundo parágrafo de desenvolvimento está saturado de ideais amplas e ali postas sem comprovações (fator que poderia levar um examinador a concluir que você escreveu tudo em seu texto com base no ''achismo''), enquanto a sua conclusão está muito pequena... Uma estratégia importante para melhorar seu texto, seria tentar investir em uma das seguintes estruturas (número de linhas por parágrafos):
1° Modelo: 6,8,8,8: Este primeiro corpo textual possui uma introdução menor e os outros três parágrafos maiores, é bom principalmente para temas em que você teve facilidade para pensar a respeito, porém teve certa dificuldade para iniciar a sua introdução falando de tal temática. Serve muito para contextos de cultura (na introdução) que são pequenos e rápidos, sem muita explicação histórica e/ou retórica.
2°Modelo: 8,8,8,6: Ao contrário do primeiro, este formato serve para quando você inseriu um contexto de cultura maior na sua introdução, e precisou de mais espaço para comentar sobre ele. Logo, você economizará um pouco mais em sua conclusão, fechando o seu texto sem muito mistério.
3° Modelo: 6,9,9,6: Este aqui é mais específico e menos usual, serve geralmente para quem já possui uma maior segurança para escrever seu texto e, subsequentemente, gosta de desenvolver mais as suas ideias (seja problematizando-as, comentando sobre, comparando-as com a realidade brasileira, etc). Além disso, note que este modelo te fornece uma ampla possibilidade de mostrar ao corretor que você possui habilidade em explicar seus pensamentos, devido aos longos desenvolvimentos e pela rápida introdução/conclusão (fatores que mostram que você, se souber aplicar, já possui conhecimento sobre a construção textual). Porém, muitas vezes este tipo de modelo acaba mais complicando do que ajudando... Eu sugeriria a você a começar a escrever utilizando o modelo 6,8,8,8 ou o 8,8,8,6!
(Lembre-se, por fim, que você pode construir o seu próprio modelo de texto! Mas sempre, em toda hipótese, construa um que seja COERENTE com o número de linhas e mantenha uma certa consistência ao longo da prosa).
Partindo agora para uma análise mais aprofundada de seu texto (lado das ideias unido à estética), vamos lá:
Introdução-> No meu ponto de vista, existem três grandes problemas dentro de sua introdução (que infelizmente afetam todos os demais parágrafos). Portanto, irei pontuá-los numericamente a fim de agilizar seu entendimento:
1°) Perceba, antes de mais nada, que o seu texto não possui repertório cultural. Este fator, dentro de uma banca mais tradicional, não é necessariamente um problema. Porém note que você trouxe ''o aumento exponencial de desastres ambientais ocorridos nas ÚLTIMAS DÉCADAS'' para dentro de seu texto sem nenhum exemplo. Apesar de todos sabermos que isso está acontecendo cada vez mais, qual seria um exemplo concreto? É importante estar atento à concretude de suas ideias.
2°) Tome muito cuidado com os seus períodos textuais (pausas durante a leitura através de pontuações gráficas). A sua introdução possui apenas um único período, um pouco antes da metade da quinta linha. Isso não apenas torna a leitura do texto mais cansativa e enjoada, como demonstra que você jogou as ideias dentro de sua introdução sem antes construir um esqueleto textual para explicá-las claramente, e isso dá a impressão de que você não entendeu o tema, ou tentou enrolar quem estava lendo.
3°) Repare que você não apresentou o tema da sustentabilidade e imagem empresarial na sua introdução (fator que acontece no segundo período para situar o leitor). Em contrapartida, houve uma abreviação do parágrafo inteiro em sua introdução através da conjunção conclusiva ''Contudo'' na terceira linha. Lembre-se: Conjunção conclusiva possui a função de concluir uma ideia! Quando for utilizá-la, use-a ao final do parágrafo ou no fechamento de um período/ideia.
Por fim, as suas ideias-força/problemáticas não estão claras ao final da introdução. Observe que fica uma dúvida ao final de ler o início de seu texto pois, foram tantas ideias postas de uma única vez (sem comprovações ou exemplos), que dificulta a leitura. Além disso, não use conjunções alternativas durante a exposição de suas problemáticas, como por exemplo no momento em que você escreveu: ''Seja uma divergência das ações tomadas pelas empresas que OU priorizam interesses financeiros OU a sustentabilidade...).Não esqueça, jamais, que são DUAS ideias-força, cada uma com o seu princípio e contexto/causa, e não apenas uma que fica variando entre dois ou mais problemas.
D1-> Em seu desenvolvimento número um, antes de mais nada, não esqueça de situar ao leitor a posição do parágrafo no texto, através das palavras: ''primeiramente'', ''Em primeira instância'', ''Em primeiro lugar'', ''inicialmente'', etc. Essas palavras enriquecem a sua coesão textual!
Repare também que o seu contexto de cultura (Rev.Industrial) é coerente ao tema, e este foi um ponto forte do seu primeiro desenvolvimento. O problema maior deve-se pelo fato de que você não explicou, após isto, sobre como isto interferiu na realidade BRASILEIRA contemporânea (parece, muitas vezes, que você está generalizando as suas ideias para o mundo inteiro), enquanto é importante sempre reforçar essas problemáticas e os seus respectivos impactos dentro da nossa nação! Junto a isso, procure explicar através de fatos, acontecimentos e/ou consequências a sua ideia posta logo após seu primeiro período: ''a maneira que as empresas utilizam da propaganda para induzir a sociedade'', pois neste caso você apenas afirmou e não explicou/especificou como isto acontece, dando a ideia de que você não entendeu os textos de apoio ou a temática problematizada pela prova.
D2-> Novamente, reitero você a situar ao leitor o início de seu segundo parágrafo, começando-o com alguma palavra/frase como: ''Em segundo lugar; junto a isso; em união a isso; em paralelo a isso'', pois repare que o seu segundo desenvolvimento está COSTURADO diretamente com o primeiro (fatores de coesão textual).
Outro detalhe importante a ressaltar, deve-se pelo seu contexto de cultura (Rio 92). Repare que você trouxe-o ao meio do parágrafo, e isto pode ser um empecilho na hora da correção, pois sugere ao examinador que você iniciou o seu segundo desenvolvimento apenas para fechar as ideias do primeiro (seja porque não sobraram linhas suficientes no primeiro ou porque você não montou um esqueleto textual), e repare que isso realmente acontece na sua redação: devido a falta de períodos, as ideias advindas no seu segundo desenvolvimento são a continuação descarada e direta das ideias do primeiro. Sempre feche as suas ideias no parágrafo em que você as iniciou!
Conclusão-> Durante o fechamento de seu texto, acredito que existem apenas dois fatores que você pode melhorar: o primeiro (e mais importante) é citar uma instituição governamental ESPECÍFICA para solucionar o problema (Ministério do Meio Ambiente, da Cidadania, da Cultura, etc...). E o segundo é as formas/ações CONCRETAS que estes âmbitos governamentais irão tomar para solucionar a problemática.
Outro fator muito importante, é que a sua conclusão possui apenas um único período. Torna-se extremamente massivo lê-la pois, conforme dito anteriormente, suas ideias foram jogadas dentro dela. No seu caso, por exemplo, você poderia ter finalizado o primeiro período (com um ponto final) antes da conjunção aditiva ''Além disso''.
Por fim, gostaria de dizer-lhe que as suas ideias não são ruins (e estão longes de serem ruins!) e você possui sim pontos positivos em seu texto! Porém atente muito para o seu esqueleto textual e para as pausas que você dá no desenrolar de sua escrita. Comece a praticar o hábito de construir um esqueleto textual e organizar as suas ideias de maneira mais pontual e pausadamente, além de procurar ler mais para inserir, em suas escritas, maiores contextos e repertórios de cultura! Continue praticando hoje e sempre que sem sombra de dúvidas textos muito melhores virão com o tempo e, consequentemente, você irá aperfeiçoar cada vez mais a sua escrita!
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Thiago Ber- Padawan
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