CITOLOGIA
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CITOLOGIA
(ENEM)Durante uma aula de citologia, o professor, utilizando-se de placas de isopor, cenoura, rabanete, peras e jilós, construiu um modelo para explicar a composição química da membrana plasmática, conforme mostra a ilustração a seguir. Jiló Rabanete Jiló Peras Jiló Jiló Isopor Cenoura A B Comparando o modelo construído pelo professor com o modelo do mosaico fluido, proposto por Singer e Nicholson, as placas de isopor, as folhas do rabanete e as peras estão representando, respectivamente,
A) fosfolipídios, proteínas e carboidratos.
B) fosfolipídios, carboidratos e proteínas.
C) proteínas, carboidratos e fosfolipídios.
D) proteínas, fosfolipídios e carboidratos.
E) carboidratos, fosfolipídios e proteína
A) fosfolipídios, proteínas e carboidratos.
B) fosfolipídios, carboidratos e proteínas.
C) proteínas, carboidratos e fosfolipídios.
D) proteínas, fosfolipídios e carboidratos.
E) carboidratos, fosfolipídios e proteína
Isa Oliver- Iniciante
- Mensagens : 49
Data de inscrição : 06/05/2020
Re: CITOLOGIA
As placas de isopor representam as bicamadas fosfolipídicas; não há muito o que acrescentar;
As folhas do rabanete representam o glicocálice, o qual se refere, no Ensino Médio, como sendo composto por carboidratos;
O rabanete em si, por sua vez, provavelmente representa um composto proteico sobre o qual está ancorado o glicocálice;
As peras provavelmente representam proteínas transmembranares carreadoras, a exemplo da Na^+/K^+ ATPase (mais conhecida como "bomba sódio-potássio" no Ensino Médio);
A cenoura provavelmente representa uma proteína transmembranar canal;
As jilós provavelmente representam proteínas sinalizadoras.
As folhas do rabanete representam o glicocálice, o qual se refere, no Ensino Médio, como sendo composto por carboidratos;
O rabanete em si, por sua vez, provavelmente representa um composto proteico sobre o qual está ancorado o glicocálice;
As peras provavelmente representam proteínas transmembranares carreadoras, a exemplo da Na^+/K^+ ATPase (mais conhecida como "bomba sódio-potássio" no Ensino Médio);
A cenoura provavelmente representa uma proteína transmembranar canal;
As jilós provavelmente representam proteínas sinalizadoras.
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