PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

guerras sec xx

2 participantes

Ir para baixo

guerras sec xx Empty guerras sec xx

Mensagem por Craftmir2003 Qui Ago 20 2020, 12:28

MACKENZIE 2014



“O Breve Século XX fora das guerras mundiais, quentes ou frias, feitas por grandes potências e seus aliados em cenários de destruição de massa cada vez mais apocalípticos, culminando no holocausto nuclear das superpotências, felizmente evitado”.


Eric Hobsbawm. Era dos Extremos – O breve século XX (1994-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p.538
 
A respeito do cenário retratado pelo historiador Eric Hobsbawm, assinale a alternativa INCORRETA.


a.

Na origem das duas guerras mundiais, vistas em seu conjunto, uma ideologia serviu como pano de fundo: o nacionalismo. Para seu entendimento, deve-se lembrar, entre o final do século XIX e a primeira metade do XX, do ódio entre nações e das revanches ocasionadas por disputas territoriais.

b.

A ascensão, na Europa, de regimes totalitários contribuiu decisivamente para os rumos do século XX. Tanto no ocidente quanto no oriente europeus, tais regimes, com suas políticas expansionistas e perseguições a opositores mostraram o poder do ódio e a sua capacidade de manipulação sobre a população.

c.

O século XX assistiu ao surgimento de tecnologias bélicas capazes de promover a destruição, quase que completa do planeta. Por isso, seu final foi marcado pelo respeito à autodeterminação dos povos, conceito propalado pela ONU e que guia a diplomacia internacional no início do século XXI.

d.

A emergência, no cenário pós-1945, das duas superpotências revelou um novo cenário de conflitos, marcado pela busca de áreas de influência pelo globo, pela corrida armamentista e por uma disputa ideológica que por pouco não resultou em uma nova – e talvez a maior – guerra do século XX.

e.

No limiar do século XXI, as perspectivas necessitam de análise. Por um lado, após o colapso do socialismo real, a economia capitalista consolida a sua hegemonia. Por outro, os novos conflitos e disputas apontam para a adequação da estrutura de poder, levando-se em conta o multilateralismo.



gaba  C

o que tem de errado na C?
Craftmir2003
Craftmir2003
Jedi
Jedi

Mensagens : 254
Data de inscrição : 26/10/2019
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

guerras sec xx Empty Re: guerras sec xx

Mensagem por Pedro Celso Silva Qui Ago 20 2020, 16:57

Tudo errado!
Quando ele fala assistiu,ele quer dizer ajudou. Mas não ajudou,já havia acontecido. Os Estados Unidos fabricaram sua bomba nuclear em 1944,e jogaram duas no Japão em agosto de 1945. 
Respeito à auto-determinação entre povos JAMAIS aconteceu...e na minha opinião, jamais acontecerá. Nós temos uma Rússia que sempre foi e ainda é uma ditadura. Nós temos vários países,dentre os 54 países da África que são ditaduras. Nós temos vários países,dentre os 54 países da Ásia que são ditaduras. China é ditadura desde 1949, Coréia do Norte,ditadura desde 1948. Myanmar foi uma ditadura durante 30 anos. Afeganistão e Somália o governo só controla a rua em frente à sede. Venezuela é uma ditadura.
Não existe e nunca existiu liberdade no Ocidente. As pessoas são constantemente controladas pelo capital,pelo mercado (de consumo) e por último,por grupos políticos ou sociais,que tentam subverter tudo,ou não.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos