PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mobilidade Urbana- Enem

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Mobilidade Urbana- Enem Empty Mobilidade Urbana- Enem

Mensagem por Liliana Rodrigues Sáb 28 Out 2017, 11:05

Eu mandei essa redação pra correção no site que eu pago, e recebi 640. Tô bem em choque, por que nunca recebi uma nota tão baixa, e é um dos temas mais cotados pra cair esse ano. Queria que alguém corrigisse ela, por gentileza, e também me falasse se realmente vale 640, por que eu pensei que valesse bem mais...
Podem pegar pesado!



Durante o governo de Washington Luís, entre 1926 e 1930, sua célebre frase "Governar é abrir estradas" já incentivava o rodoviarismo. Entretanto, apenas durante o mandato de Juscelino Kubitschek, em 1950, é que o setor automobilístico foi implantado de forma contundente. Desde então, essa herança do século passado tem contribuído para gerar um cenário de congestionamentos, poluição atmosférica e segregação quanto a acessibilidade dos portadores de deficiência física. Diante disso, é de fundamental importância gerir a mobilidade urbana sob uma ótica racional e mais sustentável.
Primeiramente, é necessário destacar que a grande quantidade de veículos circulantes deve-se a preferência pelo automóvel individual em detrimento do transporte coletivo. Essa preferência deve-se, principalmente, devido a falta de credibilidade e de segurança que os ônibus oferecem, somado ao longo tempo de viagem. Nesse ínterim, o Observatório das Metrópoles afirmou que houve um aumento de 138,6% da frota de veículos na última década, o que resultou em um cenário de congestionamentos, violência no trânsito e poluição atmosférica.
Não por um acaso, a revista científica The Lancet afirmou que a poluição, da qual essa grande leva de automóveis é contribuinte, mata mais pessoas do que todas as guerras e formas de violência juntas. Diante disso, o ciclismo aparece como opção que, além de contribuir com o meio ambiente, também promove melhor qualidade de vida e amenização do caos no trânsito.
Ademais, o direito de ir e vir dos cidadãos, garantida pela Constituição Federal de 1988, não é colocado em prática quando refere-se ao acesso urbano dos deficientes físicos. Essa acessibilidade fica comprometida na medida em que faltam rampas para subir ao ônibus, assim como a superlotação dificulta seu uso por eles, configurando, também, uma problemática.
Dessa forma, é necessária a implantação de medidas, a exemplo da melhoria da infraestrutura dos ônibus, pelo Ministério do Transporte, e uma maior quantidade deles em circulação, permitindo uma melhor viagem e maior acesso aos deficientes. Somado a isso, o Governo Federal deve incentivar o transporte coletivo, oferecendo duas viagens gratuitas a cada dez realizadas em transportes públicos. Por fim, o rodízio de carros feito em São Paulo, em que placas ímpares e pares intercalam seus dias nas suas, deve ser expandido em todas as grandes cidades, assim como o incentivo ao ciclismo, oferecendo descontos na compra de bicicletas que forem usadas para esse fim.

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mobilidade Urbana- Enem Empty Re: Mobilidade Urbana- Enem

Mensagem por Hayzel Sh Sáb 28 Out 2017, 12:14

Liliana,

não faz sentido nenhum essa redação ser 640, não se preocupe. Eu duvido que tire menos de 920. 

Minhas sugestões:

1- Conclua os parágrafos argumentativos com um conectivo de ideia conclusiva. Parece que você não os "acaba" e já parte para os próximos. Isso diminui as chances de o corretor tirar alguma nota por questões estruturais (competência 2), embora o resto da estrutura da sua redação esteja perfeita.

2- As chances de o corretor tirar 40 pontos de você na competência 3 (argumentos, basicamente) são altas. Isso se deve ao fato de, em um parágrafo argumentativo, além do tópico frasal, você só escrever mais um período de discussão, o que parece ser insuficiente para a nota máxima na competência 3. Eu recomendaria enumerar dois elementos na introdução, e não três, como você faz. Isso facilitaria o seu projeto de texto, uma vez que a sua redação teria 4 parágrafos e não 5, o que, ademais, proporcionaria maior espaço para a discussão dos tópicos frasais, bem como para, possivelmente, o acréscimo de um período extra, conclusivo, em cada parágrafo argumentativo, como eu já mencionei. As propostas de intervenção seriam, também, menos numerosas, de forma que sobraria mais espaço para detalhar cada uma delas no último parágrafo.

3- Retome a cultura geral que você usou na introdução no último período da conclusão, de forma sucinta. Exemplo:

Por fim, o rodízio de carros feito em São Paulo, em que placas ímpares e pares intercalam seus dias nas suas, deve ser expandido em todas as grandes cidades, assim como o incentivo ao ciclismo, oferecendo descontos na compra de bicicletas que forem usadas para esse fim, de forma que a herança rodoviarista seja mitigada.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Mobilidade Urbana- Enem Empty Re: Mobilidade Urbana- Enem

Mensagem por Convidado Sáb 28 Out 2017, 12:27

Aqui não é o lugar certo, mas fico vendo essas redações do fórum e penso que elas dão bem mais de 30 linhas se forem escritas no papel.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mobilidade Urbana- Enem Empty Re: Mobilidade Urbana- Enem

Mensagem por Liliana Rodrigues Sáb 28 Out 2017, 12:30

Hayzel Sh

Nossa, você me deixou MUITO mais tranquila. Eu também pensei que iria perder ponto por que poderia ter dado mais argumentos e ter feito só em dois parágrafos, mas aí eu assisti o vídeo da Débora Aladim, e ela inclui a acessibilidade dos deficientes nesse tema, e até então eu não tinha pensado nisso, então resolvi escrever mais um parágrafo citando isso, e acabou que eu não argumentei direito. Acho que eu tiraria o terceiro parágrafo de argumento, então, e trabalharia mais nos dois primeiros e na conclusão.
Muuuuito obrigada pela ajuda!! Vou me atentar mais!!

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mobilidade Urbana- Enem Empty Re: Mobilidade Urbana- Enem

Mensagem por Liliana Rodrigues Sáb 28 Out 2017, 12:33

KlausITA2018

Eu faço uma letra minúscula, uso caneta de ponta fina e não coloco título. No final, dá certo sim Very Happy

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mobilidade Urbana- Enem Empty Re: Mobilidade Urbana- Enem

Mensagem por Convidado Sáb 28 Out 2017, 12:39

Na prova do IME eu escrevi 5 palavras por linha, kk. 
Não acho difícil eu ter tirado 0.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mobilidade Urbana- Enem Empty Re: Mobilidade Urbana- Enem

Mensagem por Hayzel Sh Sáb 28 Out 2017, 12:49

Liliana Rodrigues escreveu:KlausITA2018

Eu faço uma letra minúscula, uso caneta de ponta fina e não coloco título. No final, dá certo sim Very Happy
Você vai com caneta de ponta fina pro ENEM também? Eu uso aquela caneta bic preta padrão. Vou comprar uma de ponta fina também então! Espaço pra mim sempre é um problema na redação!

Ah, e você faz rascunho? Passar tudo isso a limpo demora demais! Eu vou começar escrevendo direto na folha de respostas esse ano, dá pra ganhar uns 25 minutos de tempo, embora seja perigoso.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Mobilidade Urbana- Enem Empty Re: Mobilidade Urbana- Enem

Mensagem por Liliana Rodrigues Sáb 28 Out 2017, 13:04

Hayzel Sh escreveu:
Liliana Rodrigues escreveu:KlausITA2018

Eu faço uma letra minúscula, uso caneta de ponta fina e não coloco título. No final, dá certo sim Very Happy
Você vai com caneta de ponta fina pro ENEM também? Eu uso aquela caneta bic preta padrão. Vou comprar uma de ponta fina também então! Espaço pra mim sempre é um problema na redação!

Ah, e você faz rascunho? Passar tudo isso a limpo demora demais! Eu vou começar escrevendo direto na folha de respostas esse ano, dá pra ganhar uns 25 minutos de tempo, embora seja perigoso.
Isso, eu uso aquela bic preta de ponta fina, que vem com um tubo amarelo alaranjado, e nunca tive problemas, mas sempre levo aquela padrão, vai que né...

Eu sempre faço rascunho, por que acabo fazendo mil rabiscos, troco as palavras, as vezes a ordem das frases... Meu conselho: NÃO faça direto na folha definitiva. Principalmente esse ano, que tá bem mais tranquilo pra fazer Linguagens e CH. As vezes você acaba repetindo palavras em frases bem próximas e não acaba percebendo, coloca vírgula onde não deve, tem uma ideia melhor de frase depois de ler o texto todo... Eu acho muito arriscado fazer tudo direto, e dá tempo de fazer rascunho esse ano. Mas aí é você quem sabe. Mas fica a dica, você corrige muito bem as redações, tenho certeza que vai arrasar, mas pode perder alguns pontos se fizer direto

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mobilidade Urbana- Enem Empty Re: Mobilidade Urbana- Enem

Mensagem por Hayzel Sh Sáb 28 Out 2017, 13:42

Obrigada, Liliana!

Essa dica da caneta de tubo laranja vai me ajudar bastante, vou levar as duas também!
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Mobilidade Urbana- Enem Empty Re: Mobilidade Urbana- Enem

Mensagem por Convidado Sex 03 Nov 2017, 09:12

Liliana Rodrigues escreveu:Eu mandei essa redação pra correção no site que eu pago,


Olá, Liliana. 

Por curiosidade, que site é?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mobilidade Urbana- Enem Empty Re: Mobilidade Urbana- Enem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos