PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Anemia falciforme/ probabilidade

2 participantes

Ir para baixo

Anemia falciforme/ probabilidade  Empty Anemia falciforme/ probabilidade

Mensagem por juliaoliveirac Sáb 28 maio 2016, 17:13

Um casal de pessoas portadoras do traço falcemico teve um menino afetado pela anemia faciforme

Considerando o caráter hereditário da anemia falciforme e sabendo que o casal deseja ter  mais um filho -agora menina - calcule a probabilidade em percentual de essa menina vir a nascer afetada


Em relação à natureza genética da anemia falciforme explique por meio de um esquema a gênese dessa patologia molecular e sua repercussão no produto gênico final


Sem gabarito!!
Ajudem por favor!!!!
Grata

juliaoliveirac
Jedi
Jedi

Mensagens : 456
Data de inscrição : 20/03/2015
Idade : 26
Localização : Aracaju, Sergipe, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Anemia falciforme/ probabilidade  Empty Re: Anemia falciforme/ probabilidade

Mensagem por hugo araujo Sáb 28 maio 2016, 18:17

Ao meu ver faltou uma informação crucial no enunciado dessa questão. Devia especificar se a Anemia Falciforme é determinada por genes recessivos ou dominantes em cromossomos sexuais ou autossômicos.

Eu não tenho essa informação.

Mas sobre a anemia falciforme, ela se caracteriza por ser uma pleiotropia: um único par de genes alelos determina mais de uma manifestação fenotípica. A anemia falciforme trata-se de uma alteração na cadeia beta da hemoglobina, inviabilizando o desenvolvimento normal das hemácias, as quais ficam com um formato de foice. O trasporte de oxigênio será comprometido, o que acarretara quadros graves de anemia e entre outras complicações.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Anemia falciforme/ probabilidade  Empty Re: Anemia falciforme/ probabilidade

Mensagem por juliaoliveirac Sáb 28 maio 2016, 18:50

hugo araujo escreveu:Ao meu ver faltou uma informação crucial no enunciado dessa questão. Devia especificar se a Anemia Falciforme é determinada por genes recessivos ou dominantes em cromossomos sexuais ou autossômicos.

Eu não tenho essa informação.

Mas sobre a anemia falciforme, ela se caracteriza por ser uma pleiotropia: um único par de genes alelos determina mais de uma manifestação fenotípica. A anemia falciforme trata-se de uma alteração na cadeia beta da hemoglobina, inviabilizando o desenvolvimento normal das hemácias, as quais ficam com um formato de foice. O trasporte de oxigênio será comprometido, o que acarretara quadros graves de anemia e entre outras complicações.
Assim, como no enunciado diz que os pais possuem traço falcêmico, coloquei como se fossem HbAHbS
Aí fiz o cruzamento e achei 1/4 para falcêmico 
Como queriam uma menina 1/4X1/2=1/8
Queria saber se estou certa e como eu responderia a segunda perunta: " explique por meio de um esquema a gênese..."
Seria para falar da mutação ocorrida na cadeia beta da hemoglobina...
Obrigada!

juliaoliveirac
Jedi
Jedi

Mensagens : 456
Data de inscrição : 20/03/2015
Idade : 26
Localização : Aracaju, Sergipe, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Anemia falciforme/ probabilidade  Empty Re: Anemia falciforme/ probabilidade

Mensagem por juliaoliveirac Sáb 28 maio 2016, 18:52

No caso como eu faria esse esquema?

juliaoliveirac
Jedi
Jedi

Mensagens : 456
Data de inscrição : 20/03/2015
Idade : 26
Localização : Aracaju, Sergipe, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Anemia falciforme/ probabilidade  Empty Re: Anemia falciforme/ probabilidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos