PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gráfico de uma função trigonométrica

2 participantes

Ir para baixo

Gráfico de uma função trigonométrica Empty Gráfico de uma função trigonométrica

Mensagem por Renan Phoenix Seg 23 Mar 2015, 20:00

Análise a transformação que ocorre com a função f(x) = 4 + 2.cos (3x - ∏), quando comparada a função f(x) = cos x.

Minha resolução:

Gráfico da função f(x) = 4 + 2.cos (3x - ∏)
Gráfico de uma função trigonométrica Zjj66b
O gráfico transladou 4 unidades para cima; foi dilatado 2 unidades verticalmente; foi comprimido 3 unidades horizontalmente e transladou ∏/12 unidades para a direita.

O gabarito afirma que o gráfico transladou ∏/4 unidades para a direita, divergindo da minha resposta. Por favor, exponham meus erros para que eu possa concertá-los.
Renan Phoenix
Renan Phoenix
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 137
Data de inscrição : 22/01/2015
Idade : 32
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Gráfico de uma função trigonométrica Empty Re: Gráfico de uma função trigonométrica

Mensagem por Ashitaka Seg 23 Mar 2015, 22:31

O primeiro erro está em consertá-los, que é com s e não com c.
f(x) = 4 + 2.cos (3x - ∏) = 4 - 2cos(3x).
O novo período é 1/3 do antigo. Ou seja, a primeira crista ficava a uma distância pi do eixo Y e agora fica a uma distância pi/3, o que sugere que o gráfico transladou 2pi/3 para esquerda.
Mas sinceramente, eu não acho que faça sentido falar em gráfico transladando em função periódica que tem o período alterado. No caso, de x para 3x. Inclusive, se você entendeu o que significa esse transladar neste caso, então me mostre onde isso acontece e talvez eu possa te ajudar. Veja como fica sem sentido comparar:
Gráfico de uma função trigonométrica RQipBIJ

Acredito que teria sentido falar em translado se houvesse uma soma ou subtração de um arco que fizesse diferença... mas posso estar enganado.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos