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Império romano

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Mensagem por Fabinho snow Seg 19 Abr 2021, 16:56

Como todos os condenados, Jesus trazia em
torno do seu pescoço um letreiro que explica o motivo
de sua condenação [...]. De fato, condenar Jesus como
“Rei dos judeus” constituía para as autoridades
romanas uma força de dissuasão: elas pensavam levar
assim à reflexão qualquer pessoa que tivesse sido
tentada a insurgir a população por qualquer motivo
nacionalista. O letreiro indicativo do delito permitia
identificar, no direito romano, qual lei tinha sido
aplicada. No caso de Jesus foi a “lex de maiestate”,
uma lei anterior a Júlio César e a Augusto que punia
com a morte a alta traição em relação ao Estado – ou
seja, Jesus foi condenado por rebelião em relação à
autoridade imperial.
MIMOUNI, Simon C. “A morte de um rebelde”. In: História Viva,
edição especial temática n. 19, São Paulo: Segmento – Duetto editorial, p. 72.
O episódio narrado no trecho acima ilustra o(a)

A condenação de Cristo em conformidade com as leis.
B caráter despótico do império governado por generais.
C auge da perseguição imposta aos cristãos no Alto
Império.
D liderança rebelde do acusado sobre os judeus da
Palestina.
E fragilidade da Pax romana diante das revoltas nas
províncias


gaba:


É evidente que, de acordo com o texto, os romanos estavam seguindo as próprias leis, mas o próprio início do texto dá uma sensação maior de que condenariam Jesus por uma coisa, mas que não seria conveniente fazê-lo, e então buscaram outra forma de condená-lo. Logo, na minha visão, a b abrangeria melhor a resposta da questão.

Fabinho snow
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Mensagem por RAFA&L Seg 19 Abr 2021, 18:02

Você disse: "o próprio início do texto dá uma sensação maior de que condenariam Jesus por uma coisa, mas que não seria conveniente fazê-lo".
Não consegui encontrar isso no trecho citado. Não acho que, pelo que foi dito no texto, dá a entender que forçaram - ou buscaram de todas as formas - a condenação de Jesus.
Muito pelo contrário, "o letreiro indicativo do delito permitia
identificar, no direito romano, qual lei tinha sido
aplicada"; o que deixa evidente a condenação em conformidade com lei. 

Além disso, a lei já existia antes mesmo da condenação de Jesus - "uma lei anterior a Júlio César e a Augusto". O que mostra que a lei não foi criada simplesmente para criarem uma justificativa para a condenação de Jesus.


Obs: Digo isso tudo com base no que está escrito NO TRECHO do enunciado. É claro que se levarmos em conta outras coisas que estão para além do que nos é apresentado no texto poderíamos, TALVEZ, chegar na alternativa B). Mas o comando deixa claro que quer uma resposta baseada no texto do enunciado. 

RAFA&L
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