PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

9 cientistas

3 participantes

Ir para baixo

9 cientistas Empty 9 cientistas

Mensagem por Gabriel EFOMM12345 Sex 18 Jul 2014, 12:51

Nove cientistas trabalham em um projeto sigiloso. Por questões de segurança os planos são guardados em um cofre protegido por muitos cadeados de modo que só é possível abri-los todos se houver pelo menos 5 cientistas presentes.

a) Qual é o número mínimo possível de cadeados?
b) Na situação do item (a), quantas chaves cada cientista deve ter?

Gabriel EFOMM12345
Jedi
Jedi

Mensagens : 250
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 30
Localização : juiz de fora - MG

Ir para o topo Ir para baixo

9 cientistas Empty Re: 9 cientistas

Mensagem por Ashitaka Sex 18 Jul 2014, 14:20

a) Se fizermos grupos de 4 cientistas, para cada grupo sobrará 1 cadeado que não pode ser aberto, pois o cientista que falta é o que teria a chave dele. Como há C(9,4) = 126 grupos em que sobra um cadeado que não será aberto, então o número mínimo de cadeados é 126.

b) Como cada grupo precisa de 5 cientistas, se eu tirar um cientista específico do total, todos os grupos do qual ele participa não conseguirão abrir pois faltará a chave dele em cada uma das tentativas de um grupo em que falta ele. O número de grupos em que falta esse cientista específico é C(8,4) = 70, então ele tem 70 chaves.

Tem o gabarito para confirmar? Probleminha difícil, precisei olhar uns semelhantes para resolver.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

9 cientistas Empty Re: 9 cientistas

Mensagem por Gabriel EFOMM12345 Sex 18 Jul 2014, 14:33

tá correto, amigo, valeu!

Gabriel EFOMM12345
Jedi
Jedi

Mensagens : 250
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 30
Localização : juiz de fora - MG

Ir para o topo Ir para baixo

9 cientistas Empty Re: 9 cientistas

Mensagem por L.Lawliet Sex 03 Abr 2015, 10:32

Ashitaka, eu to tendo dificuldade em entender o problema. Voce poderia ver uma outra forma de explicar pra mim, por favor? Very Happy

Nessa parte " Se fizermos grupos de 4 cientistas, para cada grupo sobrará 1 cadeado que não pode ser aberto, pois o cientista que falta é o que teria a chave dele. " O que está garantindo, necessariamente, a existencia do um cadeado que nao pode ser aberto? Deve faltar, mas o que garante a "falta"?
Quero dizer, se nao me engano, eu consegui entender que: Escolhido 4 cientistas, deve faltar uma unica chave que o quinto cientista deve possuir para abrir todos os cadeados. Até aí beleza, eu acho. Mas não nao consigo entender o que garante a existencia dessa unica chave ao escolher 4 cientistas. Entende o que quero dizer?

Valeu!!

L.Lawliet
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 797
Data de inscrição : 30/10/2013
Idade : 28
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

9 cientistas Empty Re: 9 cientistas

Mensagem por L.Lawliet Ter 07 Abr 2015, 10:19

up!

L.Lawliet
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 797
Data de inscrição : 30/10/2013
Idade : 28
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

9 cientistas Empty Re: 9 cientistas

Mensagem por L.Lawliet Qua 08 Abr 2015, 17:54

Alguem Very Happy ?

L.Lawliet
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 797
Data de inscrição : 30/10/2013
Idade : 28
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

9 cientistas Empty Re: 9 cientistas

Mensagem por Ashitaka Qua 08 Abr 2015, 19:40

L.Lawliet, antes de se preocupar com esse problema que é, na minha opinião, um pouco mais difícil, você leu as resoluções dos outros que te respondi? Pois não deu um feedback. Muitas vezes a ideia para a resolução de um problema pode vir de outro que já foi resolvido. É importante que o caminho seja seguido na ordem certa.
O que garante que sobrará 1 cadeado se fizermos grupos de 4 cientistas é o próprio enunciado que diz que só é possível abrir se houver pelo menos 5.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

9 cientistas Empty Re: 9 cientistas

Mensagem por L.Lawliet Qui 09 Abr 2015, 00:58

Poxa, é mesmo. Nao agradeci as suas resposta. Me desculpe Embarassed . Valeu Ashitaka! Deu pra entender sim. Foram excelentes explicações assim como essa ↑. Mais uma vez, me desculpe!

L.Lawliet
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 797
Data de inscrição : 30/10/2013
Idade : 28
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

9 cientistas Empty Re: 9 cientistas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos