PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

duvida virus e mecanismo de adsorção

4 participantes

Ir para baixo

duvida virus e mecanismo de adsorção Empty duvida virus e mecanismo de adsorção

Mensagem por r@ul Sáb 21 Jun 2014, 13:18

Recentemente a imprensa noticiou a comercialização de uma nova droga denominada Fuzeon, para combater o HIV. Em vez de agir sobre as células infectadas, o remédio modifica o vírus, impedindo sua entrada na célula. A ação desse remédio consiste em:

a) alterar proteínas que o vírus utiliza para se encaixar na membrana da célula.
b) retirar a cápsula de proteína que recobre o vírus.
c) modificar o DNA do vírus, provocando mutação.
d) alterar o metabolismo viral, causando modificações nas proteínas produzidas em seu interior.
e) dificultar a locomoção do vírus dentro do organismo.


sei que a resposta correta é  A. mas...

o virus da AIDS é envelopado, logo a adsorção dele na celula hospedeira ocorre por proteinas presentes no envelope lipidico, certo?

 o item B fala de retirar a cápsula protéica, mas aí eu pensei: "suponhamos que haja um  agente biologico que seja capaz de retirar a cápsula proteica. Pensei que embora a retirássemos o vírus ainda poderia infectar outras células pois a especificidade do envelope com a membrana plasmática permitiria a entrada do genoma viral, este responsavel por infectar a celula e comandar a sintese de novos vírus"
 
Pensei isso após observar esse esquema abaixo
duvida virus e mecanismo de adsorção 2zqfptu


estaria certo pensar assim? eu estou cometendo algum erro conceitual??
r@ul
r@ul
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 109
Data de inscrição : 10/05/2013
Idade : 33
Localização : fortaleza, ce, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

duvida virus e mecanismo de adsorção Empty Re: duvida virus e mecanismo de adsorção

Mensagem por Nina Luizet Dom 22 Jun 2014, 20:40

Os capsômeros são proteínas que formam o capsídeo. Elas se combinam quimicamente com moléculas da membrana celular , permitindo a invasão do vírus na célula . Se o remédio alterar as proteínas dos capsômeros , o vírus não irá infiltrar na célula e o Fuzeon será eficaz . Por isso a alternativa mais certa é a letra A . Smile
Nina Luizet
Nina Luizet
matadora
matadora

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 24
Localização : Brasil, RN , Mossoró

Ir para o topo Ir para baixo

duvida virus e mecanismo de adsorção Empty Re: duvida virus e mecanismo de adsorção

Mensagem por r@ul Seg 23 Jun 2014, 07:38

eu sei que a resposta é a A.  Levantei apenas o questionamento:
 "suponhamos que haja um  agente biologico que seja capaz de retirar a cápsula proteica. Pensei que embora a retirássemos do vírus, este ainda poderia infectar outras células, pois a especificidade do envelope com a membrana plasmática permitiria a entrada do genoma viral (responsavel por infectar a celula e comandar a sintese de novos vírus)"????
r@ul
r@ul
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 109
Data de inscrição : 10/05/2013
Idade : 33
Localização : fortaleza, ce, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

duvida virus e mecanismo de adsorção Empty Re: duvida virus e mecanismo de adsorção

Mensagem por John47 Seg 23 Jun 2014, 08:14

Com licença,Nina.

Raul é possível que ao se retirar a cápsula de proteína de um vírus ele ainda   infecte uma célula. ''Apenas'' vai reduzir a capacidade de infecção do vírus.

John47
Jedi
Jedi

Mensagens : 487
Data de inscrição : 03/03/2014
Idade : 30
Localização : Sul de Minas

Ir para o topo Ir para baixo

duvida virus e mecanismo de adsorção Empty Re: duvida virus e mecanismo de adsorção

Mensagem por Kobalt42 Seg 23 Jun 2014, 16:36

 "suponhamos que haja um  agente biologico que seja capaz de retirar a cápsula proteica. Pensei que embora a retirássemos do vírus, este ainda poderia infectar outras células, pois a especificidade do envelope com a membrana plasmática permitiria a entrada do genoma viral (responsavel por infectar a celula e comandar a sintese de novos vírus)"

Seguinte, moço: distinguamos de vez cápsula e envelope. Creio que o seu raciocínio condiz, afinal, a cápsula pouco tem a ver com o mecanismo de entrada, mas sim com o de "guarda" do material genético e das proteínas. Quando o HIV entra na célula, o capsídeo se desfaz para deixar que o material aja no hialoplasma da célula e afins, e é formado de novo quando no fim do ciclo lítico, para, posteriormente a formação deste, o vírus sair (levando um pedaço da membrana da célula como envelope). Eu vejo a função da cápsula mais como meio de coesão do material do vírus para o momento de saída, então, se retirado posteriormente a esta, não seria tamanho o impedimento para perpetuação da existência viral, já que o material passaria a ser "guardado" pelo envelope.


Spoiler:
Kobalt42
Kobalt42
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 109
Data de inscrição : 04/06/2014
Idade : 26
Localização : Guará, DF, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

duvida virus e mecanismo de adsorção Empty Re: duvida virus e mecanismo de adsorção

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos