PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

me expliquem como resolver esse problema !!!!

2 participantes

Ir para baixo

me expliquem como resolver esse problema !!!! Empty me expliquem como resolver esse problema !!!!

Mensagem por fill2013 Dom 16 Fev 2014, 15:30

o gerente de um armazém queria pesar cinco sacos de farinha. No armazém havia uma balança que só fazia pesagens acima de 100kg. O gerente não se perturbou,e se pôs a pesar os sacos de dois em dois. Com cinco sacos conseguiu formar 10 pares distintos, por isso teve de fazer dez pesagens. Os resultados em kg das pesagens foram, em ordem crescente, os seguintes números: 110,112,113,114,115,116,117,118,120 e 121. Em ordem crescente dos pesos, o terceiro saco pesava.

fill2013
Padawan
Padawan

Mensagens : 68
Data de inscrição : 08/04/2013
Idade : 28
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

me expliquem como resolver esse problema !!!! Empty Re: me expliquem como resolver esse problema !!!!

Mensagem por Euclides Dom 16 Fev 2014, 21:09

Ao montar todos os pares possíveis cada saco comparece em 4 pares distintos. Assim a soma das massas de todos os pares representa 4 vezes a soma real das massas.

Soma dos pares = 1156kg
Soma real das massas = 289kg

os dois sacos mais leves pesam juntos 110kg e os dois mais pesados pesam juntos 121kg. Esses 4 sacos pesam juntos 231kg, assim o quinto saco, que é o terceiro em ordem de peso tem

289-231=58kg

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos