PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Opinião sobre os livros do Marcelo Rufino ?

3 participantes

Ir para baixo

Opinião sobre os livros do Marcelo Rufino ? Empty Opinião sobre os livros do Marcelo Rufino ?

Mensagem por matheusenra Seg 23 Dez 2013, 17:14

Gostaria de saber o que vocês acham da coleção Elementos da Matemática do Marcelo Rufino, especialmente sobre os Volumes 3 e/ou 4. E outra, vocês acham ele uma boa alternativa pra matemática da prova da EFOMM ?
matheusenra
matheusenra
Jedi
Jedi

Mensagens : 234
Data de inscrição : 26/07/2012
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião sobre os livros do Marcelo Rufino ? Empty Re: Opinião sobre os livros do Marcelo Rufino ?

Mensagem por Matheus Bertolino Seg 23 Dez 2013, 20:22

Tenho os volumes 1, 2 e 3; são bons, mas são meio avançados, eu não os estudaria sem antes ter tido contato com o assunto. A coleção é voltada para pré-vestibulandos IME-ITA, acho que pra EFOMM deve ser meio exagerada. Acho que com uma base boa, resolver provas anteriores vai ser tua melhor fonte de estudo. Já estudou pelas coleções do Iezzi (FME) ou do Aref (Noções de Mat.)? Se não, eu no seu lugar pegaria elas pra estudar.
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião sobre os livros do Marcelo Rufino ? Empty Re: Opinião sobre os livros do Marcelo Rufino ?

Mensagem por matheusenra Ter 24 Dez 2013, 01:07

Já estudei pelo FME, tenho base em matemática e apesar de querer EFOMM, ano que vem estudarei em um curso IME-ITA. E outra, quando você diz ''avançado'' é em questão dos exercícios ou da teoria abordada ? Quero conhecer bem o livro antes de comprar.
matheusenra
matheusenra
Jedi
Jedi

Mensagens : 234
Data de inscrição : 26/07/2012
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião sobre os livros do Marcelo Rufino ? Empty Re: Opinião sobre os livros do Marcelo Rufino ?

Mensagem por Matheus Bertolino Ter 24 Dez 2013, 01:46

Em ambos, porém mais na questão de exercícios, apesar de ele ter uma boa teoria complementar em praticamente todos os assuntos. Alguns capítulos começam com exercícios fáceis, alguns até com muitas de nível de federal, mas depois que chegam as questões do ITA, é só ITA pra cima... questões de olimpíadas nacionais e de outros países, questões originais do autor, bem pancadas. Pelo o que estou vendo aqui no meu, não achei nenhuma questão da EFOMM, apesar de ter várias da EPCAr, ExPCEx, Colégio Naval, AFA, ITA, IME (as questões vem por instituição geralmente).
Sei que EFOMM cobra um bocado de cálculo, mas tirando isso, não acho que as outras questões sejam tão complicadas. Os volumes do Rufino são pequenos, mas tem questões demais até, se você vai fazer Turma ITA talvez o tempo seja pouco para resolvê-lo, e provavelmente tudo que você precisa tu já vai ver na sua Turma ITA.
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião sobre os livros do Marcelo Rufino ? Empty Re: Opinião sobre os livros do Marcelo Rufino ?

Mensagem por Wilson Calvin Ter 24 Dez 2013, 06:20

É uma boa coleção, apesar que acho que tem questões que com a teoria dele não se resolve.

Acho que a teoria do FME ou Aref não serve pra muita coisa para resolver as questões mais elaboradas do rufino.

Eu não indicaria ela. Somente o volume 2
Wilson Calvin
Wilson Calvin
Matador
Matador

Mensagens : 524
Data de inscrição : 26/02/2013
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião sobre os livros do Marcelo Rufino ? Empty Re: Opinião sobre os livros do Marcelo Rufino ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos