PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Deslocamento de equilíbrio

4 participantes

Ir para baixo

Deslocamento de equilíbrio Empty Deslocamento de equilíbrio

Mensagem por brendad 25/8/2013, 5:00 am

A amônia (NH3) é uma substancia química muito importante para a indústria. Ela é utilizada na preaparação dos produtos de limpeza, dos explosivos, dos fertilizantes, das fibras de matéria têxtil, etc. A síntese de NH3 é realizada em fase gasosa, à temperatura de aproximadamente 450ºC, de acordo com a seguinte reação:
N2 + 3H2 → 2NH3 + energia
É CORRETO afirmar que:
a) o rendimento da reação de síntese de NH3 aumenta com a elevação da temperatura.
b) a velocidade da reação de síntese de NH3 diminui com a elevação da temperatura.
c) a velocidade da reação de síntese de NH3 aumenta se a pressão de N2 aumenta.
d) a reação de síntese de NH3 é endotérmica.




Não sei o gabarito... Estou entre ''b'' e ''c''

brendad
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 100
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 28
Localização : Campinas, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Deslocamento de equilíbrio Empty Re: Deslocamento de equilíbrio

Mensagem por Trulio 25/8/2013, 8:32 am

A resposta é letra B (A elevação da temperatura desloca o equilíbrio para o sentido endotérmico). Como essa reação é exotérmica,na elevação da temperatura o equilíbrio será deslocado para a esquerda,ou seja,diminui o NH3.
Trulio
Trulio
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 101
Data de inscrição : 10/05/2013
Idade : 28
Localização : Campo Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Deslocamento de equilíbrio Empty Re: Deslocamento de equilíbrio

Mensagem por brendad 25/8/2013, 8:56 am

e por que a c está errada? aumentar a pressão parcial de N2 não deslocaria a reação também?

brendad
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 100
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 28
Localização : Campinas, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Deslocamento de equilíbrio Empty Re: Deslocamento de equilíbrio

Mensagem por Trulio 25/8/2013, 9:12 am

Verdade,quando se aumenta a pressão parcial de um gás,a sua concentração molar na reação também aumenta,assim se aumentou N2,o equilíbrio desloca para a direita produzindo NH3. Acho que são duas resposta,certo?
Trulio
Trulio
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 101
Data de inscrição : 10/05/2013
Idade : 28
Localização : Campo Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Deslocamento de equilíbrio Empty Re: Deslocamento de equilíbrio

Mensagem por brendad 25/8/2013, 11:12 am

Aí a minha dúvida... Mas obrigada pela ajuda, de qualquer forma Smile

brendad
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 100
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 28
Localização : Campinas, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Deslocamento de equilíbrio Empty Re: Deslocamento de equilíbrio

Mensagem por EricFerro 27/11/2017, 11:23 pm

Na verdade, eu também estava com essa dúvida...Mas ponderei bem, acredito que o gabarito está correto ao dizer ser a 'c' a correta, pois a 'b' afirma 'a velocidade da reação de síntese de NH3 diminui com a elevação da temperatura'. Porque se estudarmos cinética química e, principalmente, a parte da teoria das colisões e teoria do complexo ativado, perceberemos facilmente que com o aumento da temperatura a energia cinética média das moléculas de O2 (g) e H2 (g) aumenta e, portanto, as colisões bem sucedidas (com energia cinética superior ou igual à Ea) aumentam e, consequentemente, a velocidade da reação aumenta como um todo. Porém tanto a reação direta (colisão entre H2 e O2) quanto a reação inversa (colisão entre moléculas de NH3) aumentam e, logo, supondo ser a energia de ativação da reação de decomposição do NH3 nos reagentes maior do que a energia de ativação da reação direta de síntese do NH3, então existe um certo limite de temperatura para reação direta ser favorecida mantendo o rendimento da reação de síntese de NH3 estável. Em outras palavras, elevações extremas de temperatura aumentam a velocidade da reação direta de síntese de NH3, apesar de que o rendimento líquido da reação é afetado. 


Alguém poderia me corrigir se eu estiver errado?

EricFerro
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 152
Data de inscrição : 09/09/2017
Idade : 28
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Deslocamento de equilíbrio Empty Re: Deslocamento de equilíbrio

Mensagem por RAFA&L 27/10/2019, 4:09 pm

O que eu penso sobre essa questão é o seguinte: Estudando cinética química percebemos que um aumento da temperatura aumenta as colisões e, consequentemente, a velocidade de reação de ambas as reações, direta ou inversa. 
Se há aumento de temperatura necessariamente há aumento na velocidade de formação da amônia.

Pela reação dada, as equações de Velocidade ficam assim:
Vdireta = K1.[N2]^2.[H2]^3
Vinversa = K2.[NH3]^2

Então eu acho que o que acontece é o seguinte: para um aumento de temperatura igual para Vdireta e Vinversa, há um aumento de velocidade (pensando como reações independentes) em ambas, mas em termos "liquidos" o K1 deve sofrer um maior aumento do que K2 para um mesmo aumento de temperatura; afinal, a reação de sintese da Amônia é endotérmica. Deu para entender??

Alguem me confirme. Isso tudo é só uma suposição/conclusão minha, que não necessariamente esta correta.

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Deslocamento de equilíbrio Empty Re: Deslocamento de equilíbrio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos