PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Campo Elétrico gerado por Duas Cargas

2 participantes

Ir para baixo

Campo Elétrico gerado por Duas Cargas Empty Campo Elétrico gerado por Duas Cargas

Mensagem por ferpz Sex 16 Ago 2013, 05:31

Meu livro provou a fórmula do campo elétrico gerado por duas cargas da seguinte forma: 

O campo elétrico é definido como: Campo Elétrico gerado por Duas Cargas Gif         (1)

A Lei de Coulomb afirma que: Campo Elétrico gerado por Duas Cargas Gif       (2)



Substituindo (2) em (1), temos: Campo Elétrico gerado por Duas Cargas Gif      (3)


Meu livro fala: Uma carga elétrica de fonte, Q, cria em torno de si um campo elétrico, de tal forma que se uma carga de prova q for colocada nas proximidades da carga fonte, ela experimenta uma força de módulo F.

A minha dúvida é: SEMPRE essa força de módulo F será a força interativa de duas cargas dada pela Lei de Coulomb? 

Eu temo por essa prova ser apenas um corolário de algum teorema ou prova mais formal que o livro do ensino médio não pode cobrir. Quero entender bem os conceitos. Obrigado! Very Happy

ferpz
Iniciante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 18/10/2012
Idade : 29
Localização : Marília, São Paulo e Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Campo Elétrico gerado por Duas Cargas Empty Re: Campo Elétrico gerado por Duas Cargas

Mensagem por kakaroto Sex 16 Ago 2013, 07:43

Sim amigo e no caso de uma carga positiva  o campo gerado será de afastamento, carga negativa será de atração
kakaroto
kakaroto
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 628
Data de inscrição : 01/04/2013
Idade : 30
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Campo Elétrico gerado por Duas Cargas Empty Re: Campo Elétrico gerado por Duas Cargas

Mensagem por ferpz Sex 16 Ago 2013, 07:47

Beeleza! Sendo isso mesmo, faz bastante sentido! Esse é o problema de aprender pelo livro, sempre fica aquelas perguntinhas no ar. Obrigado pela resposta!

ferpz
Iniciante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 18/10/2012
Idade : 29
Localização : Marília, São Paulo e Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Campo Elétrico gerado por Duas Cargas Empty Re: Campo Elétrico gerado por Duas Cargas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos