PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uma invenção genial!!

3 participantes

Ir para baixo

Uma invenção genial!! Empty Uma invenção genial!!

Mensagem por Euclides Ter 30 Jul 2013, 17:40

Uma questão postada no fórum hoje (30.07.2013) trazia um preâmbulo que me chamou a atenção e fui pesquisar. A surpresa é uma invenção genial, simples e barata, cujos princípios todos nós poderemos entender.

A questão foi esta: https://pir2.forumeiros.com/t53572-transformacao-adiabatica#190329

Uma invenção genial!! Tecnologia1Uma invenção genial!! Tecnologia2

O sul-coreano Suh Won-Gil, de 39 anos, quer brilhar na próxima Copa do Mundo. Seu sonho de sucesso não está dentro de campo, mas fora dele – nas arquibancadas e portões dos vinte estádios da Coréia do Sul e do Japão. Ele é o inventor de uma latinha que, no momento em que é aberta, gela a bebida contida nela. Desde 1985, Suh Won-Gil vinha trabalhando no projeto de embalagem com sistema de auto-refrigeração. O grande desafio era fazer com que a temperatura caísse rapidamente. Nos primeiros protótipos, o líquido demorava até três minutos para resfriar. O modelo que Suh Won-Gil pretende lançar em maio leva apenas quinze segundos para fazer com que a temperatura da bebida no interior da lata despenque de 30 graus Celsius para até 4 graus.

Do lado de fora, a latinha auto-refrigerante é igual a qualquer outra, com as mesmas dimensões e material. Dentro, existe uma serpentina oca de metal, toda preenchida com gás carbônico. Sua parte superior fica ligada ao anel usado para abrir a lata. Uma vez aberta, o gás é liberado. Ao ser expelido bruscamente, esfria a serpentina de tal forma que a bebida em contato com ela também fica gelada. Segundo Suh Won-Gil, a tecnologia pode ser adaptada para garrafas. Essa não é a primeira técnica criada para auto-refrigeração de latinhas, mas parece ser a melhor e a mais viável economicamente. Uma delas, baseada num sistema a vácuo, demorava mais de dois minutos para gelar a bebida e tinha um custo de produção altíssimo. "O preço da nossa latinha varia de 8 a 12 centavos de dólar, para produção em larga escala", diz Suh Won-Gil. Poucos centavos a mais do que as embalagens tradicionais, que custam em média 7 centavos.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Uma invenção genial!! Empty Re: Uma invenção genial!!

Mensagem por kakaroto Ter 30 Jul 2013, 21:55

Economiza energia e também perde-se um pouco do volume de líquido da latinha original. Acho que a economia prepondera sobre o volume perdido!
kakaroto
kakaroto
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 628
Data de inscrição : 01/04/2013
Idade : 30
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Uma invenção genial!! Empty Re: Uma invenção genial!!

Mensagem por TheVitaoBR Sáb 10 Ago 2013, 12:00

Inteligente, mas imagina quantas pessoas processariam as empresas de ter encontrado uma "mola" dentro das latas se implementassem isso aí kkkk
TheVitaoBR
TheVitaoBR
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 10/08/2013
Idade : 27
Localização : Belém, Pará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uma invenção genial!! Empty Re: Uma invenção genial!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos