PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

3° Lei de Newton

2 participantes

Ir para baixo

3° Lei de Newton Empty 3° Lei de Newton

Mensagem por Speedytouch Ter 23 Jul 2013, 17:02

Olá pessoal, tenho uma dúvida que, creio eu, muitas pessoas já tiveram:

 A terceira lei de newton nos ensina que "A toda força de ação corresponde uma força de reação, com a mesma intensidade, mesma direção e sentido contrário.", no entanto, minha dúvida era: "Se Ação e reação tem a mesma intensidade, porque elas não se anulam?", até que veio a explicação: "As forças de ação e reação estão aplicadas em corpos distintos e, portanto, nunca se equilibram.", mas, minha mente traumatizada pelo Ensino Público de ensino (kkkk) não conseguiu se convencer com essa explicação até que cheguei a seguinte conclusão (Infelizmente no cursinho não temos tempo pra entender tudo como se deveria, caindo na velha decoreba): "Se eu empurro uma caixa com uma força X e ela me empurra com essa mesma força X (reação), eu não fico parado porque provavelmente eu sou muito mais pesado que a caixa, oque mudaria o resultado se jogássemos na equação F=ma."


 Afinal, esse meu pensamento acima está correto? Espero que tenham entendido, sou péssimo em explicações.

Speedytouch
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/04/2013
Idade : 28
Localização : casa

Ir para o topo Ir para baixo

3° Lei de Newton Empty Re: 3° Lei de Newton

Mensagem por Euclides Ter 23 Jul 2013, 17:48

O que acontece ao empurrar a caixa é o mesmo que está ilustrado abaixo. Existem dois pares ação-reação atuando. Você primeiro empurra o chão para trás e o chão o empurra para a frente. Parte dessa força é transmitida à caixa e a empurra para a frente. A força que você faz no chão é maior do que as componentes que atuam em você e na caixa.

3° Lei de Newton A_action_reaction

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

3° Lei de Newton Empty Re: 3° Lei de Newton

Mensagem por Speedytouch Ter 23 Jul 2013, 18:00

Acho que começa a fazer sentido pra mim, mas preciso refletir um pouco mais sobre o que disse. Tem coisas que por mais que seja simples não consigo entender de imediato. Obrigado!

Speedytouch
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/04/2013
Idade : 28
Localização : casa

Ir para o topo Ir para baixo

3° Lei de Newton Empty Re: 3° Lei de Newton

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos