PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A seca no Nordeste

2 participantes

Ir para baixo

A seca no Nordeste Empty A seca no Nordeste

Mensagem por gmedeiros Seg 27 maio 2013, 00:17

Olá pessoal!
Faz mais de dez anos que eu não faço uma redação, porém nunca gostei de fazê-la por que não conseguia concluir, depois surgiu o interesse de estudar para o concurso da Polícia Rodoviária Federal que exige ela. Eu peço, por favor, que alguém corrija e se puder coloque uma nota.


A seca no Nordeste

Todos sabem que a seca no sertão é um problema antigo, mesmo assim o Estado ao longo dos anos não deu importância à população situada nas regiões afetadas pela estiagem. Por consequência, muitos moradores de lá, já tiveram perdas tanto sociais como econômicas. A fim de acabar com o sofrimento desse povo do semiárido, novas medidas foram criadas por ele, para enfrentar esse fenômeno.

A seca é um fenômeno cíclico que ocorre com frequência no sertão Nordestino e em virtude dela, surgiu a chamada migração forcada: famílias são obrigadas a se deslocares para outros municípios em busca de melhores condições de vida. Além disso, a dizimação da produção agrícola e do rebanho é algo importante a ressaltar, pois não apenas a colheita ruim como também animais mortos representam prejuízos financeiros. Ciente desses acontecimentos, o Governo institui ações emergenciais.

Por outro lado, observa-se a necessidade de combate aos efeitos da seca para reduzir a miséria naquelas áreas prejudicas. Conforme o Governo Federal, a ampliação de novas ações emergenciais irá minimizar os impactos negativos ocasionados pela estiagem, como, por exemplo: operação carro-pipa, construção de cisterna e bolsa estiagem, nesse último, o agricultor recebe um auxílio pecuniário por viver no município em situação de calamidade pública. A princípio, elas são consideradas urgentes, todavia existem outras de longo prazo, a exemplo das barragens: barreiras construídas em meio a cursos de água com objetivo de garantir o abastecimento hídrico.

Sendo assim, é fundamental que os governantes tenham consciência dos problemas sócio-econômicos causados pela seca no semiárido Nordestino, além de implementar os planos de ações contra ela. Entretanto, isso não é o bastante, é preciso investir mais nas construções de cisternas e barragens, bem como nas perfurações de poços, já que essas medidas urgentes e de logo prazo irão conter as migrações e as perdas financeiras.


gmedeiros
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 42
Localização : olinda

Ir para o topo Ir para baixo

A seca no Nordeste Empty Re: A seca no Nordeste

Mensagem por Convidado Seg 27 maio 2013, 00:49

Está muito bom! Está bem estruturado, desenvolvido com argumentação que revela conhecimento do problema e tem um encerramento adequado. Você fez bom uso do Português.

Há algumas vírgulas fora de lugar, mas foi uma boa redação.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A seca no Nordeste Empty Re: A seca no Nordeste

Mensagem por Wilson Calvin Ter 28 maio 2013, 13:32

Eu gostei, não arrisco uma nota por não ter avaliado possíveis erros de português e tals.

Reparei mas no domínio do tema e na coesão do texto
Wilson Calvin
Wilson Calvin
Matador
Matador

Mensagens : 524
Data de inscrição : 26/02/2013
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

A seca no Nordeste Empty Re: A seca no Nordeste

Mensagem por gmedeiros Ter 28 maio 2013, 22:29

Lionel P. escreveu:Está muito bom! Está bem estruturado, desenvolvido com argumentação que revela conhecimento do problema e tem um encerramento adequado. Você fez bom uso do Português.

Há algumas vírgulas fora de lugar, mas foi uma boa redação.

Muito obrigado por ter corrigido, eu gostaria que tivesse apontado os erros, pois eu iria evitá-los nas minhas próximas redações.

gmedeiros
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 42
Localização : olinda

Ir para o topo Ir para baixo

A seca no Nordeste Empty Re: A seca no Nordeste

Mensagem por gmedeiros Ter 28 maio 2013, 22:44

Wilson Calvin escreveu:Eu gostei, não arrisco uma nota por não ter avaliado possíveis erros de português e tals.

Reparei mas no domínio do tema e na coesão do texto

Muito obrigado Wilson pela sua atenção, se tivesse mostrado minhas falhas gramaticais, eu ficaria ainda mais feliz.





gmedeiros
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 42
Localização : olinda

Ir para o topo Ir para baixo

A seca no Nordeste Empty Re: A seca no Nordeste

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos