PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESTRUTURA DO ÁTOMO - Camada de Valência.

3 participantes

Ir para baixo

ESTRUTURA DO ÁTOMO - Camada de Valência. Empty ESTRUTURA DO ÁTOMO - Camada de Valência.

Mensagem por luiz mattos 15/3/2012, 2:34 pm

(UNIFOR- CE) Dos números atômicos que seguem, qual corresponde a um elemento químico com 5 elétrons de valência?
a) 5
b) 13
c) 25
d) 33 - Resposta certa
e) 40

Eu fiz da seguinte maneira:

1s² 2s² 2p3, pois a soma dos subníveis 2s² e 2p3 é igual a 5, sendo 2s² e 2p3 as últimas camadas, como sugere a questão; ou seja, não tem resposta. Onde estaria errando nessa questão?

Obrigado!
luiz mattos
luiz mattos
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 126
Data de inscrição : 05/12/2011
Idade : 35
Localização : Ubatuba - SP

https://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100003086161036

Ir para o topo Ir para baixo

ESTRUTURA DO ÁTOMO - Camada de Valência. Empty Re: ESTRUTURA DO ÁTOMO - Camada de Valência.

Mensagem por Aimée Teixeirinha 15/3/2012, 3:15 pm

Olá Luiz!

Quando você faz essa distribuição eletrônica, 1s² 2s² 2p³, estará realizando a distribuição de um átomo neutro de número atômico igual a 7 (2+2+3).

Você pode fazer a distribuição eletrônica do número atômico (que no caso do átomo neutro será também o número de elétrons) de cada alternativa. Entendeu?

A resposta é 33,né? Então vamos para a distribuição eletrônica. Entretanto, não sei elevar o número a 6 ou 10, tá? Embarassed

1s² 2s² 2p6 3s² 3p6 4s² 3d10 4p³
Pela distribuição dos 33 elétrons, vemos que a camada de valência (última camada, que no caso é a camada 4) terá 5 elétrons. Very Happy

Espero ter ajudado!

Aimée Teixeirinha
Padawan
Padawan

Mensagens : 78
Data de inscrição : 06/03/2012
Idade : 29
Localização : BRUMADO, BAHIA, BRASIL

Ir para o topo Ir para baixo

ESTRUTURA DO ÁTOMO - Camada de Valência. Empty Re: ESTRUTURA DO ÁTOMO - Camada de Valência.

Mensagem por Werill 15/3/2012, 3:29 pm

Acho muita sacanagem essas questões que tem que ver alternativa por alternativa ¬¬

Werill
Monitor
Monitor

Mensagens : 826
Data de inscrição : 01/09/2011
Idade : 26
Localização : Limeira - SP, Brasil

http://dexd.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

ESTRUTURA DO ÁTOMO - Camada de Valência. Empty Re: ESTRUTURA DO ÁTOMO - Camada de Valência.

Mensagem por luiz mattos 15/3/2012, 7:00 pm

Então, eu não estava errado no modo de fazer; no entanto, essa é uma questão que tem de eliminar por alternativas.
Obrigado, pensei que estava errado!! Very Happy
luiz mattos
luiz mattos
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 126
Data de inscrição : 05/12/2011
Idade : 35
Localização : Ubatuba - SP

https://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100003086161036

Ir para o topo Ir para baixo

ESTRUTURA DO ÁTOMO - Camada de Valência. Empty Re: ESTRUTURA DO ÁTOMO - Camada de Valência.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos