PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

mecânica, quantidade de movimento

3 participantes

Ir para baixo

mecânica, quantidade de movimento Empty mecânica, quantidade de movimento

Mensagem por guilhermefisica Dom 22 Jan 2012, 16:17

A figura mostra dois blocos, A e B, de mesma massa igual a 5 kg e com velocidades iniciais de 20 m/s e 6 m/s, respectivamente. O bloco A se movimenta durante 4 segundos para atingir o plano perfeitamente iso. Uma vez no plano liso, A colide centralmente com B. Supondo que o coeficiente de restituição é 0,2, pede-se determinar:

a)As velocidades dos blocos A e B após a colisão;

b)A quantidade de calor que corresponde à variação de energia cinética sofrida pelo bloco A na colisão.

Adote g=10 m/s² e o coeficiente de atrito entre A e o plano rugoso u = 0,2.

Então...eu não consegui a figura...mas é so imaginar o bloco A inicialmente em um solo rugoso e ele só sai desse quando atinge o outro bloco, B, e ambos estão em sentidos contrários...



As minhas dúvidas são:



1)Eu cheguei nas velocidades após a colisão de 4,8 m/s e - 1,2 m/s (ou 1,2 m/s, em módulo) para,respectivamente, os blocos B e A. Inicialmente, eu calculei a velocidade final depois que o bloco A sai da superfície rugosa...e essa velocidade passará a ser constante...dessa forma...ai eu igualei as quantidades de movimento antes e depois da colisão....respeitando o sentido positivo que eu adotei (que, no caso, foi positivo para a direita e negativa à esquerda) e ...fiz essa mesma convenção de sinais também no cálculo do coeficiente de restituição....O que eu fiz de errado? No gabarito os valores dão 9,6 e 8,4 para B e A, respectivamente...



2)A questão b(que não fiz, devido a incerteza do resultado da questão a) pede o calor envolvido na variação da energia cinética do bloco A....Essa pergunta é em relação ao atrio neh? E se fosse em relação à colisão, isto é, ao ato de colidir, eu posso sempre afirmar que a energia vai ser térmica ...esse calor não pode vir acompanhado de enrgia sonora...ou energia...enfim..qualquer outra forma de energia possível?

guilhermefisica
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 22/07/2009
Idade : 32
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

mecânica, quantidade de movimento Empty Re: mecânica, quantidade de movimento

Mensagem por Matheus Bertolino Dom 22 Jan 2012, 21:19

1 - Tem certeza que o coeficiente de restituição é de 0,2?
2 - Não é em relação ao atrito, e sim ao próprio choque. A energia não vai ser totalmente térmica na realidade, mas você vai supor no exercício que sim, pois o exercício te diz que a energia térmica corresponde à variação de energia cinética sofrida pelo bloco A. Só calcular Ec inicial e final.
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

mecânica, quantidade de movimento Empty Re: mecânica, quantidade de movimento

Mensagem por guilhermefisica Seg 23 Jan 2012, 14:14

Matheus Bertolino escreveu:1 - Tem certeza que o coeficiente de restituição é de 0,2?
2 - Não é em relação ao atrito, e sim ao próprio choque. A energia não vai ser totalmente térmica na realidade, mas você vai supor no exercício que sim, pois o exercício te diz que a energia térmica corresponde à variação de energia cinética sofrida pelo bloco A. Só calcular Ec inicial e final.



Tenho certeza que o coeficiente de restituição é 0,2...como faz ={?

guilhermefisica
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 22/07/2009
Idade : 32
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

mecânica, quantidade de movimento Empty Re: mecânica, quantidade de movimento

Mensagem por guilhermefisica Qua 15 Fev 2012, 13:32

Desculpe de verdade estar ressucitando tópicos, mas tenho de sanar minhas dúvidas...como que faz este exercicio :{.
Obrigado

guilhermefisica
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 22/07/2009
Idade : 32
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

mecânica, quantidade de movimento Empty Re: mecânica, quantidade de movimento

Mensagem por Curitibana Ter 27 Ago 2013, 11:23

Curitibana
Curitibana
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 117
Data de inscrição : 07/09/2012
Idade : 31
Localização : Curitiba, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

mecânica, quantidade de movimento Empty Re: mecânica, quantidade de movimento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos