PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gotas de água sobre uma chapa muito quente

2 participantes

Ir para baixo

Gotas de água sobre uma chapa muito quente Empty Gotas de água sobre uma chapa muito quente

Mensagem por "João Pedro BR" Seg 09 Out 2023, 19:29

Deixam-se cair algumas gotas de água sobre uma chapa muito quente. As gotas "chiam" e deslizam sobre a chapa porque o líquido é imediatamente aquecido, formando-se uma camada de:

a) líquido entre a chapa e o vapor
b) vapor entre a chapa e o ar
c) água entre a gota e o fogo
d) vapor entre o fogo e a chapa
e) vapor entre cada gota e a chapa

Gabarito: E

Boa noite, pessoal. Não entendi nada nessa aí. Se alguém puder me explicar detalhadamente o que acontece, eu agradeceria bastante =D
Gotas de água sobre uma chapa muito quente 240630-83
"João Pedro BR"
Jedi
Jedi

Mensagens : 203
Data de inscrição : 12/10/2018
Idade : 20
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Gotas de água sobre uma chapa muito quente Empty Re: Gotas de água sobre uma chapa muito quente

Mensagem por Giovana Martins Seg 09 Out 2023, 20:05

Eu até tentaria explicar a questão, mas acho que neste caso vale uma pesquisa na internet mesmo. Acho que você conseguirá melhores explicações dessa forma que eu sugeri.

Esse fenômeno descrito pelo enunciado é famoso; dá para fazer em casa, inclusive (embora isso estrague a frigideira kkk). Chama-se Efeito de Leidenfrost. Dê uma pesquisa, de preferência em vídeo.

O processo de vaporização se ramifica em evaporação, calefação e ebulição. O caso desta questão se aproxima dos casos de calefação.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7632
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

"João Pedro BR" gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Gotas de água sobre uma chapa muito quente Empty Re: Gotas de água sobre uma chapa muito quente

Mensagem por "João Pedro BR" Ter 10 Out 2023, 16:33

Giovana Martins escreveu:
Eu até tentaria explicar a questão, mas acho que neste caso vale uma pesquisa na internet mesmo. Acho que você conseguirá melhores explicações dessa forma que eu sugeri.

Esse fenômeno descrito pelo enunciado é famoso; dá para fazer em casa, inclusive (embora isso estrague a frigideira kkk). Chama-se Efeito de Leidenfrost. Dê uma pesquisa, de preferência em vídeo.

O processo de vaporização se ramifica em evaporação, calefação e ebulição. O caso desta questão se aproxima dos casos de calefação.
Muito obrigado, Giovana! Você acertou em cheio na recomendação. Trata-se de um fenômeno bem específico, então é o tipo de coisa que vale a pena pesquisar para eu me preparar para os vestibulares e as suas numerosas contextualizações  Very Happy

Abração e obrigado por me ajudar mais uma vez!
Gotas de água sobre uma chapa muito quente 240630-83
"João Pedro BR"
Jedi
Jedi

Mensagens : 203
Data de inscrição : 12/10/2018
Idade : 20
Localização : Brasil

Giovana Martins gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Gotas de água sobre uma chapa muito quente Empty Re: Gotas de água sobre uma chapa muito quente

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos