PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Retas e plano

2 participantes

Ir para baixo

Retas e plano  Empty Retas e plano

Mensagem por Júliawww_520 Qua 02 Ago 2023, 18:24

O plano π contém a reta r:x=-y=1-z e equidista dos pontos A=(1,0,0) e B=(0,1,0). Se os pontos A e B pertencem a semi espaços distintos em relação a π, então a abscissa do ponto de interseção de π com o eixo Ox é:
A) ⅓ B) ⅔ C) -⅓ D) -⅔ E) ¾

Não tenho o gabarito.
Perdão estar postando questões sem gabarito mas é pq eu tô corrigindo um simulado antigo e eu não tenho as respostas das questões.
Júliawww_520
Júliawww_520
Jedi
Jedi

Mensagens : 325
Data de inscrição : 08/02/2022
Idade : 20
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Retas e plano  Empty Re: Retas e plano

Mensagem por Medeiros Sáb 23 Set 2023, 18:11

O plano π contém a reta r:x=-y=1-z e equidista dos pontos A=(1,0,0) e B=(0,1,0). Se os pontos A e B pertencem a semi espaços distintos em relação a π, então a abscissa do ponto de interseção de π com o eixo Ox é:
A) ⅓ B) ⅔ C) -⅓ D) -⅔ E) ¾

Júlia, faz quase 50 anos que não brinco com isto mas vou tentar acertar, se é que a questão ainda lhe interessa.

O plano π equidista dos pontos A=(1,0,0) e B=(0,1,0) que estão um de cada lado do plano, então o ponto (M) médio de AB pertence ao plano.
M = (A+B)/2 = (1/2, 1/2, 0)

O plano π contém a reta r: x = -y = 1-z. O vetor diretor da reta é u=(1, -1, -1) e um ponto dela é P(0, 0, 1), ambos também em π.

Consequentemente o vetor v=M-P também está contido em π ---> v = (1/2, 1/2, -1) = (1, 1, -2)
Retas e plano  Scre2042

Temos dois vetores do plano π logo temos o vetor normal (n) do plano.
[latex]\\\vec{n}=\vec{u}\wedge \vec{v} = \begin{vmatrix} \vec{i} & \vec{j} & \vec{k}\\ 1 & -1 & -1\\ 1 & 1 & -2 \end{vmatrix} = (3, 1, 2)[/latex]

Portanto uma primeira equação normal do plano π é -----> 3x + y + 2z + k = 0
Obtemos o valor de k colocando o ponto P (que é do plano) na equação -----> 3.0 + 0 + 2.1 + k = 0 -----> k = -2
E então completamos a eq. do plano
π: 3x + y + 2z - 2 = 0

A interseção de π com 0x implica em que tanto a ordenada quanto a cota do plano são zero, i.e., y = z = 0. Jogando esse dado na equação do plano:
3x + 0 + 2.0 - 2 = 0 ------> x = 2/3
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Júliawww_520 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos