PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Calorimetria

2 participantes

Ir para baixo

Calorimetria  Empty Calorimetria

Mensagem por VenomSnake972 Qua 17 maio 2023, 18:57

Grande parte da frota de veículos brasileira utiliza como combustível o etanol hidratado, que consiste em uma mistura de etanol com água. A densidade do etanol hidratado varia de acordo com a temperatura e a porcentagem de água na mistura. A tabela apresenta os valores aproximados da densidade do etanol hidratado em função da porcentagem de etanol na mistura para diferentes temperaturas.
Calorimetria  Tabela10

Um motorista abasteceu seu carro com 50 kg de etanol hidratado por dia, durante dois dias consecutivos. Sabe-se que, no primeiro dia, a temperatura ambiente era 30 °C e no segundo dia 10 °C. Sendo a porcentagem de água no combustível utilizado igual a 10%, a variação de temperatura acarretou ao motorista uma perda de, aproximadamente:

A) 0,02 L de combustível.
B) 0,51 L de combustível.
C) 0,75 L de combustível.
D) 1,00 L de combustível.
E) 1,50 L de Combustível.

OBS: sem gabarito.

VenomSnake972
Iniciante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 16/09/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Calorimetria  Empty Re: Calorimetria

Mensagem por terapyte Qua 24 maio 2023, 13:41

Posso estar errado e se eu estiver por favor me corrija, mas realizei esse cálculo:
1º dia: 50kg de etanol com 10% de água a 30ºC = 50/0,81 = 61,7L (aproximadamente)
2º dia: A mesma massa de antes só que levando em conta a nova densidade dos 10ºC = 50/0,83 = 60.2L (aproximadamente)
Portanto, a diferença de volume entre o primeiro e o segundo dia foi de 1,5L, simbolizando a perda de combustível.
terapyte
terapyte
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 10/08/2022
Idade : 17

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos