PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como estudar gramática de maneira eficiente?

2 participantes

Ir para baixo

Como estudar gramática de maneira eficiente? Empty Como estudar gramática de maneira eficiente?

Mensagem por Jvictors021 Seg 06 Dez 2021, 20:06

Pessoal, sempre tive muita dificuldade em matérias de linguagens e humanas, não considero que meu português seja péssimo, mas com certeza não está no nível que quero...  

Vocês aconselham o que para decorar regras gramaticais ??? fazer N exercícios igual as exatas ou ler 1,2,3,4,..., 999999 vezes as partes + importantes do livro de gramática do edital do concurso ??

Sinceramente não consigo fazer tantas ligações mentais com a gramática como com a física, em que vc entende conceitos de magnetismo por exemplo devido ao estudo da eletrodinâmica, eletrostática, mecânica e demais... 
Claro por exemplo estudando morfologia bem a sintaxe fica mais fácil. Mas creio que vocês entenderam a minha dúvida.

Abraço a todos!


Última edição por Jvictors021 em Ter 07 Dez 2021, 11:15, editado 1 vez(es)
Jvictors021
Jvictors021
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1116
Data de inscrição : 02/07/2021
Idade : 20
Localização : Passa Quatro - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar gramática de maneira eficiente? Empty Re: Como estudar gramática de maneira eficiente?

Mensagem por Giovana Martins Seg 06 Dez 2021, 21:40

Oii, Victor. Acho que seria interessante se você deixasse indicado na sua postagem qual vestibular você vai prestar. Digo isso, pois há alguns vestibulares que não cobram regras gramaticais (USP, UNESP e UNICAMP, que são os que eu conheço), pelo menos não da forma tradicional.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7657
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar gramática de maneira eficiente? Empty Re: Como estudar gramática de maneira eficiente?

Mensagem por Jvictors021 Seg 06 Dez 2021, 21:58

Giovana Martins escreveu:
Oii, Victor. Acho que seria interessante se você deixasse indicado na sua postagem qual vestibular você vai prestar. Digo isso, pois há alguns vestibulares que não cobram regras gramaticais (USP, UNESP e UNICAMP, que são os que eu conheço), pelo menos não da forma tradicional.
ESPCEX é meu foco, cobra muuiita gramática, não sei se conhece o concurso...
Jvictors021
Jvictors021
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1116
Data de inscrição : 02/07/2021
Idade : 20
Localização : Passa Quatro - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar gramática de maneira eficiente? Empty Re: Como estudar gramática de maneira eficiente?

Mensagem por Giovana Martins Ter 07 Dez 2021, 10:57

Eu já ouvi falar sim da ESPCEX, entretanto, não conheço nadinha sobre a prova. Me perdoe. Deixo a postagem para quem tem mais conhecimento sobre essa prova.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7657
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar gramática de maneira eficiente? Empty Re: Como estudar gramática de maneira eficiente?

Mensagem por Giovana Martins Ter 07 Dez 2021, 10:59

A propósito, peço, por gentileza, que não coloque os títulos de suas postagens em caixa alta. Pelas regras do fórum isso não é permitido.

Regras: https://pir2.forumeiros.com/Regulamentos-h26.htm

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7657
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar gramática de maneira eficiente? Empty Re: Como estudar gramática de maneira eficiente?

Mensagem por Jvictors021 Ter 07 Dez 2021, 11:18

Arrumei o título Giovana. 
Referente ao tópico creio que não seja necessario conhecer a prova para dizer quais assuntos serão mais cobrados etc, já que o objetivo do tópico não é esse... Quero saber de maneira generalizada como os colegas estudam a parte da gramática da lingua portuguesa
Jvictors021
Jvictors021
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1116
Data de inscrição : 02/07/2021
Idade : 20
Localização : Passa Quatro - MG

Giovana Martins gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar gramática de maneira eficiente? Empty Re: Como estudar gramática de maneira eficiente?

Mensagem por Giovana Martins Ter 07 Dez 2021, 11:30

Eu também não estava me referindo aos assuntos/tópicos. Eu estava me referindo justamente ao jeito de estudar essa disciplina, por isso perguntei qual concurso você irá prestar. Por exemplo, nos vestibulares de São Paulo, que são os que eu conheço, ao meu ver, de nada adianta decorar regras e mais regras gramaticais já que esse conteúdo não é cobrado dessa forma nessas provas. Esses vestibulares prezam mais pela interpretação de texto, relações semânticas, conotação/denotação, tipos de discurso etc, ao invés de sintaxe / análise gramatical pura, que é o que eu entendo quando você me diz que a ESPCEX cobra muita gramática.
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7657
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

giuliabvo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar gramática de maneira eficiente? Empty Re: Como estudar gramática de maneira eficiente?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos