PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Teorema de Girard

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido Teorema de Girard

Mensagem por gustavogc14 Sex maio 28 2021, 15:25

Se [latex]x_{1}, x_{2}, x_{3}[/latex] são as raízes da equação [latex]x^{3}-2x^{2}+x-3=0[/latex], então [latex]\frac{x_{1}+x_{2}}{x_{1}+x_{2}+2x_{3}}+\frac{x_{1}+x_{3}}{x_{1}+2x_{2}+x_{3}}+\frac{x_{2}+x_{3}}{2x_{1}+x_{2}+x_{3}}[/latex] é igual a:

A) 0
B) 1-i
C) 1
D) [latex]\sqrt{2}[/latex]
E) não pode ser determinado.

Acho que essa questão sai por Teorema de Girard, mas não consegui. Se alguém pudesse enviar uma resolução, usando esse teorema ou não, agradeceria bastante.


Última edição por gustavogc14 em Sáb maio 29 2021, 14:29, editado 1 vez(es)

gustavogc14
Padawan
Padawan

Mensagens : 61
Data de inscrição : 09/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Teorema de Girard

Mensagem por Nicholas L Sex maio 28 2021, 17:51

gustavogc14 escreveu:Se [latex]x_{1}, x_{2}, x_{3}[/latex] são as raízes da equação [latex]x^{3}-2x^{2}+x-3=0[/latex], então [latex]\frac{x_{1}+x_{2}}{x_{1}+x_{2}+2x_{3}}+\frac{x_{1}+x_{3}}{x_{1}+2x_{2}+x_{3}}+\frac{x_{2}+x_{3}}{2x_{1}+x_{2}+x_{3}}[/latex] é igual a:

A) 0
B) 1-i
C) 1
D) [latex]\sqrt{2}[/latex]
E) não pode ser determinado.

Acho que essa questão sai por Teorema de Girard, mas não consegui. Se alguém pudesse enviar uma resolução, usando esse teorema ou não, agradeceria bastante.
Boa noite, amigo. Então, acho que, pelo contexto da questão, você quis dizer "Relações de Girard" e não "Teorema de Girard", certo? Apenas a título de curiosidade, caso não saiba, existe sim um "Teorema de Girard" que serve para achar as somas de Newton de um polinômio (Somas mesmo, não binômio) dividindo a derivada desse por ele mesmo. Mas enfim, isso é só uma curiosidade mesmo, afinal, duvido muito que você um dia vá usar isso... a menos que esteja se preparando para o IME/ITA.
 Agora sobre a questão: Consegui chegar num resultado (4), mas não bate com nenhuma das alternativas e requer um BAITA de um trabalho algébrico. Não sei se estou deixando alguma fatoração facilitadora passar ou a questão é trabalhosa mesmo. De qualquer forma, o que fiz foi, basicamente, substituir os numeradores e denominadores usando as relações de Girard (Ex: X1+X2 por (X1+X2+X3)-X3= 2-X3); após isso, tirei o MMC e o resto foi só trabalho algébrico e mais relação de Girard.
 Provavelmente devo ter errado algo nesse mundaréu de conta, mas espero que, agora sabendo o caminho das pedras, consiga resolver! Quando tiver tempo volto aqui e tento resolvê-la de uma forma mais simples e te enviar uma resolução clara.

Nicholas L
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/03/2021

gustavogc14 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Teorema de Girard

Mensagem por gustavogc14 Sex maio 28 2021, 18:35

Eu estava realmente falando do teorema de Girard, estou me preparando para o ITA e essa questão estava em uma lista em que algumas questões usavam tal teorema. Eu estava tentando a questão pelo seu método também, porém o resultado não foi muito agradável kkkkkk. Mas obrigado, depois tentarei novamente esse problema.

gustavogc14
Padawan
Padawan

Mensagens : 61
Data de inscrição : 09/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Teorema de Girard

Mensagem por Elcioschin Sex maio 28 2021, 18:52

Eis as três relações de Girard:

x1 + x2 + x3 = 2

x1.x2 + x1.x3 + x2.x3 = 1

x1.x2.x3 = 3

A partir dai é Álgebra e bem trabalhosa
Sugiro substituir as raízes por a, b, c para facilitar a escrita.
E recomendo muita, muita paciência!
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71807
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

natanlopes_17, gustavogc14 e Nicholas L gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Teorema de Girard

Mensagem por Nicholas L Sex maio 28 2021, 19:05

gustavogc14 escreveu:Eu estava realmente falando do teorema de Girard, estou me preparando para o ITA e essa questão estava em uma lista em que algumas questões usavam tal teorema. Eu estava tentando a questão pelo seu método também, porém o resultado não foi muito agradável kkkkkk. Mas obrigado, depois tentarei novamente esse problema.
Ahhh, então somos dois! kkkkkk. Mas não consigo ver onde teorema de Girard se encaixaria aí, afinal, mesmo após o desenvolvimento algébrico, não irá aparecer nenhuma soma de Newton senão a trivial (S1)... Acho que realmente é questão de ter paciência, como o amigo Elcioschin disse. Desculpe por não poder ajudar mais :/

Nicholas L
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/03/2021

gustavogc14 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Teorema de Girard

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos