PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conservação da carga elétrica- Fuvest

3 participantes

Ir para baixo

Conservação da carga elétrica- Fuvest Empty Conservação da carga elétrica- Fuvest

Mensagem por Ceruko Dom 09 maio 2021, 20:32

A lei de conservação da carga elétrica pode ser enunciada como segue: 
a) A soma algébrica dos valores das cargas positivas e negativas em um sistema isolado é constante.
b) Um objeto eletrizado positivamente ganha elétrons ao ser aterrado. 
c) A carga elétrica de um corpo eletrizado é igual a um número inteiro multiplicado pela carga do elétron. 
d) O número de átomos existentes no universo é constante.
e) As cargas elétricas do próton e do elétron são, em módulo, iguais.

Gabarito:

Não entendi muito bem essa lei de conservação da carga elétrica. Alguém pode me explicar melhor?
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Conservação da carga elétrica- Fuvest Empty Re: Conservação da carga elétrica- Fuvest

Mensagem por BatataLaranja345 Ter 11 maio 2021, 21:26

Opa Ceruko!
Boa noite!

Eu pensei naquela ideia de que, nenhuma carga é criada ou perdida...
Logo, eu acho de boa que, quando temos uma soma algébrica das cargas positivas com as cargas negativas dará uma constante...
Eu nem gosto de falar carga positiva ou negativa, porém, nesse caso, o sinal é necessário

Eu recomendo vc fazer uma analogia oh:
 Quando temos trocas de calor entre corpos, o calor recebido é sempre igual ao calor doado... Logo, sendo um positivo, e o outro, de forma algébrica, será considerado negativo... quando somamos ele dá uma constante, que é o zero.

Acho que deu para te ajudar...
Mas é uma questão mt boa! Gostei!
Abraços! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Conservação da carga elétrica- Fuvest Empty Re: Conservação da carga elétrica- Fuvest

Mensagem por Elcioschin Ter 11 maio 2021, 21:56

A escolha da alternativa correta é bem simples:

O enunciado fala em Lei da Conservação da Carga Elétrica.

Obviamente, não basta que as alternativas estejam corretas: é necessário que a alternativa explique a Lei.

Vejamos, por exemplo a alternativa e)
Ela diz que a carga do elétron e do prótons são iguais, em módulo.
Esta afirmação é verdadeira, mas não explica a Lei.

Vejamos a alternativa a) ---> existem três possibilidades:

1) No sistema isolado existem mais cargas positivas do que negativas. Seja q a diferença entre elas: q > 0

2) No sistema isolado existem mais cargas negativas do que positivas. Seja q a diferença entre elas: q < 0

3) No sistema isolado o número de cargas e positivas é igual ao número de cargas negativas. Seja q a diferença entre elas: q = 0

Assim, estas situações só irão mudar se entrarem ou sairem cargas no/do sistema. Mas como os sistema é isolado, isto não pode acontecer!

Logo a) é a única que atende.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71813
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

bgarmatz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Conservação da carga elétrica- Fuvest Empty Re: Conservação da carga elétrica- Fuvest

Mensagem por BatataLaranja345 Ter 11 maio 2021, 22:01

Ahh sim, entendi sua ideia Elcio.
Realmente, quando eu li a questão, me pareceu que todas estavam certas...
Mas, uma pergunta, se me permite, as outras opções estão relacionadas, então, a qual outra lei?
Pq me pareceu que todas se referem a parte de eletricidade... mas ai então elas seriam aplicadas onde?
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Conservação da carga elétrica- Fuvest Empty Re: Conservação da carga elétrica- Fuvest

Mensagem por Elcioschin Ter 11 maio 2021, 22:23

b) Correta: um corpo positivo (U > 0) ao ser aterrado fica com potencial nulo (igual ao da terra).
Para isto acontecer devem subir elétrons da terra que vão neutralizar as cargas positivas do corpo.

Isto é uma propriedade: elétrons sempre vão do potencial mentor para o maior.
Mas não tem nada a ver com o Princípio de Conservação de carga elétrica, muito pelo contrário: o sistema (corpo) NÃO está isolado.

Explique os outros.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71813
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Conservação da carga elétrica- Fuvest Empty Re: Conservação da carga elétrica- Fuvest

Mensagem por BatataLaranja345 Ter 11 maio 2021, 22:34

Vou por aqui o que eu entendi dos outros.


Letra C) Está certa, pois: Q = ± n.e
Porém, isto se refere a ideia da carga, e pode variar. Sendo esta relacionada ao número de elétrons e o "e" é a carga elétrica elementar.
Não creio que isso se relaciona a uma conservação da carga elétrica... mas não sei do pq


Letra D) Está correta sim.
Existe um valor para tal número, que seria o Número de Avogrado, que equivale a 6,02 . 10^23

Porém, isso se relaciona ao átomo, e não a carga elétrica.


Letra E) Como o senhor falou acima, está certa!
Realmente, as cargas são iguais. Porém, isso não explica o que seria a lei da conservação da carga elétrica.
Creio que, no caso do elétron, seria mais uma questão quântica do problema em si...



Não sei se expliquei certo... para ser sincero, gosto de eletricidade, porém, acho as coisas ainda meio abstratas(iniciei eletricidade e magnetismo esse ano, praticamente, então ainda estou bem novo nesses assuntos...)
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Conservação da carga elétrica- Fuvest Empty Re: Conservação da carga elétrica- Fuvest

Mensagem por Elcioschin Ter 11 maio 2021, 23:03

c) A menor carga possível de existir é a carga elementar e (carga de um elétron ou de um próton)

Logo, qualquer carga elétrica, não elementar, é um múltiplo inteiro positivo da carga elementar: q = n.e

Isto é uma simples conta de multiplicar, não é lei alguma.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71813
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

BatataLaranja345 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Conservação da carga elétrica- Fuvest Empty Re: Conservação da carga elétrica- Fuvest

Mensagem por Ceruko Qua 12 maio 2021, 07:28

Muito obrigado, Hugo e Elcio, me ajudaram muito!

Uma observação: em relação à letra D, se temos hoje o processo de fissão nuclear ou mesmo fusão nuclear, o número de átomos não deveria mudar? Ou ele ainda sim é constante?
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Conservação da carga elétrica- Fuvest Empty Re: Conservação da carga elétrica- Fuvest

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos