PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórmula Eletrônica

2 participantes

Ir para baixo

Fórmula Eletrônica Empty Fórmula Eletrônica

Mensagem por brunamarc 12/2/2021, 2:09 pm

(UERJ) Nos motores de combustão interna, o sulfeto de hidrogênio, presente em combustíveis, é convertido no poluente atmosférico óxido de enxofre IV, como mostra sua equação de combustão abaixo. H2 S(g) + 3/2O2(g) → SO2(g) + H2 O(ℓ) O sulfeto de hidrogênio é extraído dos combustíveis por um solvente que possui baixa polaridade molecular e natureza ácido-básica oposta à sua. As fórmulas eletrônicas do sulfeto de hidrogênio (H2 S) e (SO2 ) do óxido de enxofre IV estão, respectivamente, representadas em:

Gabarito:

Dúvida:

brunamarc
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 197
Data de inscrição : 09/10/2019
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro, RJ. Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Fórmula Eletrônica Empty Re: Fórmula Eletrônica

Mensagem por Xm280 12/2/2021, 4:27 pm

Fórmula Eletrônica 2021-012

 Eu não concordo com o gabarito quanto a representação do SO2. Isso porque o SO2 apresenta ressonância em sua estrutura. No laboratório, quando analizada, não se encontra o O fazendo uma ligação simples com o S e o outro O fazendo uma dupla com o mesmo S. O que se encontra é uma ligação intermediária entre uma dupla e uma simples, sendo mais bem representada pela estrutura 1*. Já de acordo com a estrutura de Lewis, o melhor jeito de se arranjar os átomos e ligações do SO2 é através da estrutura 2, pois apresenta as menores cargas formais possíveis (todas zero).

Assim, a ideia da ligações simples e duplas que vemos no gabarito, em minha opinião, não representa bem a fórmula eletrônica do óxido de enxofre IV.

*A setinha nessa estrutura não quer dizer que o que tá na esquerda se transforma na direita e vice-versa. Apenas indica que há ressonância, ou seja, uma estágio intermediário entre essas duas estruturas.

Xm280
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 191
Data de inscrição : 28/04/2017
Idade : 25
Localização : Salvador - Bahia - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos