PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESA prática de redação

2 participantes

Ir para baixo

ESA prática de redação Empty ESA prática de redação

Mensagem por Pedro900 Seg 08 Fev 2021, 10:19

O conto "A Nova Califórnia" de Lima Barreto é sátira ferrenha ao comportamento e à ambição dos homens. Nessa obra, o escritor faz uma paródia baseada na Corrida do Ouro dos Estados Unidos, no final do século XIX, mostrando que pessoas respeitáveis podem perder seus valores em busca de dinheiro. Com base nesse ponto de vista, redija um texto dissertativo-argumentativo, de 20 a 30 linhas, sobre o tema abaixo: 
"A ambição, legado da condição humana, é impulsão para o desenvolvimento ou apenas miséria da humanidade"

  É notório que a ambição dos homens trouxe grandes benefícios para a humanidade , mas também trouxe malefícios. Dessa forma podemos citar os avanços tecnológicos como os maiores benefícios e a forma de consumo capitalista como o maior malefício da ambição humana.
  Primordialmente , convém ressaltar senão o maior ou um dos maiores avanços tecnológicos gerados pela ambição do homem que foi a chegada a lua em 1969. Esse fato só foi possível a ambição para conquistar a órbita terrestre ocorrida entre os Estados Unidos e a antiga União Soviética (atual Rússia). Graças a isso hoje existem tecnologias como o Sistema de Posicionamento Global (GPS) que nos ajuda a chegar ao nosso destino e isso só foi possível devido a invenção dos satélites ocorrida pela ambição humana de querer dominar o espaço.
  Além disso, existe o grande mal trazido por ela que seria a forma de consumo gerado pelo capitalismo. Nessa forma de consumo incentiva-se ele de várias maneiras, principalmente pela fetichização das mercadorias e crescimento dos meios publicitários. Com isso as indústrias produzem produtos com ''data de validade'', ou seja, vêm de fábrica com um tempo de funcionamento predeterminado assim fazendo com que as pessoas logo comprem outro produto mais novo e com novas melhorias. Tal fato faz com que a humanidade tenha um gasto desnecessário de matérias-primas, assim causando danos ao planeta.
   Portanto, pode-se perceber que a ambição trouxe um grande benefício e um grande mal no que se refere ao desenvolvimento da humanidade. Atualmente são necessárias medidas para diminuir o consumo para poder salvar o planeta. Ademais , é indispensável a ambição por novas tecnologias , desde de que sejam de forma consciente.


Gostaria que avaliassem a minha redação e me dissessem no que eu posso melhor e no que eu errei

Pedro900
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 184
Data de inscrição : 06/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

ESA prática de redação Empty Re: ESA prática de redação

Mensagem por _Arthur_ Ter 09 Fev 2021, 10:55

É notório que a ambição dos homens trouxe grandes benefícios para a humanidade , mas também trouxe malefícios. Dessa forma [vírgula] podemos citar os avanços tecnológicos como os maiores benefícios e a forma de consumo capitalista como o maior malefício da ambição humana. [introdução pobre, sem repertório. Aliás, use locuções subordinativas para enriquecê-la sintaticamente]
  Primordialmente , convém ressaltar senão [esse senão está na posição errada. "Um dos maiores" deve vir antes] o maior ou um dos maiores avanços tecnológicos gerados pela ambição do homem: a chegada à lua em 1969. Esse fato só foi possível devido à ambição para conquistar a órbita terrestre ocorrida [ambição ocorrida entre EUA e URSS? Trecho mal escrito, desconexo] entre os Estados Unidos e a antiga União Soviética (atual Rússia). Graças a isso hoje existem tecnologias [VÍRGULA] como o Sistema de Posicionamento Global (GPS) [VÍRGULA] que nos ajuda a chegar ao nosso [evite usar primeira pessoa] destino e isso só foi possível devido a invenção dos satélites ocorrida pela ambição humana de querer dominar o espaço. [trecho redundante, desnecessário]
  Além disso, existe o grande mal trazido por ela [ela quem?][VÍRGULA] que seria a forma de consumo gerado pelo capitalismo. Nessa forma de consumo incentiva-se ele [ele quem?] de várias maneiras, principalmente pela fetichização das mercadorias e pelo crescimento dos meios publicitários. Com isso as indústrias produzem produtos com ''data de validade'', ou seja, vêm de fábrica ["vêm de fábrica" está informal. Diga "são vendidos"] com um tempo de funcionamento predeterminado, fazendo com que, assim, as pessoas logo comprem outro produto mais novo e com novas melhorias. Tal fato faz com que a humanidade tenha um gasto desnecessário de matérias-primas, assim [vc já usou "assim" ali em cima. Use outro] causando danos ao planeta. [deveria ter citado Karl Marx ao falar de "fetichização das mercadorias"]
   Portanto, pode-se perceber que a ambição trouxe um grande benefício e um grande mal no que se refere ao desenvolvimento da humanidade. Atualmente são necessárias medidas para diminuir o consumo para poder salvar o planeta. Ademais , é indispensável a ambição por novas tecnologias , desde de que sejam de forma consciente.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

ESA prática de redação Empty Re: ESA prática de redação

Mensagem por Pedro900 Ter 09 Fev 2021, 14:11

Arthur você poderia reescrever a minha introtrodução para me mostrar como que ela poderia ficar melhor , além disso você acha que a minha redação está boa tirando os meus erros ?

Pedro900
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 184
Data de inscrição : 06/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

ESA prática de redação Empty Re: ESA prática de redação

Mensagem por _Arthur_ Qua 10 Fev 2021, 02:21

A justa medida de Aristóteles [repertório] estruturou - ou deveria ter estruturado - [oração intercalada] o pensamento humano no que tange ao uso ponderado da ambição. Entretanto, apesar de [oração subordinada invertida evidenciada pelo uso de locução subordinativa no início do trecho] ter sido responsável pelos avanços tecnológicos, a ambição humana atualmente vai de encontro à razoabilidade aristotélica [retomada do repertório], dado que fomenta o consumismo.

Esse seu texto ficou bem melhor do que os outros!
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

ESA prática de redação Empty Re: ESA prática de redação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos