PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Notação científica e conversão de unidades de medida

2 participantes

Ir para baixo

Notação científica e conversão de unidades de medida Empty Notação científica e conversão de unidades de medida

Mensagem por silvacebr Dom 11 Out 2020, 15:10

Estou com BASTANTE dificuldade em compreender a conversão de unidades de medida, principalmente quando elas envolvem notação científica (por exemplo, converter 1 micrômetro em um 1 quilômetro), ou então quando pedem a conversão de unidades não usuais, é uma mat. básica muito necessária em química e física, alguém tem dica de um bom material para isso? Eu nunca sei qual unidade dividir por qual para chegar no resultado e até agora só achei explicações muito simples (como converter centímetro para metro, por exemplo).

silvacebr
Iniciante

Mensagens : 44
Data de inscrição : 13/08/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Notação científica e conversão de unidades de medida Empty Re: Notação científica e conversão de unidades de medida

Mensagem por Elcioschin Dom 11 Out 2020, 15:21

Você precisa consultar o SI. Por exemplo,  unidade de comprimento é o metro: m

Múltiplo: quilômetro: km ---> 1 km = 10³ m
Submúltiplo: micrometro (sem acento, e pronuncia-se a sílaba forte em me, pois micrômetro é um aparelho de medida): μm ---> 1 μm = 10-6 m

1 μm = 10-6 m
1 km = 10³ m

Dividindo: μm/km = 10-6/10³ ---> μm/km =  10-9 ---> 1 μm = 10-9 km
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71739
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Notação científica e conversão de unidades de medida Empty Re: Notação científica e conversão de unidades de medida

Mensagem por silvacebr Ter 13 Out 2020, 09:09

Elcioschin escreveu:Você precisa consultar o SI. Por exemplo,  unidade de comprimento é o metro: m

Múltiplo: quilômetro: km ---> 1 km = 10³ m
Submúltiplo: micrometro (sem acento, e pronuncia-se a sílaba forte em me, pois micrômetro é um aparelho de medida): μm ---> 1 μm = 10-6 m

1 μm = 10-6 m
1 km = 10³ m

Dividindo: μm/km = 10-6/10³ ---> μm/km =  10-9 ---> 1 μm = 10-9 km

E se eu quiser saber quantos micrometros tem em um metro?

Seria 10^3 / 10 ^-6 = 10^9 micrometros?

silvacebr
Iniciante

Mensagens : 44
Data de inscrição : 13/08/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Notação científica e conversão de unidades de medida Empty Re: Notação científica e conversão de unidades de medida

Mensagem por Elcioschin Ter 13 Out 2020, 10:31

Não.

1 m = 106 μm ---> : 106

1/106 m = 1 μm ---> 1 μm = 10-6 m
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71739
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Notação científica e conversão de unidades de medida Empty Re: Notação científica e conversão de unidades de medida

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos