PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ondulatória- Comprimento de onda

2 participantes

Ir para baixo

Ondulatória- Comprimento de onda Empty Ondulatória- Comprimento de onda

Mensagem por Ceruko Qui 10 Set 2020, 20:37

Muitos primatas, incluindo nós humanos, possuem visão tricromática: têm três pigmentos visuais na retina sensíveis à luz de uma determinada faixa de comprimentos de onda. Informalmente, embora os pigmentos em si não possuam cor, estes são conhecidos como pigmentos “azul”, “verde” e “vermelho” e estão associados à cor que causa grande excitação (ativação). A sensação que temos ao observar um objeto colorido decorre da ativação relativa dos três pigmentos. Ou seja, se estimulássemos a retina com uma luz na faixa de 530 nm (retângulo I no gráfico), não excitaríamos o pigmento “azul”, o pigmento “verde” seria ativado ao máximo e o “vermelho” seria ativado em aproximadamente 75%, e isso nos daria a sensação de ver uma cor amarelada. Já uma luz na faixa de comprimento de onda de 600 nm (retângulo II) estimularia o pigmento “verde” um pouco e o “vermelho” em cerca de 75%, e isso nos daria a sensação de ver laranja-avermelhado. No entanto, há características genéticas presentes em alguns indivíduos, conhecidas coletivamente como Daltonismo, em que um ou mais pigmentos não funcionam perfeitamente.Caso estimulássemos a retina de um indivíduo com essa característica, que não possuísse o pigmento conhecido como “verde”, com as luzes de 530 nm e 600 nm na mesma intensidade luminosa, esse indivíduo seria incapaz de 
a)identificar o comprimento de onda do amarelo, uma vez que não possui o pigmento “verde”. 
b) ver o estímulo de comprimento de onda laranja, pois não haveria estimulação de um pigmento visual. 
c)detectar ambos os comprimentos de onda, uma vez que a estimulação dos pigmentos estaria prejudicada. 
d) visualizar o estímulo do comprimento de onda roxo, já que este se encontra na outra ponta do espectro. 
e) distinguir os dois comprimentos de onda, pois ambos estimulam o pigmento “vermelho” na mesma intensidade.

Ondulatória- Comprimento de onda 2bbf253466b45ba50b9e7dcd2b57b746


Alguém pode me explicar por que a alternativa A está errada? Ele não enxergaria o verde, logo, o amarelo também não!!!
Gabarito letra E
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Ondulatória- Comprimento de onda Empty Re: Ondulatória- Comprimento de onda

Mensagem por RAFA&L Qui 10 Set 2020, 22:52

Amigo, me lembro como se fosse hoje o dia que caiu essa questão do ENEM e eu tentando resolvê-la faltando uns 10 minutos para acabar a prova. Resultado da pressa: errei.
Exposto meu trauma, vamos à explicação: (kkkk)

Olha, essa alternativa A é bem sacana. A questão é a seguinte: o daltônico não deixa de identificar o comprimento de onda do amarelo. Ele ainda percebe esse comprimento de onda, só que vermelho, entende? Ele deixa de perceber o amarelo, mas não o comprimento de onda.
PORÉM, essa alternativa ta MUITO mal escrita e induz ao erro mesmo. Se você está confuso o erro não é contigo, é com a questão. Não se "apegue" nessas questão com erros, parte para as próximas... isso é MUITO MUITO MUITO comum de acontecer em ENEM

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ceruko gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ondulatória- Comprimento de onda Empty Re: Ondulatória- Comprimento de onda

Mensagem por Ceruko Sex 11 Set 2020, 10:59

CARAMBA!  Realmente o ENEM é famoso por essas questões com duplas interpretações... Mas o importante é seguir em frente hahahaha
Lembro-me de uma de física do Barquinho com ventilador, que perguntava para onde seria o movimento... essa questão me deixou nos nervos kkkkkkkkk
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Ondulatória- Comprimento de onda Empty Re: Ondulatória- Comprimento de onda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos