PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UFSC — Período de pêndulo

3 participantes

Ir para baixo

UFSC — Período de pêndulo Empty UFSC — Período de pêndulo

Mensagem por ♥.anastacia.lina.♥ 3/6/2020, 1:20 pm

Oi, pessoas. Poderiam me ajudar na "02"? No momento eu estou estudando energias, trabalho e whatnot... Mas por puro acaso eu já me deparei com essa fórmula aqui:

UFSC — Período de pêndulo Chart?cht=tx&chl=T%20%3D%202%20%5Cpi%20%5Csqrt%7B%5Cfrac%7BL%7D%7Bg%7D%7D

Bem, eu acho que a entendo. O periodo de um pêndulo simples não depende da massa, mas sim de seu comprimento — L — e da gravidade local — g —, com uma constante corretiva — 2π. Porém eu não gostaria de usar essa fórmula, pelo menos não ainda. "Ora, por quê?" Pelo fato de eu estar estudando trabalho, energia, conservação... eu acredito que as resoluções desta frente devam sair apenas por esses artifícios. Nem sei se isso é possível nessa questão. Mas se for, vocês poderiam me ajudar a resolvê-la sem ser via equação do período de um pêndulo simples? Nem precisa responder mesmo; se você não tiver tempo, pode apenas dar uma dica.

1º P.S.: se não for possível, só dizer também. "Olha, acho que não dá para responder sem utilizar essa equação".
2º P.S.: Na possibilidade de eu ter digitado algo errado que comprometa o entendimento da questão, aqui vai ela em forma de imagem: questão


UFSC — Um pêndulo simples de comprimento 4,0 m possui em sua extremidade uma esfera de 2,0 kg de massa. O pêndulo é colocado para oscilar a partir do repouso, em A. Quando o fio estiver na vertical, passando por B, ele terá parte do seu movimento interropido por um prego. A esfera percorre a trajetória tracejada representada na figura, alcançando só até o ponto C.

UFSC — Período de pêndulo 1

Em relação ao exposto, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

01. O módulo da velocidade da esfera em A é igual ao módulo da velocidade em C.