PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UFSC — Período de pêndulo

3 participantes

Ir para baixo

UFSC — Período de pêndulo Empty UFSC — Período de pêndulo

Mensagem por ♥.anastacia.lina.♥ 3/6/2020, 1:20 pm

Oi, pessoas. Poderiam me ajudar na "02"? No momento eu estou estudando energias, trabalho e whatnot... Mas por puro acaso eu já me deparei com essa fórmula aqui:

UFSC — Período de pêndulo Chart?cht=tx&chl=T%20%3D%202%20%5Cpi%20%5Csqrt%7B%5Cfrac%7BL%7D%7Bg%7D%7D

Bem, eu acho que a entendo. O periodo de um pêndulo simples não depende da massa, mas sim de seu comprimento — L — e da gravidade local — g —, com uma constante corretiva — 2π. Porém eu não gostaria de usar essa fórmula, pelo menos não ainda. "Ora, por quê?" Pelo fato de eu estar estudando trabalho, energia, conservação... eu acredito que as resoluções desta frente devam sair apenas por esses artifícios. Nem sei se isso é possível nessa questão. Mas se for, vocês poderiam me ajudar a resolvê-la sem ser via equação do período de um pêndulo simples? Nem precisa responder mesmo; se você não tiver tempo, pode apenas dar uma dica.

1º P.S.: se não for possível, só dizer também. "Olha, acho que não dá para responder sem utilizar essa equação".
2º P.S.: Na possibilidade de eu ter digitado algo errado que comprometa o entendimento da questão, aqui vai ela em forma de imagem: questão


UFSC — Um pêndulo simples de comprimento 4,0 m possui em sua extremidade uma esfera de 2,0 kg de massa. O pêndulo é colocado para oscilar a partir do repouso, em A. Quando o fio estiver na vertical, passando por B, ele terá parte do seu movimento interropido por um prego. A esfera percorre a trajetória tracejada representada na figura, alcançando só até o ponto C.

UFSC — Período de pêndulo 1

Em relação ao exposto, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

01. O módulo da velocidade da esfera em A é igual ao módulo da velocidade em C.
02. O tempo que a esfera leva até B é igual ao tempo de B até C, pois este tempo não depende do comprimento do pêndulo.
04. A velocidade da esfera em B é máxima e vale 4,0 m/s.
08. A tensão no fio em C é maior do que em A.
16. A velocidade angular da esfera em A é igual á velocidade angular em B e menor que a velocidade angular em C.
32. A energia potencial gravitacional da esfera em A é a mesma que em C e a variação da energia potencial entre B e C vale 4,0 J.
Soma: ___
Spoiler:
♥.anastacia.lina.♥
♥.anastacia.lina.♥
Iniciante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 25/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

UFSC — Período de pêndulo Empty Re: UFSC — Período de pêndulo

Mensagem por Emanuel Dias 3/6/2020, 2:41 pm


Considerando um tempo infinitesimal antes da velocidade ir para zero.
UFSC — Período de pêndulo 1241

Faça o mesmo para C.

UFSC — Período de pêndulo 1239

Nota: ali é 1-h//l o 1 do editor é incrivelmente igual ao l.



Não da para calcular valores dessa forma mas da para inferir o período apenas usando ferramentas de trabalho e energia.
É possível obter uma fórmula mais simples utilizando o mesmo método se for um pêndulo cônico.

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

UFSC — Período de pêndulo Empty Re: UFSC — Período de pêndulo

Mensagem por Emanuel Dias 3/6/2020, 3:10 pm

Talvez, considerar a força centrípeta no ponto B seja melhor:

UFSC — Período de pêndulo 1243


ml>m'l e Tr-mg< Tr-mgcos(a')

Tab>Tac

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

UFSC — Período de pêndulo Empty Re: UFSC — Período de pêndulo

Mensagem por ♥.anastacia.lina.♥ 3/6/2020, 5:50 pm

Emanuel Dias, eu agradeço muito por sua disposição e tempo por tentar me ajudar. Mas eu não entendi muito bem. Veja só:

Bem, eu entendi que o período de A seja isso:
UFSC — Período de pêndulo 1
Até agora sem problema.

Você mandou eu fazer o mesmo para C. Olhá só o que eu encontrei:
UFSC — Período de pêndulo 4

Após isso, você me mostrou que o cos(α) > cos(α'). Bem, eu entendi essa parte também. Logo depois você começa a desenvolver a inequação e então chega nessa parte daqui:
UFSC — Período de pêndulo 2
Deixe-me só desenvolvê-la mais um pouquinho. Ficaria assim:
UFSC — Período de pêndulo 5
Segundo meu pensar — que deve estar errado, por favor, se puder me corrija —, eu diria que essa inequação acima é válida. Também diria que a Ta (período de A) seja igual lado direito da inequação superior. Mas não diria que Tc (período de C) seja igual ao lado esquerdo. Pois quando você falou para eu fazer o mesmo com C, eu encontrei que Tc fosse isto aqui:
UFSC — Período de pêndulo 4
Ou seja, para admitir que Ta > Tc, eu teria admitir que a tração em c seja Trc = Tra. Bem, eu não sei se isso verdade. Acredito que não. Bem, será que meu Tc (período de c) está correto? Admiti que ele possui um tração em c, mas não sei se ela é de fato igual a Tra.
♥.anastacia.lina.♥
♥.anastacia.lina.♥
Iniciante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 25/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

UFSC — Período de pêndulo Empty Re: UFSC — Período de pêndulo

Mensagem por Emanuel Dias 3/6/2020, 7:50 pm

Você tem razão, essas trações são diferentes. Outra coisa, acho que isso ficou muito carteado. Tava pensando aqui, e acho que eu só poderia usar a relação v=wr se a velocidade da esfera fosse constante em todo o movimento, que é o que acontece em um pêndulo cônico em que agem apenas o peso e a tração, o que eu tentei fazer é o processo em que se obtém T=2π√Lcos(a)/g no pêndulo cônico, mas pensando bem, não se aplica ao pêndulo simples, então, talvez a única forma seja usando a fórmula que você citou mesmo.

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

UFSC — Período de pêndulo Empty Re: UFSC — Período de pêndulo

Mensagem por ♥.anastacia.lina.♥ 3/6/2020, 8:11 pm

Se você descobrir algum jeito, depois nos conte aqui. Claro, se você puder e quiser. Ah... uma última coisinha, o latex parou de funcionar? Vou escrever a palavra teste em latex: test. Provavelmente não apareceu. É... (edit) não apareceu.


Última edição por ♥.anastacia.lina.♥ em 3/6/2020, 8:16 pm, editado 2 vez(es)
♥.anastacia.lina.♥
♥.anastacia.lina.♥
Iniciante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 25/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

UFSC — Período de pêndulo Empty Re: UFSC — Período de pêndulo

Mensagem por Elcioschin 3/6/2020, 8:11 pm

Em A e C e velocidade da esfera é nula, logo não existe energia cinética: EcA=EcC=0

As energias potenciais em A e C são iguais, pois estão na mesma altura em relação ao nível de referência B

EpA = EpC = m.g.h

Conservação de energia entre A e B (ou entre C e B)

EcB = EpA ---> (1/2).m.Vb² = m.g.h 

T = 2.pi.(L/g) ---> T depende de L
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71741
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

UFSC — Período de pêndulo Empty Re: UFSC — Período de pêndulo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos