PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

limites de funções

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

limites de funções Empty limites de funções

Mensagem por gabrielgosk8 Dom 29 Mar 2020, 00:18

gostaria de resolver esses dois limites de funções sem a regra do l'hospital,mesmo sabendo que é mais fácil.

\lim_{x\rightarrow 2}=\frac{\sqrt{x^{2}+12}-4}{2-\sqrt{x^{3}-4}}  \lim_{x\rightarrow \frac{1}{2}}=\frac{\sqrt[4]{2x}-1}{\sqrt{2x-1}}

gabrielgosk8
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 09/06/2019
Idade : 25
Localização : Osasco,São Paulo,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

limites de funções Empty Re: limites de funções

Mensagem por Emanuel Dias Dom 29 Mar 2020, 00:48

Olá, seu latex deu problema, poderia arrumar?

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

limites de funções Empty Re: limites de funções

Mensagem por RavenaAaaaa Dom 29 Mar 2020, 01:08

deve ser isso
\lim_{x\rightarrow 2}=\frac{\sqrt{x^{2}+12}-4}{2-\sqrt{x^{3}-4}}  \lim_{x\rightarrow \frac{1}{2}}=\frac{\sqrt[4]{2x}-1}{\sqrt{2x-1}}
RavenaAaaaa
RavenaAaaaa
Padawan
Padawan

Mensagens : 79
Data de inscrição : 19/03/2020

Ir para o topo Ir para baixo

limites de funções Empty Re: limites de funções

Mensagem por Emanuel Dias Dom 29 Mar 2020, 01:41

RavenaAaaaa escreveu:deve ser isso
\lim_{x\rightarrow 2}=\frac{\sqrt{x^{2}+12}-4}{2-\sqrt{x^{3}-4}}  \lim_{x\rightarrow \frac{1}{2}}=\frac{\sqrt[4]{2x}-1}{\sqrt{2x-1}}

O da direita sai fácil apenas aplicando propriedades de limites, o da esquerda ta dando mais trabalho.

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

limites de funções Empty Re: limites de funções

Mensagem por Emanuel Dias Dom 29 Mar 2020, 23:45

RavenaAaaaa escreveu:deve ser isso
\lim_{x\rightarrow 2}=\frac{\sqrt{x^{2}+12}-4}{2-\sqrt{x^{3}-4}}  \lim_{x\rightarrow \frac{1}{2}}=\frac{\sqrt[4]{2x}-1}{\sqrt{2x-1}}


limites de funções 91178510


Solução por um membro do grupo Math Facts no facebook


Última edição por Emanuel Dias em Seg 30 Mar 2020, 05:04, editado 1 vez(es)

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

limites de funções Empty Re: limites de funções

Mensagem por Giovana Martins Seg 30 Mar 2020, 04:49

Um outro jeito por Séries de Taylor:

f(x)=f(a)+\frac{f'(a)}{1!}(x-a)+\frac{f''(a)}{2!}(x-a)^2+\frac{ f'''(a)}{3!}(x-a)^3+...

Assim, podemos realizar as seguintes aproximações em torno de x=2:

\\\sqrt{x^2+12}= 4+\frac{1}{2}(x-2)+\frac{3}{32}(x-2)^2+...\approx 4+\frac{1}{2}(x-2)\\\\\sqrt{x^3-4}=2+3(x-2)-\frac{3}{4}(x-2)^2+...\approx 2+3(x-2)

Resolvendo o limite:

\\\lim_{x\to 2}\frac{\sqrt{x^2+12}-4}{2-\sqrt{x^3-4}}\approx\lim_{x\to 2}\frac{4+\frac{1}{2}(x-2)-4}{2-2-3(x-2)}\approx \boxed {-\frac{1}{6}}

Nota¹: para esta questão em específico talvez as Séries de Taylor não tenham o seu valor porque ficar derivando funções raiz é meio chato e sem contar que a resolução que o colega Emanuel postou é mais acessível. Porém, há alguns casos de limites trigonométricos, por exemplo, nos quais se torna bastante interessante a ideia de transformar uma função trigonométrica numa função polinomial pois facilita bastante a manipulação algébrica, o que facilita o cálculo do limite.

Nota²: eu parei a sequência na segunda parcela pois adiante dessa parcela todos os termos iria tender a zero quando x tendesse a 2.

Nota³: até onde eu sei não existe um igual entre o limite e a expressão que vem ao lado da simbologia de limite.

Nota4: para a=0 na série de Taylor encontra-se a Série de Maclaurin.


Última edição por Giovana Martins em Seg 13 Abr 2020, 03:04, editado 1 vez(es)
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7658
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

limites de funções Empty Re: limites de funções

Mensagem por Emanuel Dias Seg 30 Mar 2020, 04:59

Giovana Martins escreveu:
Um outro jeito por Séries de Taylor:

f(x)=f(a)+\frac{f'(a)}{1!}(x-a)+\frac{f''(a)}{2!}(x-a)^2+\frac{f'''(a)}{3!}(x-a)^3+...

Assim, podemos realizar as seguintes aproximações em torno de x=2:

\\\sqrt{x^2+12}= 4+\frac{1}{2}(x-2)+\frac{3}{32}(x-2)^2+...\approx 4+\frac{1}{2}(x-2)\\\\\sqrt{x^3-4}=2+3(x-2)-\frac{3}{4}(x-2)^2+...\approx 2+3(x-2)

Resolvendo o limite:

\\\lim_{x\to 2}\frac{\sqrt{x^2+12}-4}{2-\sqrt{x^3-4}}\approx\lim_{x\to 2}\frac{4+\frac{1}{2}(x-2)-4}{2-2-3(x-2)}\approx \boxed {-\frac{1}{6}}

Nota¹: para esta questão em específico talvez as Séries de Taylor não tenham o seu valor porque ficar derivando funções raiz é meio chato e sem contar que a resolução que o colega Emanuel postou é mais acessível. Porém, há alguns casos de limites trigonométricos, por exemplo, nos quais se torna bastante interessante a ideia de transformar uma função trigonométrica numa função polinomial pois facilita bastante a manipulação algébrica, o que facilita o cálculo do limite.

Nota²: eu parei a sequência na segunda parcela pois adiante dessa parcela todos os termos iria tender a zero quando x tendesse a 2.

Nota³: até onde eu sei não existe um igual entre o limite e a expressão que vem ao lado da simbologia de limite.

Nota4: para a=0 na série de Taylor encontra-se a Série de Maclaurin.

Solução linda Giovana.

Essa nota³ me intriga bastante, eu tenho uma noção rasa de cálculo apenas para os livros de aprofundamento, não entendi bem, como assim o igual não existe ao lado do limite? Isso para todos os limites ou na série de Taylor?

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

limites de funções Empty Re: limites de funções

Mensagem por Giovana Martins Seg 30 Mar 2020, 05:05

Obrigada, Emanuel.

Somos dois. O meu conhecimento de cálculo também é bem básico. Quanto ao que eu disse era o seguinte:

limites de funções Scree221

Tipo esse simbolo de igual entre a simbologia de limite e a função a qual quer se descobrir o limite não existe até onde eu sei. Pelo menos nunca vi nenhum livro adotando essa simbologia. E no caso isso é para todos os limites.
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7658
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

limites de funções Empty Re: limites de funções

Mensagem por Emanuel Dias Seg 30 Mar 2020, 05:09

Giovana Martins escreveu:Obrigada, Emanuel.

Somos dois. O meu conhecimento de cálculo também é bem básico. Quanto ao que eu disse era o seguinte:

limites de funções Scree221

Tipo esse simbolo de igual entre a simbologia de limite e a função a qual quer se descobrir o limite não existe até onde eu sei. Pelo menos nunca vi nenhum livro adotando essa simbologia. E no caso isso é para todos os limites.


Ata, nossa eu nem tinha visto isso, com certeza isso não existe eu pensei que estava falando de algo tipo isso:

\lim_{x\rightarrow 1}x=\lim_{x\rightarrow 1}y  


que susto kkk

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

limites de funções Empty Re: limites de funções

Mensagem por Giovana Martins Seg 30 Mar 2020, 05:10

Atah kkkkkkkk. A propósito, a estrela ficou legal no perfil kkkkkk

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7658
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

limites de funções Empty Re: limites de funções

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos