PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vale a pena largar CC (4ºp) p/ ir para a pública?

3 participantes

Ir para baixo

Vale a pena largar CC (4ºp) p/ ir para a pública? Empty Vale a pena largar CC (4ºp) p/ ir para a pública?

Mensagem por Kepler_ndays 19/1/2020, 12:08 pm

Boa tarde, galera! Bom, minha situação é um pouco delicada. Comecei com 18 anos a estudar para a AFA, passei 2x porém infelizmente reprovei no psicológico e depois no exame médico por conta de escoliose. Nesse meio tempo eu acabei prestando um vestibular com bolsa integral numa faculdade particular do RJ. Consegui a bolsa de 100% e decidi me matricular enquanto não passava pra AFA. Estou atualmente no 4º de Ciência da Computação e como já estourei a idade limite da AFA, penso seriamente em prestar Enem esse ano para conseguir vaga na UFRJ e/ou UFRRJ.

O problema é que possuo atualmente 22 anos, faço 23 em Junho. Estou me sentindo um pouco velho para praticamente começar do zero na pública. Acho que na UFRRJ eu conseguiria cortar várias matérias que já tive na minha grade, mas isso é contar com a sorte. Entrando no próximo ano eu me formaria com 28 anos caso não conseguisse cortá-las. Isso pra mim é muita coisa, pois pretendia já nessa idade ter meus bens materiais. Me formar com 26 anos eu super aceitaria. 
Meu desejo em cursar na pública é pelo prestígio e pelo nome, fora o ensino que é melhor. Amo matemática/física e sinto falta disso na minha instituição. Focam no mercado de trabalho, porém esquecem a verdadeira Ciência. 

Vocês possuem alguma opinião do que eu poderia fazer? Será que conseguiria me formar em menos tempo na pública? Acham vantajoso?
Vale a pena largar CC (4ºp) p/ ir para a pública? 503132
Kepler_ndays
Kepler_ndays
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/01/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena largar CC (4ºp) p/ ir para a pública? Empty Re: Vale a pena largar CC (4ºp) p/ ir para a pública?

Mensagem por Giovana Martins 19/1/2020, 1:43 pm

Bom, se você fez esta postagem aqui, eu suponho que você sabe que pode receber mensagens de pessoas com pouca ou nenhuma experiência no mercado de trabalho, afinal este é um fórum voltado para o ensino médio.

Se for pelo prestígio ou pelo nome da universidade em relação ao mercado de trabalho eu te digo que atualmente é raro alguma empresa levar em consideração a universidade onde você se formou para te contratar. Há vários exemplos disso e não é muito difícil de encontrar. Na internet mesmo você encontra depoimentos de pessoas que foram contratadas por startups ou por empresas de médio a grande porte de acordo com o perfil da pessoa (perfis famigerados como liderança, networking, gestão pessoal etc) mas não necessariamente levando em conta onde a pessoa se formou. Aqui onde eu estudo (USP) há várias palestras sobre mercado de trabalho e eles partem dessa ideia também. Claro que uma boa universidade engrandece o curriculum, mas acho que apenas isso não te leva a alcançar grandes voos.

Quanto ao meio acadêmico, aí sim eu diria que faz muita diferença estar numa universidade pública. Se você tiver pretensões de ingressar nessa área, as universidades públicas te darão muitas oportunidades tanto na parte de iniciação científica quanto na parte de mestrado e doutorado (embora os cortes atuais sejam um empecilho). Está mais difícil conseguir bolsas nas três modalidades, mas isso não te impede de fazer um dos três sem bolsa, o que é mais simples de se conseguir e mesmo vai para o curriculum. Possibilidades de intercâmbio com bolsa ou sem também são bastante comuns em universidades públicas, o que engrandece bastante o curriculum e acaba por ser um bom atrativo também.

"Focam no mercado de trabalho, porém esquecem a verdadeira Ciência."

Isso é bastante verdade, mas em termos apenas de graduação eu te diria que é preciso ter cuidado com essa afirmação. Na graduação em si, você terá pouco tempo para lidar com todas as matérias do semestre. Geralmente você terá dois ou três dias para aprender uma matéria e ir fazer a prova. Nesse tempo obviamente você não aprende muita coisa, você simplesmente passa na matéria. Eu demorei para me adaptar a isso porque para mim você tem que aprender um pouco de tudo aquilo que a faculdade te proporciona. Enfim, o que eu quero dizer é que essa afirmação é bastante verdadeira, mas dependerá muito mais de você "fazer ciência" do que qualquer outra coisa.

--------------------------------------

Quanto a parte de eliminar matérias, eu sugiro que você se informe bem. As universidades públicas no geral tem bastante problemas para dar equivalências com matérias de outras universidades principalmente na relação partícular-pública. Eu sugiro que você procure por tabelas de equivalência entre a universidade que você faz e que você quer fazer. Geralmente eles disponibilizam um pdf com essas informações. A faculdade para onde você pretende ir pode te pedir para realizar um prova para ver se você está apto para eliminar ou não a matéria. Se você passar, ok. Se você reprovar isso vai para o seu histórico.

--------------------------------------

"Vocês possuem alguma opinião do que eu poderia fazer? Será que conseguiria me formar em menos tempo na pública? Acham vantajoso?"

Bom, se você fez esta postagem aqui, eu suponho que você á sabe que pode receber mensagens de pessoas com pouca ou nenhuma experiência no mercado de trabalho.

Se for pelo prestígio ou pelo nome da universidade em relação ao mercado de trabalho eu te digo que atualmente é raro alguma empresa levar em consideração a universidade onde você se formou para te contratar. Há vários exemplos disso e não é muito difícil de encontrar. Na internet mesmo você encontra depoimentos de pessoas que foram contratadas por startups ou por empresas de médio a grande porte de acordo com o perfil da pessoa (perfis famigerados como liderança, networking, gestão pessoal etc) mas não necessariamente levando em conta onde a pessoa se formou. Aqui onde eu estudo (USP) há várias palestras sobre mercado de trabalho e eles partem dessa ideia também. Claro que uma boa universidade engrandece o curriculum, mas acho que apenas isso não te leva a alcançar grandes voos.

Quanto ao meio acadêmico, aí sim eu diria que faz muita diferença estar numa universidade pública. Se você tiver pretensões de ingressar nessa área, as universidades públicas te darão muitas oportunidades tanto na parte de iniciação científica quanto na parte de mestrado e doutorado (embora os cortes atuais sejam um empecilho). Está mais difícil conseguir bolsas nas três modalidades, mas isso não te impede de fazer um dos três sem bolsa, o que é mais simples de se conseguir e mesmo vai para o curriculum. Possibilidades de intercâmbio com bolsa ou sem também são bastante comuns em universidades públicas, o que engrandece bastante o curriculum e acaba por ser um bom atrativo também.

"Focam no mercado de trabalho, porém esquecem a verdadeira Ciência."

Isso é bastante verdade, mas em termos apenas de graduação eu te diria que é preciso ter cuidado com essa afirmação. Na graduação em si, você terá pouco tempo para lidar com todas as matérias do semestre. Geralmente você terá dois ou três dias para aprender uma matéria e ir fazer a prova. Nesse tempo obviamente você não aprende muita coisa, você simplesmente passa na matéria. Eu demorei para me adaptar a isso porque para mim você tem que aprender um pouco de tudo aquilo que a faculdade te proporciona. Enfim, o que eu quero dizer é que essa afirmação é bastante verdadeira, mas dependerá muito mais de você "fazer ciência" do que qualquer outra coisa.

--------------------------------------

Quanto a parte de eliminar matérias, eu sugiro que você se informe bem. As universidades públicas no geral tem bastante problemas para dar equivalências com matérias de outras universidades principalmente na relação partícular-pública. Eu sugiro que você procure por tabelas de equivalência entre a universidade que você faz e que você quer fazer. Geralmente eles disponibilizam um pdf com essas informações. A faculdade para onde você pretende ir pode te pedir para realizar um prova para ver se você está apto para eliminar ou não a matéria. Se você passar, ok. Se você reprovar isso vai para o seu histórico.

--------------------------------------

"Vocês possuem alguma opinião do que eu poderia fazer? Será que conseguiria me formar em menos tempo na pública? Acham vantajoso?"

Quanto a isso, prefiro não responder. Faça sua escolha.

Nota: tudo o que eu disse acima é minha opinião. Obviamente, não a tenha como uma verdade absoluta. Sinta-se a vontade para discordar ou ignorar. Desculpe o textão. Eu falo bastante.
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7621
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena largar CC (4ºp) p/ ir para a pública? Empty Re: Vale a pena largar CC (4ºp) p/ ir para a pública?

Mensagem por Kepler_ndays 19/1/2020, 2:20 pm

Giovana Martins escreveu:Bom, se você fez esta postagem aqui, eu suponho que você sabe que pode receber mensagens de pessoas com pouca ou nenhuma experiência no mercado de trabalho, afinal este é um fórum voltado para o ensino médio.

Se for pelo prestígio ou pelo nome da universidade em re...

Muito obrigado pelo texto! Foi bem esclarecedor. Bom, realmente ter o nome de uma instituição pública no currículo o engrandece bastante e é isso que eu pretendia, no entanto, como você mesma disse, é algo bem subjetivo já que as empresas atuais olham mais o fator experiência. Eu tenho grande vontade sim de entrar na área científica e a pública ajudaria bastante. Me arrependo muito de não ter feito o Enem mais cedo, porém foi por uma "boa" causa. Acho que é a minha maior frustração na vida até o momento.

Analisei bastante suas palavras e acho que vou ir estudando as matérias de humanas/biológicas pra prestar esse ano. Vou tentar entrar em contato com alguma galera dessas faculdades pra ver se teria grandes chances de obter êxito na eliminação de matérias. Como eu disse, meu foco seria me formar na faculdade com 26 anos na Federal, mas é algo que não posso prever e ter certeza. Já na minha faculdade eu me formo com 24 pra 25 no máximo já que vou puxar bastante grade. 

Outro detalhe importante é quanto ao conhecimento que você muito bem respondeu. Faculdade particular não foca no lado Ciência. Vejo que os professores só falam em mercado de trabalho. Não é errado, óbvio, mas Ciência que é bom, nada! Talvez uma solução para esse caso seja usar o fator "autodidatismo" mesmo e me aprofundar em alguns ramos por própria conta.

Novamente, obrigado pelas palavras!
Aceito sugestões dos demais colegas do fórum também.
Kepler_ndays
Kepler_ndays
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/01/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena largar CC (4ºp) p/ ir para a pública? Empty Re: Vale a pena largar CC (4ºp) p/ ir para a pública?

Mensagem por Giovana Martins 19/1/2020, 2:32 pm

Bom, se você tem interesse em trabalhar no meio acadêmico aí eu acho que vale bastante a pena. Oportunidades não irão faltar.

Se formar com 26 ~ 28 anos ao meu ver não é um grande problema. Quanto a eliminação de matérias, veja isso. Tenho um colega que fez o primeiro e segundo semestres em engenharia civil na UNESP e decidiu ir para a Poli-USP, lá ele só deu equivalência em 5 matérias e nas demais teve que fazer prova. Não sei como funciona em uma federal, mas não creio que seja muito diferente. De qualquer forma, mesmo que você tenha problemas para eliminar matérias, se você para o meio acadêmico eu diria que vale a pena nem que atrase um pouquinho.

____________________________________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7621
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena largar CC (4ºp) p/ ir para a pública? Empty Re: Vale a pena largar CC (4ºp) p/ ir para a pública?

Mensagem por Elcioschin 19/1/2020, 5:25 pm

O fato de você se formar numa faculdade de renome não significa que você será melhor do que quem se formou numa faculdade pouco conhecida.

O que você vai aprender depende de você (e não somente dos professores ou da faculdade). Assim, você pode ter sido um aluno medíocre numa faculdade de renome ou um excelente aluno numa faculdade pouco conhecida. Qual você considera que é o que mais sabe?

Durante anos, na empresa em que trabalhei, eu, como gerente, participei de processos seletivos para engenheiros (mecânicos, elétricos, eletrônicos, civis, metalúrgicos, etc.). Nunca levei em consideração a faculdade onde os candidatos se formaram!
Fazíamos uma prova teórica para medir o nível de conhecimento técnico de cada um.
Fazíamos entrevista com os aprovados para analisar outros fatores: liderança, comunicação, iniciativa, etc.
Posteriormente era feito um exame psicológico para ver a adequação ao tipo de trabalho que o candidato iria fazer.

E garanto que nossa taxa de sucesso na escolha era superior a 95 %
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71691
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena largar CC (4ºp) p/ ir para a pública? Empty Re: Vale a pena largar CC (4ºp) p/ ir para a pública?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos