PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Molecularidade

Ir para baixo

Resolvido Molecularidade

Mensagem por folettinhomed Qua 14 Ago 2019, 20:18

A molecularidade de uma reação é a soma dos coeficientes dos reagentes? Tenho essa frase de definição em uma apostila, mas na aula que tive o professor falou que não existe molecularidade maior que 3, e na apostila está o seguinte exemplo:
1 N2(g) + 3 H2(g) ---> 2 NH3(g) : Molecularidade 4.
Também gostaria de saber se eu somo o coeficiente de um reagente que não é gasoso, ou seja, sólido ou líquido puro, pois tenho o seguinte exemplo:
4 Fe(s) + 3O2 ----> 2 Fe2O3(g). Sei que para a velocidade o ferro não entraria, mas para a molecularidade não sei dizer.


Última edição por folettinhomed em Qua 14 Ago 2019, 21:51, editado 1 vez(es)
folettinhomed
folettinhomed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 988
Data de inscrição : 23/02/2019
Idade : 23
Localização : Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Molecularidade

Mensagem por folettinhomed Qua 14 Ago 2019, 21:51

Achei a resposta: A molecularidade só existe para reações elementares, ou seja, que ocorram em uma única etapa. A molecularidade 4 que está em minha apostila está errada, pois é uma reação não elementar, onde apenas as reações lentas e rápidas possuem molecularidade.
A respeito da segunda dúvida: por ser uma reação não elementar, só existiria molecularidade para as reações parciais, não podendo dizer que a molecularidade é 7.
folettinhomed
folettinhomed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 988
Data de inscrição : 23/02/2019
Idade : 23
Localização : Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos