PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Teorema de Menelaus, duvida na proporção

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido Teorema de Menelaus, duvida na proporção

Mensagem por Aprendiz de cadete Dom 30 Dez 2018, 17:33

Teorema de Menelaus, duvida na proporção Forum_10

Amigos, sou novo por aqui, feliz natal e um prospero ano novo. Tenho uma duvida quando ao teorema de menelaus, o calculo dessa razão eu nunca consigo fazer, tenho bastante dificuldade nisso e nao achei um video explicando no youtube. Poderiam me ajudar? Obg desde já.


Última edição por Aprendiz de cadete em Seg 31 Dez 2018, 11:15, editado 1 vez(es)

Aprendiz de cadete
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 30/12/2018
Idade : 23
Localização : Fortaleza, Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Teorema de Menelaus, duvida na proporção

Mensagem por paulinoStarkiller Seg 31 Dez 2018, 02:21

Cara, Menelaus não tem erro: pega um dos pontos de interseção da reta secante com um dos lados(ou prolongamento dos lados) e faz a razão entre  os segmentos de reta formados entre os vértices do lado e esse ponto de interseção. Feito isso, tu vai para um dos outros lados do triângulo e a razão que tu vai fazer  nesse lado vai ser novamente entre o ponto de interseção e os vértices, só que agr a parada é achar quem é o numerador e o denominador nessa razão e a regra é a seguinte: o numerador vai ser o segmento que tem como vértice aquele que foi o vértice do segmento utilizado como denominador na última razão que tu fez, sacou? Agr tu vai para o último lado e vai fazer o mesmo processo: o denominador dessa tua terceira razão vai ser o segmento entre essa interseção desse lado e o vértice que foi o denominador na última razão que tu fez. Achadas as três razões, multiplique-as e iguale tudo a um e pronto, esse é o teorema de Menelaus.

Ficou meio grande mas quis explicar tudo nos mínimos detalhes kkkk se ficou alguma dúvida é só falar. Esse teorema mata muitas questões, cara, espero de verdade que vc tenha entendido. Feliz natal e próspero ano novo!
paulinoStarkiller
paulinoStarkiller
Fera
Fera

Mensagens : 241
Data de inscrição : 05/08/2018
Idade : 23
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Teorema de Menelaus, duvida na proporção

Mensagem por paulinoStarkiller Seg 31 Dez 2018, 02:23

Ah, só mais uma coisa, se vc não pegou alguma coisa da explicação ainda tem o vídeo da demonstração desse teorema pelo canal "Super Exatas" no Youtube. É só vc procurar "Super Exatas - Menelaus" no Google que vc acha Wink
paulinoStarkiller
paulinoStarkiller
Fera
Fera

Mensagens : 241
Data de inscrição : 05/08/2018
Idade : 23
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Teorema de Menelaus, duvida na proporção

Mensagem por Aprendiz de cadete Seg 31 Dez 2018, 10:36

paulinoStarkiller escreveu:Ah, só mais uma coisa, se vc não pegou alguma coisa da explicação ainda tem o vídeo da demonstração desse teorema pelo canal "Super Exatas" no Youtube. É só vc procurar "Super Exatas - Menelaus" no Google que vc acha Wink
Minha duvida é em como esse calculo deu 5/6, esquematizar eu já sei bem. Só tenho duvida em como resolver a proporção...

Aprendiz de cadete
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 30/12/2018
Idade : 23
Localização : Fortaleza, Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Teorema de Menelaus, duvida na proporção

Mensagem por eestudo2 Seg 31 Dez 2018, 10:52

Teorema de Menelaus, duvida na proporção Gif.latex?%5Cfrac%7B2x%7D%7B5x%7D.%5Cfrac%7BOB%7D%7BOE%7D

Passa para o outro lado multiplicando o 5x e y e dividindo 2x e 3y

Teorema de Menelaus, duvida na proporção Gif.latex?%5Cfrac%7BOB%7D%7BOE%7D%3D%5Cfrac%7B5x%7D%7B2x%7D

Cortar x e y 


Teorema de Menelaus, duvida na proporção Gif.latex?%5Cfrac%7BOB%7D%7BOE%7D%3D%5Cfrac%7B5%7D%7B2%7D


Multiplique

Teorema de Menelaus, duvida na proporção Gif

eestudo2
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 152
Data de inscrição : 13/08/2018
Idade : 26
Localização : sao paulo brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Teorema de Menelaus, duvida na proporção

Mensagem por Aprendiz de cadete Seg 31 Dez 2018, 11:14

eestudo2 escreveu:Teorema de Menelaus, duvida na proporção Gif.latex?%5Cfrac%7B2x%7D%7B5x%7D.%5Cfrac%7BOB%7D%7BOE%7D

Passa para o outro lado multiplicando o 5x e y e dividindo 2x e 3y

Teorema de Menelaus, duvida na proporção Gif.latex?%5Cfrac%7BOB%7D%7BOE%7D%3D%5Cfrac%7B5x%7D%7B2x%7D

Cortar x e y 


Teorema de Menelaus, duvida na proporção Gif.latex?%5Cfrac%7BOB%7D%7BOE%7D%3D%5Cfrac%7B5%7D%7B2%7D


Multiplique

Teorema de Menelaus, duvida na proporção Gif

Aprendiz de cadete
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 30/12/2018
Idade : 23
Localização : Fortaleza, Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Teorema de Menelaus, duvida na proporção

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos