PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda com experimento sobre gravidade

2 participantes

Ir para baixo

Ajuda com experimento sobre gravidade Empty Ajuda com experimento sobre gravidade

Mensagem por aguahomem Dom 09 Dez 2018, 21:45

Tive a ideia de fazer, no trabalho de física, um experimento onde calculo a aceleração da gravidade. Como cronometrar o tempo de um objeto em queda livre é um tanto não-prático e só funciona quando se joga um objeto de uma grande altura (coisa que não posso fazer em sala de aula), pensei em fazer o objeto cair mais lentamente colocando um contrapeso, intermediado com uma roldana (máquina de atwood, em suma). Dessa forma, eu poderia usar a fórmula cinemática S=S0+v0t+at²/2 para encontrar a aceleração do sistema (medindo a distância com que o objeto cai e cronometrando o tempo que ele demora pra encostar no chão) e usar o valor da aceleração na segunda lei de newton P-T=ma (em que "P" é o peso do objeto que cai, "T" o peso do outro objeto que está ali só pra retardar a queda, "m" a massa dos dois blocos que é previamente medida e "a" a aceleração do sistema medida com a fórmula já citada).
Colocando valores: fiz o experimento usando um objeto de 1,145kg e um de 1kg, o objeto ficou à 1,28m de altura antes de solta-lo e demorou 2,95s para encostar no chão. S=S0+v0t+at²/2 -> 1,28*2/2,95^2=a -> a=0,2941m/s².  P-T=ma -> 1,145*g-1*g=(1,145+1)0,2941 -> 0,145*g=0,630844 -> g=4,35m/s². Fracasso total, nem perto do valor real da aceleração da gravidade. Saberiam me dizer por que não estou obtendo o valor de g? Acredito já ter feito todos os procedimentos de checagem, me certifiquei das massas dos objetos usados, troquei de roldana e troquei de corda, mas os resultados não foram alterados. Ajuda com experimento sobre gravidade Asdasd10

aguahomem
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 26/10/2018
Idade : 21
Localização : Belo Horizonte, Minas Gerais - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com experimento sobre gravidade Empty Re: Ajuda com experimento sobre gravidade

Mensagem por DanMurray Dom 09 Dez 2018, 23:54

O problema de transferir um problema desses para a vida real é que você nunca terá um sistema ideal.

Exercicios sobre a máquina de atwood geralmente começam detalhando o sistema: fio inextensível de massa desprezível, roldana sem massa, sem atrito entre corda e roldana, etc.

Mais detalhes aqui: http://efisica.if.usp.br/mecanica/universitario/corpo_rigido_dinamica/maq_atwood/
DanMurray
DanMurray
Fera
Fera

Mensagens : 233
Data de inscrição : 01/10/2017
Idade : 24
Localização : Curitiba, Paraná, Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com experimento sobre gravidade Empty Re: Ajuda com experimento sobre gravidade

Mensagem por aguahomem Seg 10 Dez 2018, 00:10

Será que desconsiderar a rotação da roldana é a unica causa dessa diferença entre o valor real de g e o valor que eu calculei? 5m/s² de erro é muita coisa. Tem alguma forma de diminuir essas variáveis experimentais? Digo isso porque é sem chance de que eu consiga aprender isso que me mandaste no link até a apresentação.

aguahomem
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 26/10/2018
Idade : 21
Localização : Belo Horizonte, Minas Gerais - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com experimento sobre gravidade Empty Re: Ajuda com experimento sobre gravidade

Mensagem por DanMurray Seg 10 Dez 2018, 01:53

Pelos cálculos que eu fiz, considerando uma roldana fixa e corda ideal, a massa da roldana teria que ser de quase 14kg para chegar no valor correto de g.

Se você montou a roldana fixa corretamente, sem inclinação e pesou tudo com uma balança de precisão, não sei mais o que você pode fazer pra reduzir erros. Outros membros do fórum sabem mais de física experimental, e podem ajudar você, só aguardar.
DanMurray
DanMurray
Fera
Fera

Mensagens : 233
Data de inscrição : 01/10/2017
Idade : 24
Localização : Curitiba, Paraná, Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com experimento sobre gravidade Empty Re: Ajuda com experimento sobre gravidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos