PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

sobre a gravidade

3 participantes

Ir para baixo

sobre a gravidade Empty sobre a gravidade

Mensagem por Kowalski Ter 11 Ago 2015, 15:00

me veio uma duvida aqui , a gravidade da terra ela tem direção para baixo ou para cima ???
Kowalski
Kowalski
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2053
Data de inscrição : 20/10/2013
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

sobre a gravidade Empty Re: sobre a gravidade

Mensagem por Euclides Ter 11 Ago 2015, 15:07

Kowalski escreveu:me veio uma duvida aqui , a gravidade da terra ela tem direção para baixo ou para cima ???
Às vezes algum de vocês me surpreende por nem sequer pensar em encontrar a resposta a uma indagação na Natureza. Solte um objeto a uma altura do chão:

- ele sobe, ou desce?

- a força que o movimenta tem o sentido coincidente, ou oposto ao seu movimento?

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

sobre a gravidade Empty Re: sobre a gravidade

Mensagem por Kowalski Ter 11 Ago 2015, 16:18

Uma pessoa de massa igual a 80 kg está dentro de um elevador sobre uma balança calibrada que indica o peso, newtons, conforme desenho abaixo. Quando o elevador está acelerado para cima com uma aceleração constante de intensidade a=2,0 m/s2, a pessoa observa que a balança indica o valor de Dado: intensidade da aceleração da gravidade g=10 m/s2  
sobre a gravidade P1PEuRr8MD8aAAAAAElFTkSuQmCC
Resolução:
Passado para o referencial do elevador, temos que g´= g + a -->  g´= 10 + 2 ---> g´=12 m/s²
logo, P´=mg´---> P´= 80.12 ---> P´= 960 N    . 

por isso me veio essa duvida , a gravidade é para baixo eu sabia mas ai nesse exercício foi somado gravidade + aceleração ai eu pensei uai então a gravidade tem o mesmo sentido da aceleração para cima???

eu não entendi muito bem por que então foi somado g´= g + a???
Kowalski
Kowalski
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2053
Data de inscrição : 20/10/2013
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

sobre a gravidade Empty Re: sobre a gravidade

Mensagem por Euclides Ter 11 Ago 2015, 16:41

Agora a sua dúvida está melhor explícita.

Nós nos habituamos (e somos mesmo ensinados) a chamar a força de gravidade de "peso". E não é exatamente isso. Os únicos lugares da Terra em que a força da gravidade é igual ao peso de uma pessoa sobre uma balança são os pólos.

O peso é uma resultante de contato entre a pessoa e a balança. No equador, por exemplo, parte da força da gravidade atua como força centrípeta, contribuindo apenas para que a pessoa descreva um movimento circular, acompanhando o planeta e parte vai responder pela força de contato com a balança, o peso. No equador, portanto, o peso registrado por uma balança é menor que a força da gravidade.

Quando um elevador sobe acelerado:

1) a pessoa está submetida ao seu peso pela gravidade
2) o piso aplica na pessoa uma força de contato (para cima). A resultante será FN-P=R de modo que FN=R+P

leia

https://pir2.forumeiros.com/h48-elevadores-ii

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

sobre a gravidade Empty Re: sobre a gravidade

Mensagem por pedrimnmartins Ter 11 Ago 2015, 18:28

Temos que a aceleração do elevador (resultante) é igual à aceleração que ele faria para cima se não houvesse gravidade menos a da gravidade.

Logo, 2 = a - g

a = 12

De F = ma, temos que a força que o elevador exerce sobre o indivíduo é igual a 12m = 960 N.

pedrimnmartins
Iniciante

Mensagens : 19
Data de inscrição : 18/02/2015
Idade : 24
Localização : Santos Dumont, MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

sobre a gravidade Empty Re: sobre a gravidade

Mensagem por Kowalski Ter 11 Ago 2015, 20:08

entendi perfeitamente , valeu gente!
Kowalski
Kowalski
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2053
Data de inscrição : 20/10/2013
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

sobre a gravidade Empty Re: sobre a gravidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos