PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que é aprender? A postura do autodidata

2 participantes

Ir para baixo

O que é aprender? A postura do autodidata Empty O que é aprender? A postura do autodidata

Mensagem por Convidado Sex 16 Nov 2018, 01:50




O que acham desse tema, pessoal?  Smile

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O que é aprender? A postura do autodidata Empty Re: O que é aprender? A postura do autodidata

Mensagem por @Khan@ Sex 16 Nov 2018, 13:54

Ótimas colocações sobre o assunto.

Quando criança, nos contagia a vontade de aprender, de saber como as coisas são e porque são.

Com o passar do tempo, infelizmente, essa vontade diminui, colocando-nos em um processo automático de viver, existir sem se questionar. (Breve generalização, não válida para muitos casos).

Com isso, passamos a existir de forma passiva, bem como de aprender dessa maneira.

Sou naturalmente curioso, sobre os fatos. Isso me ajudou a expandir meu universo, minha visão de mundo.

Também fez com que eu tivesse gosto por estudar, aprender, descobrir.

Ser autodidata é ser curioso, é ser perseverante e fiel a si mesmo, pois bem como afirmou Nietzsche "Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos."

Ser autodidata é ir além, se superar, não ser médio, ir além da mediocridade.
@Khan@
@Khan@
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 102
Data de inscrição : 26/10/2018
Idade : 24

Ir para o topo Ir para baixo

O que é aprender? A postura do autodidata Empty Re: O que é aprender? A postura do autodidata

Mensagem por Convidado Sex 16 Nov 2018, 14:47

@Khan@ escreveu:Ótimas colocações sobre o assunto.

Quando criança, nos contagia a vontade de aprender, de saber como as coisas são e porque são.

Com o passar do tempo, infelizmente, essa vontade diminui, colocando-nos em um processo automático de viver, existir sem se questionar. (Breve generalização, não válida para muitos casos).

Com isso, passamos a existir de forma passiva, bem como de aprender dessa maneira.

Sou naturalmente curioso, sobre os fatos. Isso me ajudou a expandir meu universo, minha visão de mundo.

Também fez com que eu tivesse gosto por estudar, aprender, descobrir.

Ser autodidata é ser curioso, é ser perseverante e fiel a si mesmo, pois bem como afirmou Nietzsche "Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos."

Ser autodidata é ir além, se superar, não ser médio, ir além da mediocridade.

Grato pelo seu comentário, @Khan@.

Às vezes eu fico naquele dilema entre estudar para passar num vestibular ou então estudar para aprender. No meu ponto de vista, provavelmente essas duas formas de estudo são insolúveis. Pois não consigo imaginar de forma clara como poderia conciliar as duas coisas.  Rolling Eyes  

Enfim, uma hora preciso escolher uma dessas opções, mas o meu desejo é encontrar o meio-termo disso aí.  Razz


Até breve!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O que é aprender? A postura do autodidata Empty Re: O que é aprender? A postura do autodidata

Mensagem por Elcioschin Sex 16 Nov 2018, 18:57

Se alguém estudar apenas para passar no vestibular, vai esquecer, logo depois de passar.

Algumas matérias serão essenciais na faculdade que escolher. Acontece que já esqueceu sobre elas. Como vai enfrentar a faculdade?

Se mantiver a mesma postura vai esquecer as matérias da faculdade, logo após se formar. Como vai enfrentar sua vida profissional?

E na vida profissional os assuntos serão sempre atualizados: as leis, as normas, as Regras, as tecnologias, os equipamentos, os procedimentos, etc. Será necessário aprender a vida toda, para não ser superado pelos mais jovens.

Eu estou aprendendo até hoje!!! Graças a Deus, pois não me fossilizo.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71813
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que é aprender? A postura do autodidata Empty Re: O que é aprender? A postura do autodidata

Mensagem por Convidado Sex 16 Nov 2018, 20:05

Elcioschin escreveu:Se alguém estudar apenas para passar no vestibular, vai esquecer, logo depois de passar.

Algumas matérias serão essenciais na faculdade que escolher. Acontece que já esqueceu sobre elas. Como vai enfrentar a faculdade?

Se mantiver a mesma postura vai esquecer as matérias da faculdade, logo após se formar. Como vai enfrentar sua vida profissional?

E na vida profissional os assuntos serão sempre atualizados: as leis, as normas, as Regras, as tecnologias, os equipamentos, os procedimentos, etc. Será necessário aprender a vida toda, para não ser superado pelos mais jovens.

Eu estou aprendendo até hoje!!! Graças a Deus, pois não me fossilizo.

Brilhante depoimento, Sr. Élcio

Penso a mesma coisa, estudar é para vida toda. Pois a necessidade de se atualizar e revisar aquilo que já estudou em outrora é imprescindível para qualquer ofício que alguém busca exercer. Sobretudo para os postulantes a cargos nas áreas da Computação. 

Ademais, tenho um receio em relação aos vestibulares. Será que passar em algum deles significa ter um pensamento crítico sobre as Ciências, a Língua materna, as Artes etc. Do contrário, então um estudante passou apenas com um aglomerado de ideias que ainda não estão bem conectadas. affraid Resta saber se ele conseguirá juntá-las na sua vida acadêmica. 

Em síntese, esses são alguns dos meus questionamentos que as vezes surgem na minha mente.  Rolling Eyes

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O que é aprender? A postura do autodidata Empty Re: O que é aprender? A postura do autodidata

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos