Olá companheiro de fórum!

- queira, por favor, ler os regulamentos e postar de acôrdo com eles.

- observe que existem diversas seções e coloque sua questão no local correto.

- abra um tópico para cada questão - uma questão por tópico

Seja bem vindo!

Decorar ou aprender?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Decorar ou aprender?

Mensagem por usur2016 em Qui Set 15 2016, 19:30

O que vocês preferem, decorar ou aprender? Eu consigo memorizar páginas e mais páginas, desde que o conteúdo tenha sentido e siga um padrão. No estudo sempre me deparo com a dúvida: tento entender ou aceito isso? Eu normalmente tento compreender tudo o que quero, chego nem a dormir (4 horas por dia eu já estou bem) para encontrar a razão e a lógica do conteúdo.

usur2016
iniciante

Re: Decorar ou aprender?

Mensagem por Euclides em Qui Set 15 2016, 19:39

A finalidade de estudar é APRENDER. Você consegue imaginar um médico, engenheiro, astrofísico, ou sei lá o quê que decorou tudo?

Decorar é ser capaz de repetir o que foi lido, aprender é ser capaz de processar o que se leu e ser capaz de realizar aplicações inéditas.

Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.

Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por usur2016 em Qui Set 15 2016, 20:07

Esqueci de falar que me referia aos vestibulares. Onde estudo sempre vejo outros decorarem as fórmulas e os padrões das questões, o que se reflete quando elas variam.
O que eu acho errado em mim é perder muita tempo numa coisa só. Agora que parei de trabalhar para estudar em tempo integral para o ITA, tento compreender tudo. O que no caso de um vestibulando é errado. Por exemplo: alguma coisa que não encontro o sentido nos livros do Feltre eu tento encontrar em livros universitários, o que me custa muito tempo. 
Não adianta se preparar para a guerra na África se preparando no Canadá.
Vestibular não é só munição, é estratégia.
Analisei grande parte das provas do ITA e entendi como são suas questões. Agora no meu estudo, eu faço anotações de tudo o que pode ser usado na prova e leio todo dia. Claro que busco entender. Porém mesmo algo que entendemos, podemos esquecer.

usur2016
iniciante

Mensagem por anaclaracn em Qui Set 15 2016, 22:21

Cara, depende muito do que você está estudando. Matéria de ensino médio geralmente é mais decoreba mesmo. Até porque nos "ensinam" uma versão extremamente simplificada de fenômenos físicos/químicos, e às vezes até de maneira errada. Já cansei de pegar livros de física e química que eles só jogam a matéria e não explicam como ou porque algo acontece, justamente porque você precisaria de uma educação de nível superior para compreender aquele fenômeno. Mesma coisa com fórmulas de matemática, raramente você encontra as demonstrações nos livros didáticos.

anaclaracn
Jedi
Jedi

Mensagem por Sunriseee em Sex Set 16 2016, 10:28

usur2016 escreveu:Esqueci de falar que me referia aos vestibulares. Onde estudo sempre vejo outros decorarem as fórmulas e os padrões das questões, o que se reflete quando elas variam.
O que eu acho errado em mim é perder muita tempo numa coisa só. Agora que parei de trabalhar para estudar em tempo integral para o ITA, tento compreender tudo. O que no caso de um vestibulando é errado. Por exemplo: alguma coisa que não encontro o sentido nos livros do Feltre eu tento encontrar em livros universitários, o que me custa muito tempo. 
Não adianta se preparar para a guerra na África se preparando no Canadá.
Vestibular não é só munição, é estratégia.
Analisei grande parte das provas do ITA e entendi como são suas questões. Agora no meu estudo, eu faço anotações de tudo o que pode ser usado na prova e leio todo dia. Claro que busco entender. Porém mesmo algo que entendemos, podemos esquecer.

É por isso que existem fregueses do cursinho. Não estou julgando quem não passa no vestibular, afinal também estou nessa, mas acredito que exista uma boa parcela de pessoas presas em um método que, obviamente, não funciona para todos.  Algumas pessoas acham que é sentar no cursinho, dar risada e decorar fórmula com música, alguns se dão bem nessa, muitas vezes por já possuírem uma base legal, outros não.
Sobre entender algo e esquecer, a ideia não é lembrar, mas construir a lógica. Este vídeo aqui fala certinho sobre isso:

Sunriseee
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por usur2016 em Sex Set 16 2016, 16:41

Não adianta construir a lógica e esquecer dela.

usur2016
iniciante

Mensagem por FhGçlmedkmf@ em Sex Set 16 2016, 17:15

È MUITO SIMPLES!!! SE EU TE DER MEU ENDEREÇO E TELEFONE HOJE E VOCÊ DECORAR, DAQUI UNS 3 ANOS VOCÊ JÁ ESQUECEU E NÃO SABERÁ IR LÁ EM CASA. 
AGORA, SE EU TE LEVAR LÁ EM CASA E TE MOSTRAR O CAMINHO, VOCÊ SABERÁ IR À MINHA CASA ATÉ DAQUI 50 ANOS

FhGçlmedkmf@
Padawan
Padawan

Mensagem por Sunriseee em Sex Set 16 2016, 19:19

usur2016 escreveu:Não adianta construir a lógica e esquecer dela.

O alicerce é o conhecimento. Wink

Sunriseee
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por José Ricardo dos Santos em Sab Set 17 2016, 14:36

usur2016 escreveu:O que vocês preferem, decorar ou aprender? Eu consigo memorizar páginas e mais páginas, desde que o conteúdo tenha sentido e siga um padrão. No estudo sempre me deparo com a dúvida: tento entender ou aceito isso? Eu normalmente tento compreender tudo o que quero, chego nem a dormir (4 horas por dia eu já estou bem) para encontrar a razão e a lógica do conteúdo.
Eu prefiro aprender, mas não adiante decorar e não entender. Agora, se você quiser aprender mais rápido e nunca esquecer, recomendo a fotoleitura (Isso se você tiver tempo). Ou, se tiver um tempo apertado. pode tomar Focus X. Eu acho que você quer aprender de maneira mais rápida, não é? Essa é a minha dica. Não faço nenhuma dessas coisas ^_^, apenas estou dando dicas.

Um abraço.

José Ricardo dos Santos
Estrela Dourada
Estrela Dourada

https://plus.google.com/u/0/110157202619661128403/about/p/pub

Mensagem por Barbeirodogta em Sab Set 17 2016, 17:50

Não decore, aprenda! Leia, releia, releia, releia e depois se precisar releia novamente! Seja um monstro devorador de livros. Se seguir essa linha de raciocínio, quando alguém chegar para você e perguntar a resolução de uma página aleatória do Feltre, você imediatamente irá lembrar da sua resposta e matará rapidamente a questão.

O problema é que exige tempo.

Barbeirodogta
iniciante

Mensagem por PedroX em Sab Set 17 2016, 21:51

Decoramos palavras ou números, mas aprendemos ideias / padrões. Aliás, o cérebro é ótimo com padrões.

Por exemplo, você talvez possa decorar vários números de telefone com facilidade. Mas basta, por exemplo, pedir para que você fale um dos números na ordem contrária para que as coisas comecem a complicar.

No entanto, quando você entende uma ideia ou aprende um padrão, é muito difícil esquecê-los. Aqui, faz sentido a conhecida frase: "a mente que se abre a uma nova ideia jamais retorna ao seu tamanho original". Talvez, por exemplo, você esqueça como é o enunciado de uma lei da física, mas, se você a entendeu, poderá aplicá-la no seu contexto.

Por exemplo, se você entende a ideia de que a energia se conserva num sistema fechado, pode reconstruir algumas equações sem problema.

PedroX
Monitor
Monitor

Mensagem por Convidado em Ter Set 20 2016, 18:51

Segundo o Aurélio:
1 Guarnecer com decorações.
2 Servir de decoração a.
3 Tornar esteticamente mais agradável.
4 Ilustrar, honrar.
5 Aprender de maneira a guardar na memória; aprender de cor.

Decorar irá aparecer bonito, agradável, mais fácil. Porém, o que vem fácil, vai fácil. O que você demora para entender, você dá ao valor. Estude !

Convidado
Convidado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: