PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Separação de misturas-revisão

Ir para baixo

Resolvido Separação de misturas-revisão

Mensagem por dd0123 Sex 09 Nov 2018, 10:03

Entre as substâncias usadas para o tratamento de água está o sulfato de alumínio que, em meio alcalino, forma partículas em suspensão na água, às quais as impurezas presentes no meio se aderem.
O método de separação comumente usado para retirar o sulfato de alumínio com as impurezas aderidas é a
a.flotação.
b.levigação.
c.ventilação.
d.peneiração.
e.centrifugação.
gabarito:

A minha dúvida está em azul na resolução e eu desde já agradeço sua ajuda!!!!
A flotação consiste em separar  líquidos de sólidos com nuvens de microbolhas de ar que arrastam as impurezas em suspensão para a superfície facilitando a remoção.
Quando adicionamos Sulfato de Alumínio em meio básico, ocorre a formação do Hidróxido de Alumínio formando partículas em suspensão na água, as quais as impurezas presentes no meio aderem facilitando a sua remoção. Este processo é chamado de floculação (floculação ou flotação? qual a diferença, se houver?). Sendo este o método de separação comumente usado para separar o hidróxido de alumínio (não o sulfato de alumínio como afirma o texto) com as impurezas aderidas, da água, permitindo assim uma decantação mais rápida.(se dentre as alternativas houvesse "decantação" ela estaria correta?)

Outra dúvida: qual a diferença entre levigação e flotação?


Última edição por ddmr0123 em Sáb 10 Nov 2018, 20:58, editado 1 vez(es)
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Separação de misturas-revisão

Mensagem por dd0123 Sáb 10 Nov 2018, 20:57

Já resolvi:
LEVIGAÇÃO X FLOTAÇÃO
A flotação é baseada apenas na flutuabilidade de uma das fases a ser separada por um líquido de densidade intermediária.
Na levigação o processo é semelhante, mas envolve o líquido em movimento, por exemplo a água quando corre sobre pedra e areia, a areia é facilmente arrastada e as pedras não. 

FLOTAÇÃO X FLOCULAÇÃO

As partículas a serem flotadas são hidrofóbicas (ou tornadas hidrofóbicas por uma substância coagulante que faça espuma/bolhas de ar) e as partículas que se pretende recolher ligam-se ao ar e deslocam-se para a superfície, onde se acumulam. Em resumo, a flotação é um processo de separação de sólido-líquido, que anexa o sólido à superfície de bolhas de gás fazendo com que ele se separe do líquido. 

A Flotação é um processo de separação de misturas heterogêneas e floculação é de misturas homogêneas. A Flotação também consiste na separação de sólido-sólido por diferença de densidade. Ex.: mistura de areia e serragem, para separá-las você joga água, que tem uma densidade intermediária, logo a serragem vai boiar e areia vai afundar, podendo assim separá-las. 
Já a floculação consiste na adição de "coagulante" (ex: Al2(SO4)3 [sulfato de alumínio] ou FeCl3 [cloreto férrico]) para que assim as partículas (tipo sujeiras encontradas na mistura) se juntem formando flocos, e depois é só decantar tirando os flocos.
A coagulação/floculação é uma das etapas do tratamento de água. Nesse processo, partículas muito pequenas são desestabilizadas por coagulantes e agregadas para que possam decantar.
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos